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Facebook e Instagram podem ganhar versão paga sem anúncios em breve

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Os usuários podem receber uma novidade em breve, pois a Meta está considerando a introdução de uma assinatura para Facebook e Instagram na Europa, sem anúncios.

No entanto, apesar dos burburinhos, ela ainda não determinou um nome ou preço para o pacote, conforme reportado pelo The Wall Street Journal.

Estima-se que o premium da conta tenha um custo de cerca de 10 euros (R$ 53) para desktop, com um adicional de 6 euros (R$ 32) por conta extra.

Para dispositivos móveis, a assinatura seria um pouco mais cara, custando 13 euros (R$ 69,50), para compensar as taxas das lojas de aplicativos App Store e Play Store.

Atualmente, o pacote é chamado de “Assinatura livre de anúncios” (SNA em inglês). A proposta foi submetida aos reguladores de privacidade na Europa e, se aprovada, poderá ser oferecida aos usuários da região.

Os consumidores teriam a opção de usar o Facebook e o Instagram mediante uma taxa mensal, sem rastreamento e direcionamento de anúncios, ou optar por acessar as plataformas com publicidade direcionada.

Exclusividade

Via Pexels

É possível que essa nova assinatura para Facebook e Instagram seja exclusiva para a Europa, atendendo às regulamentações locais e oferecendo aos usuários a escolha de proteger seus dados enquanto continuam a usar as plataformas.

Dessa forma, o Brasil não teria previsão para receber essa novidade, ou se existiria a adesão. Isso porque o mercado de marketing e publicidade pago nessas redes é massivo no território nacional, e muitas empresas poderiam protestar.

A restrição de alcance derrubaria uma série de publicações, além de limitar o retorno de tráfego pago aplicado por essas contas. Assim, mesmo que existisse assinatura para Facebook e Instagram disponível no Brasil, os usuários comuns poderiam se animar, mas as contas comerciais protestariam.

Tudo não passa de suposições, visto que os pacotes acabaram de ser anunciados e ainda não estão vigentes.

Contudo, é o momento ideal para os usuários se atentarem com essa novidade. Se a Meta resolver importar a ideia para o Brasil, as redes sofreram uma mudança considerável.

Outras redes avaliam o mesmo

Outras redes sociais também estão explorando a mesma ideia da assinatura para Facebook e Instagram, adotando contas premium sem anúncios.

Recentemente, o TikTok revelou planos para uma assinatura nos Estados Unidos por US$ 4,99 (R$ 25). O projeto ainda não saiu do papel, mas a rede está entre as principais em uso atualmente, e as publicidades ganharam um novo formato por conta do viral que o TikTok propõe.

Enquanto isso, o Twitter, agora conhecido como X, já começou a implementar uma alternativa semelhante para os usuários. Embora a plataforma não tenha muitos anúncios por si só, ela já traz recursos exclusivos para o premium.

Além disso, Elon Musk garantiu reduzir pela metade a quantidade de publicidade no feed, para os utilizadores aproveitarem melhor.

Enquanto isso, uma das redes pioneiras nessa questão de pagamento pela conta, assim como a assinatura para Facebook, foi o YouTube Premium.

A plataforma de vídeos do Google oferece um pacote que elimina todos os anúncios que interrompem os vídeos, em qualquer dispositivo. Esse diferencial permite que as pessoas assistam no celular, televisão ou outros locais móveis.

Via Pexels

Assinatura para Facebook e Instagram traria benefícios adicionais?

Todas as redes sociais que se propõem a ter uma conta premium acabam oferecendo mais benefícios do que apenas a eliminação dos anúncios.

No entanto, como a proposta ainda é recente, não se sabe se a assinatura para Facebook e Instagram teria outras vantagens.

Algumas suposições indicam que esse modelo proporia impulsionamento de postagens e recursos diferenciados para as publicações. Contudo, não é possível deduzir se seria apenas para contas pessoais ou também comerciais.

Enquanto não existem detalhes sobre a proposta, os usuários aguardam mais novidades e avaliam qual o próximo grande passo da Meta em termos de cobrança.

 

Fonte: Tecmundo

Imagens: Pexels, Pexels

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