Curiosidades

Hércules é uma aranha australiana de 8 centímetros e uma das mais mortais do mundo

0

Aranhas, normalmente, não são um dos animais mais queridos das pessoas. Existem aqueles que são tão traumatizados com o animal, tanto que a palavra medo é bastante simplória para descrever o que sentem. Aracnofóbicos são as pessoas que têm fobia de aranhas e as evitam a todo custo, junto dos lugares em que possam existir.

Elas são animais que vivem em diversos lugares, como em matas, pântanos, desertos e buracos no solo. E um país em específico parece ter uma cota bem grande desses animais. A Austrália conseguiu bater se próprio recorde de aracnídeo mais ameaçador do mundo.

Recentemente foi descoberto a aranha Hércules, que mede 7,9 centímetros. Ela é a maior já registrada e também é uma das mais mortais do mundo. Ela é uma nha-teia-de-funil macho que foi encontrada a aproximadamente 80 quilômetros do norte de Sydney. Logo depois de descoberta, a espécie foi levada para ser estudada.

Maior aranha do mundo

Olhar digital

Quem coletou Hércules foi a equipe do Australian Reptile Park, um parque zoológico local. Assim que ela foi encontrada a equipe percebeu que ela era a maior aranha já vista na Austrália. Então, ela foi levada até o hospital mais próximo.

De acordo com Emma Teni, especialista em aranhas do zoológico, é comum que as pessoas levem aranhas-teia-de-funil até lá para que elas sejam estudadas. Além disso, eles tem pontos de coleta em outras cidades e dão kits de segurança.

Ainda segundo Teni, ela geralmente recebe aranhas grandes, mas um exemplar do tamanho de Hércules é “sorte grande”.

Segundo o Museu Australiano, aranhas-teias-de-funil (Atrax robustus) normalmente medem entre um e cinco centímetros. E as fêmeas da espécie são menores e menos tóxicas do que os machos.

Essa espécie é conhecida por ser agressiva, ter presas grandes e se empinar quando está se sentindo ameaçada. Elas vivem em tocas e saem quando vão procurar suas presas, que são lagartos pequenos, besouros e outros invertebrados.

A aranha-teia-de-funil é uma das mais letais da Austrália, tanto que sua mordida é capaz de matar uma pessoa em 15 minutos. Ao todo, 13 mortes já foram registradas pela aranha.

Para onde irá Hércules?

Agora, Hércules irá fazer parte do programa de desenvolvimento de medicamentos antiveneno do Australian Reptile Park. Para fazê-lo, o veneno é extraído do animal e usado para criar o antídoto.

O Australian Reptile Park é o único da Austrália que faz esse tipo de procedimento com essas aranhas. De acordo com o próprio parque, esse serviço podes salvar até 300 vida todos os anos. E pelo tamanho de Hércules, a produção de veneno que ele tem, que virará antídoto, pode aumentar de forma considerável essa produção.

Invasão

Correio braziliense

Mesmo com sua importância, quase ninguém quer estar presente em uma invasão de aranhas gigantes e voadoras. Por mais que isso pareça uma trama de um filme de ficção, cientistas temem que esse tipo de aracnídeo se torne uma endemia nos Estados Unidos e como consequência acabe colocando o ecossistema do país em risco.

De acordo com o R7, a aranha Joro, Trichonephila clavata, é uma espécie exótica que tem 20 centímetros e é bem comum no Japão, China, Coreias e Taiwan. Esse animal é conhecido por ser venenoso e andar através do balonismo, que nada mais é do que produzir fios de teia e “voar” com as correntes de vento.

Por mais que a aparência dessas aranhas seja ameaçadora, o risco que elas representam está mais ligado ao impacto imprevisto no ecossistema local. Isso porque essa espécie pode não ter predadores, o que lhe dá melhores e mais fáceis condições para se reproduzir de maneira desenfreada.

Segundo os ecologistas da Universidade Rutgers, essa aranha pode se tornar comum em Nova York e Nova Jersey em apenas alguns anos. Uma previsão parecida foi feita pelos cientistas da Universidade Clemson, afirmando que essas aranhas podem se reproduzir de forma fácil nas selvas da Carolina do Sul. “Elas vieram para ficar”, disse um dos cientistas participantes do estudo.

Claro que essas aranhas podem causar medo nas pessoas, contudo, elas não são uma ameaça nem para os humanos e nem para os animais de estimação. Isso porque elas são consideradas uma espécie tímida quando animais maiores estão presentes.

“A maioria das pessoas pensa que ‘invasivo’ e ‘agressivo’ são sinônimos. […] Mas [esses animais] são tão bons em conviver com humanos que provavelmente não irão embora tão cedo”, disse Amitesh Anerao, coautor do estudo.

Imagens:  Correio braziliense

O que aconteceria se você perfurar a Terra até o outro lado?

Artigo anterior

Homem sonhou com ouro e “vendeu tudo o que tinha” para cavar buraco

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido