Curiosidades

Samsung supera Apple e se torna a maior fabricante de celulares do mundo

0

Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Mas o ponto não é apenas ter um celular. As pessoas têm suas marcas e modelos preferidos, e dentre os mais queridos estão os modelos da Apple e da Samsung. Justamente por isso que essas duas marcas sempre estão disputando a liderança de quem vende mais smartphones no mundo.

De acordo com os dados da empresa de pesquisa IDC, as vendas de iPhone no mundo todo caíram aproximadamente 10% no primeiro trimestre de 2024. O que impactou esse envio de celulares foi a competição crescente com os fabricantes de smartphones Android que têm sua mira no topo do mercado.

Para se ter uma noção, entre janeiro e março, os envios globais de celulares aumentaram 7,8%, sendo 289,4 milhões de unidades enviadas. Nesse ponto, a Samsung foi a líder do setor, tendo uma participação de 20,8% no mercado. Isso fez com que a empresa ultrapassasse a Apple, que está em segundo lugar com uma participação de mercado de 17,3%.

Apple x Samsung

Olhar digital

Essa queda significativa da empresa da Maçã segue um desempenho sólido no trimestre anterior, época em que ela superou a Samsung por um tempo como a maior fabricante de smartphones do mundo. Contudo, marcas como a chinesa Huawei estão conquistando terreno mundial e isso está fazendo com que a participação da Apple caia.

Com relação à Samsung, o lançamento da série Galaxy S24 impulsionou as vendas da empresa sul-coreana que enviou mais de 60 milhões de unidades nesse período. Segundo os dados da Counterpoint, é visto um aumento de 8% nas vendas globais da série S24 comparadas com as vistas em 2023.

Nesse mesmo período, a Apple enviou 50,1 milhões de iPhones, quantidade menor do que os 55,4 milhões enviados no mesmo trimestre do ano anterior. Essa diminuição também foi sentida na China, já que por lá os envios de smartphones da Apple caíram 2,1% com relação a 2023.

Essa diminuição é um reflexo dos desafios que a Apple enfrenta em um dos seus maiores mercados, principalmente com algumas empresas chinesas e agências governamentais que estão restringindo o uso de iPhone por seus funcionários. Isso foi feito como uma resposta às medidas de segurança que o governo dos EUA está fazendo com relação a aplicativos chineses.

Enquanto isso, a Apple está se preparando para a edição deste ano da sua conferência para desenvolvedores, a WWDC 2024, que irá acontecer em junho. O esperado é que haja uma atualização de software e que a empresa fale a respeito de questões como o desenvolvimento de inteligência artificial (IA).

Troca de sistema

Olhar digital

Como visto, a Apple está enfrentando uma queda no envio de unidades. E com isso, muitas pessoas podem também querer trocar seu iPhone por algum celular da Samsung ou alguma outra marca com o sistema Android.

Quando a situação é essa, normalmente o dono do iPhone tem um pouco de dor de cabeça. Isso porque enviar os dados, contas e arquivos dá muito trabalho. No entanto, a Apple quer facilitar essa transição, pelo menos, na União Europeia. O motivo disso é para que a empresa se adeque à Lei de Mercados Digitais (DMA) em vigor desde quinta-feira.

Embora tenha sido anunciada, essa mudança irá levar um tempo. De acordo com a empresa da Maçã, a portabilidade melhorada, que dá ao usuário um caminho “mais amigável” para transferir dados, deve chegar no segundo semestre de 2025. Essas informações estão em um documento no qual o plano de conformidade da Apple com a nova lei da UE está detalhado.

Outra atualização feita pela Apple é em seu site de Dados e Privacidade para que seja facilitada a exportação de dados da App Store, sua loja de aplicativos, e de outros serviços, como iCloud para Google Fotos. Além disso, ela também irá permitir que downloads de dados sejam programados em períodos específicos.

O objetivo é que essas novas soluções ajudem outros “provedores de sistemas operacionais móveis” na criação de formas mais eficientes para transferir dados do iPhone. Contudo, no documento divulgado, o termo “Android” não é mencionado de forma direta.

Outra previsão de lançamento é uma ferramenta para a exportação de dados do navegador para um novo navegador no mesmo dispositivo. Ela está prevista para ser lançada entre o fim desse ano e começo de 2025.

Hoje em dia, quem migra do iPhone para algum celular Android pode usar o app “Mudar para o Android”, do Google, para fazer a transferência de conteúdos importantes. No entanto, as pessoas ainda têm limitações com relação aos dados que são tidos como menos essenciais. Além disso, eles têm que desativar o iMessage para receber mensagens em dispositivos Android.

Até o momento, a Apple não deu detalhes sobre quais aspectos específicos da transferência de dados irão ser melhorados com essa nova solução. Então, ficou no ar se a empresa irá abordar questões como a migração de mensagens e outros dados menos cruciais, mas que ainda assim são importantes para a experiência do usuário.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Hair popping: saiba os riscos desse viral do TikTok que diz acabar com a dor de cabeça

Artigo anterior

NASA prepara grande anúncio sobre Marte para essa segunda-feira

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido