Curiosidades

Hair popping: saiba os riscos desse viral do TikTok que diz acabar com a dor de cabeça

0

TikTok é um lugar onde se pode encontrar de tudo. Cada hora é uma trend nova para seguir. Contudo, os conteúdos postados na rede social não passam por um crivo para dizer se determinado conteúdo realmente funciona ou se não é prejudicial de alguma forma. Como por exemplo, essa nova trend viral que promete acabar com a dor de cabeça.

Chamada hair popping, ela consiste em dividir o cabelo em mechas para que elas deem voltas nos dedos para depois a pessoa puxá-las com força até ouvir um estalo ou estouro em seu couro cabeludo. Pode parecer estranho, mas na rede social podem ser encontrados mais de um milhão de pessoas fazendo essa trend.

Fim da dor de cabeça?

Know your meme

O pior de tudo é que muitas pessoas acreditam que essa prática de puxar os cabelos é algo positivo e que realmente pode acabar com a dor de cabeça. No entanto, os especialistas dizem, unanimamente, que não existe nenhum sentido nisso.

“Puxar os cabelos não vai aliviar as dores de cabeça, que não têm nada a ver com o couro cabeludo”, disse Gustavo Martins, médico pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM) e cirurgião dermatológico.

Mesmo que essa região seja cheia de terminações que enviam informações para o cérebro a respeito da temperatura, toque e pressão, as causas disso normalmente são estresse, tensões, insônia, abuso de telas e café, ruídos e hormônios.

Com relação à dor de uma enxaqueca, por exemplo, sua fisiologia é complexa e depende de substâncias liberadas no cérebro e nos nervos. Por conta disso que ela varia muito.

Mas o que poderia explicar o motivo dessa nova trend estar fazendo tanto sucesso no TikTok é que, pelo menos por momentaneamente a dor  de cabeça parece ir embora. Isso pode acontecer por conta da distração que a dor de ter o couro cabeludo puxado causa. “Cria-se a ilusão de alívio imediato”, sugeriu Simone Neri, dermatologista e tricologista com experiência pelo Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

Riscos

Women’s health

Puxar os cabelos para aliviar dor de cabeça não tem nenhuma comprovação científica, e além disso, fazer isso não é algo indicado pelos médicos porque pode desencadear outras condições, como por exemplo, a alopecia por tração, que é a perda de cabelo por conta da tensão constante nos folículos capilares. Então, fazer essa trend pode deixar falhas no couro cabeludo das pessoas.

“Especialmente se realizado de maneira frequente e prolongada. Pode ocorrer ruptura ou danos aos folículos, levando à interrupção do ciclo de crescimento do cabelo. Esse processo é gradual, resultando em uma redução na densidade capilar e, em casos extremos, calvície”, advertiu a tricologista.

Além disso, é importante que haja uma investigação para saber se por trás de puxar os fios não existe um transtorno psiquiátrico conhecido como tricomania, que é uma compulsão.

“Para aliviar pressões ou sofrimentos, há quem mexa nos cabelos assim, pois esse efeito afeta o sistema sensitivo cerebral. Entretanto, deixa alterações estéticas que afetam o psicológico”, explicou Martins.

Aliviando corretamente

Hospital Marcelino

Quando o assunto é dor de cabeça é preciso consultar um especialista, que nesse caso é um neurologista. “Orientamos sempre o acompanhamento médico quando há uma frequência de dor elevada e maior que três vezes ao mês”, disse Barbara de Alencar Leite Costa, neurologista dos hospitais Aliança e Cárdio Pulmonar, da Rede D’Or, em Salvador.

O tratamento irá depender do que for indentificado como sendo a causa ou dos gatilhos que provocam essas dores. De acordo com Costa, nos casos mais agudos podem ser receitados analgésicos, anti-inflamatórios e até medicações diárias preventivas.

Além disso, existem coisas que as pessoas podem fazer em casa para ajudar a aliviar a dor de cabeça. Como por exemplo:

  • respousar;
  • evitar excessos de luminosidade, barulho, cafeína, além de álcool e cigarro;
  • colocar compressas frias nas têmporas;
  • se hidratar bastante, com aproximadamente dois litros de líquido por dia;
  • fazer massagens, acupuntura ou técnicas de relaxamento orientados por profissionais;
  • fazer um dieta saudável;
  • praticar exercícios físicos regularmente.

Outro ponto que o médico resssaltou é que as pessoas que tem enxaqueca podem ter uma sensibilidade aumentada no couro cabelo, por conta disso, qualquer leve manipulação nele pode fazer com que ela piore ou venha mais dor. Por isso que a pessoa deve evitar puxar seu cabelo e até mesmo penteá-lo.

Fonte: VivaBem

Imagens: Know your meme, Women’s health, Hospital Marcelino

Ex chef do McDonald’s ensina a receita do molho especial do Big Mac. Aprenda

Artigo anterior

Samsung supera Apple e se torna a maior fabricante de celulares do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido