Curiosidades

Hábitos ruins que aumentam o risco de diabetes tipo 2

0

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente, ou então pela má absorção de insulina. Por sua vez, a insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue. É ela também que garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento de glicemia, e se as taxas forem muito altas, podem gerar complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

O tipo mais comum da doença é a chamada diabetes tipo 2, que altera o nível de glicose no sangue. Seu aparecimento se deve muito ao estilo de vida ruim da pessoa. Até porque, vários hábitos pouco saudáveis estão relacionados com um maior risco de desenvolver diabetes.

De acordo com os dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), 10,2% da população brasileira tem diabetes. E infelizmente esse número tem uma tendência a aumentar. Por conta disso é bom saber quais hábitos ajudam para o aparecimento do diabetes tipo 2.

Aumentar risco de diabetes tipo 2

VivaBem

Exagerar no consumo de bebidas açucaradas

Refrigerantes, sucos, chás e outras bebidas industrializadas estão cheias de açúcar, o que resulta em um ganho de peso e aumento da produção de insulina no organismo. A longo prazo, esse hábito faz com que o organismo tenha resistência ao hormônio, ou seja, a insulina produzida não é suficiente para levar a glicose da corrente sanguínea para as células. Consequentemente, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta.

Além das bebidas industrializadas, alguns sucos naturais também devem ser consumidos de forma moderada por conta de sua porção ter mais calorias e frutose do que a fruta in natura, como por exemplo, o suco de laranja.

Dormir mal

Uma noite mal dormida, seja por conta do sono ruim e acordar várias vezes, ou por não dormir o tempo necessário, afeta a produção de vários hormônios. Entre eles, a grelina, que é responsável pelo apetite, e a leptina, pela saciedade. Por conta disso, a pessoa tem uma ingestão calórica maior durante o dia e até mesmo compulsão alimentar, favorecendo o ganho de peso, que é um risco para o diabetes.

Falta de exercícios físicos

Os exercícios físicos ajudam a controlar o nível de açúcar no sague e melhoram a ação da insulina nas células e diminui a resistência do organismo a esse hormônio. Outro benefício dos exercícios é que eles contribuem na diminuição da gordura corporal, e é justamente o tecido adiposo que produz hormônios que aumentam a resistência à insulina no organismo.

Um estudo do Diabetes Prevention Program fez a avaliação da mudança de estilo de vida e prevenção de diabetes em pessoas de risco. Como resultado, foi vista uma diminuição de aproximadamente 60% da incidência do diabetes nas pessoas que adotaram uma vida mais saudável.

Fumar

Vários estudos relacionam o hábito de fumar com um aumento de risco de ter diabetes tipo 2. Isso acontece por conta de o cigarro liberar várias substâncias tóxicas no organismo e provocar uma inflamação crônica, e estimular o acúmulo de gordura visceral.

Excesso de carboidratos simples

Alguns alimentos ricos em carboidratos simples são doces, sorvetes, pizzas, massas e pães feitos com farinha de trigo branca, mel e açúcar. Quando ele é ingerido, esse nutriente é absorvido pelo corpo bem rápido e isso gera um pico de glicose no sangue e estimula a secreção de insulina.

Quando isso acontece em excesso, várias doenças e mudanças metabólicas podem acontecer, como obesidade, hipertensão arterial, elevação do colesterol, resistência à insulina e ao diabetes tipo 2.

Jantar perto da hora de dormir

Comendo perto do horário de dormir, principalmente refeições que são ricas em carboidratos e gorduras, a pessoa tende a alterar a glicemia. E como ela está descansando, não vai queimar tanto o açúcar na corrente sanguínea quanto se ela estivesse ativa.

Outro ponto ruim de comer perto da hora de dormir é que a qualidade do sono é prejudicada porque o organismo está ocupado com a digestão.

Fonte: VivaBem

Imagens: VivaBem

Última temporada de “Young Sheldon” muda polêmica de “The Big Bang Theory”

Artigo anterior

Qual o significado e a origem do coelho da Páscoa?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido