Saúde

Harvard indica os 5 melhores exercícios para começar a se movimentar

0

Começar a se exercitar pode ser um desafio para muitas pessoas. Apesar de existirem muitos estudos que destacam a importância das atividades físicas, nem sempre é simples dar o primeiro passo.

Algumas enfrentam dificuldades em encontrar tempo para se exercitar, enquanto outras acreditam que já passaram da idade para começar.

Por isso, com o intuito de incentivar aqueles que ainda relutam em se movimentar, a Universidade de Harvard compilou uma lista de atividades que proporcionam benefícios imediatos, independentemente da idade ou do nível de condicionamento físico.

Essas atividades recomendadas ajudam a controlar o peso, aprimoram o equilíbrio e fortalecem o corpo.

Aqui está a lista das melhores opções de exercícios para qualquer pessoa:

Exercícios para começar a se exercitar

1. Natação

Via Freepik

A natação é uma das atividades mais abrangentes em termos de benefícios. Além de queimar calorias e fortalecer os músculos, flutuar na água ajuda a aliviar a tensão nas articulações, promovendo assim maior mobilidade.

De acordo com o professor de medicina I-Min Lee, da Universidade de Harvard, em uma entrevista ao site da instituição, a natação é excelente para pessoas com artrite, pois requer menos suporte de peso.

Para aqueles que buscam uma opção ainda mais suave, mas igualmente benéfica, o médico recomenda a hidroginástica.

2. Tai chi chuan

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa que combina movimento e meditação.

Ele consiste em uma série de movimentos realizados em um ritmo lento e gradual, passando dos mais simples para os mais avançados, tornando-o acessível para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

O tai chi é particularmente benéfico para idosos, pois ajuda a melhorar o equilíbrio, uma habilidade que tende a diminuir com a idade e que é crucial para a saúde física, muitas vezes negligenciada em outras formas de exercício, recomenda o médico.

3. Musculação

Via Freepik

Se você pensa que o levantamento de pesos e o treinamento de força são atividades exclusivas para fisiculturistas, saiba que essa prática pode ser adaptada para pessoas de todas as idades, especialmente para quem quer começar a se exercitar.

De acordo com o especialista, se os músculos não forem utilizados, eles perderão força com o tempo. Ainda, explica que levantar pesos leves não resulta necessariamente no aumento dos músculos, mas sim na sua manutenção.

Quanto mais músculos você tem, mais calorias são queimadas e mais saudável você se torna.

Para garantir que a musculação seja realizada com segurança, independentemente da idade, o médico sugere que o treinamento seja supervisionado por um profissional de educação física.

Além disso, ele recomenda começar com cargas leves, de até 2kg, e realizar repetições com intervalos maiores entre as séries.

4. Caminhada

A caminhada é um exercício simples, porém, altamente eficaz para quem quer começar a se exercitar de maneira simples.

Ela pode auxiliar na manutenção da forma física, melhorar o controle do colesterol e reduzir os riscos de doenças cardíacas. Além disso, é uma atividade que ajuda pessoas de todas as idades, fácil de fazer em qualquer lugar.

O médico sugere que os sedentários comecem com caminhadas curtas, de aproximadamente 10 a 15 minutos por vez, em dias alternados. Com o passar do tempo, a frequência e a distância devem ser aumentadas gradualmente.

Via Freepik

5. Alongamento de quadril

Por fim, os exercícios de alongamento para o quadril ajudam a preservar a mobilidade e fortalecem os músculos do assoalho pélvico, os quais sustentam a bexiga, prevenindo assim a incontinência nos mais velhos.

Além disso, é simples para começar a se exercitar em casa, seguindo instruções de várias formas e aderindo no melhor horário da rotina.

Recomendações indicam alongar os quadris no início do dia, para aumentar a sustentação, mas a sequência pode ser feita em qualquer horário.

 

Fonte: Metrópoles

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

9 marcas superantigas que ainda podemos encontrar hoje

Artigo anterior

Brasil tem mais crianças com obesidade do que a média global

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido