• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Homem fica cego após usar lentes de contato no banho

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      15/07/19 às 19h00

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão. Oftalmologistas podem dar dicas para manter a saúde da visão, mas se for um caso genético é quase certeza que você precisará de lentes para corrigir sua visão, sejam elas de óculos ou lentes de contato. O problema é que as lentes de contato são tão práticas que acaba por ser fácil de esquecer que estamos com elas. E, às vezes, fazemos atividades que não deveríamos fazer, como dormir ou nadar por exemplo, com elas nos olhos.

Ninguém nunca pensaria que o banho fosse um lugar para se preocupar com a saúde. Muito pelo contrário, ele é um hábito de saúde. Mas esse, infelizmente, não foi o caso de um homem na Inglaterra. Um simples banho, com uma lente esquecida no olho, levou a uma infecção ocular séria e que o deixou cego de um olho.

O homem se chama Nick Humphreys, mora em Shorpshire, na Inglaterra, e tem apenas 29 anos. Segundo contou em entrevistas, ele geralmente tomava seus banhos com as lentes de contato. Mas segundo a PA Media, uma agência de mídia no Reino Unido, o que ele não sabia era que esse costume poderia aumentar o risco de infecções oculares.

Com isso, Humphreys contraiu uma ceratite por Acanthamoeba. Trata-se de uma infecção parasitária rara da córnea ou da cobertura externa transparente do olho. "Se eu soubesse o quão perigoso era usar lentes de contato no chuveiro, eu nunca as teria conseguido em primeiro lugar", disse Humphreys.

Risco

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a acanthamoeba é uma ameba unicelular que é bastante encontrada na água, solo e ar. As pessoas que usam lentes de contato têm o risco de contraírem uma infecção causada pela ameba se fizerem algumas práticas. Como por exemplo, desinfetar as lentes com água corrente, nadar ou tomar banho enquanto ainda estão usando as lentes.

Além do que, essa ameba tem uma afinidade em particular com as superfícies das lentes de contato. Segundo um artigo sobre o tema, que foi publicado em 2010, no Journal of Optometry, as lentes podem ser "um veículo para abrigar e transmitir microrganismos aos olhos".

Humphreys começou a usar lentes para que conseguisse praticar esportes sem precisar dos óculos. Isso, no ano de 2013. E ele não sabia desse risco de tomar banho com elas. Ele sempre costumava tomar banho logo depois de seu treino matinal e não as tirava para isso.

"Eu não pensei nisso na época. Nunca me disseram para não usar lentes de contato no chuveiro. Não há nenhum aviso na embalagem, e meus oculistas nunca mencionaram um risco", explicou.

Infecção

No começo de 2018, ele foi diagnosticado com ceratite Acanthamoeba e recebeu colírios para a infecção. Segundo a PA Media, mesmo com o colírio, passados alguns meses Humphreys ficou cego de repente de seu olho direito. Depois disso, foi prescrito um medicamento mais forte que tinha que ser aplicado em seus olhos de hora em hora, até mesmo durante à noite.

Por uma semana, Humphreys ficou em casa e teve uma dor muito grande no olho direito. "A dor nos meus olhos era demais, e a única vez que eu saía era para visitar o hospital", comentou.

Ele passou por duas cirurgias em seu olho direito. A primeira foi para fortalecer o tecido em sua córnea, e a segunda para proteger a córnea com um enxerto de tecido de uma placenta fetal. Isso é conhecido como transplante de membrana amniótica.

A infecção deu uma diminuída, mas Humphreys continua cego de seu olho direito. Ele tem um transplante agendado para agosto. A operação substituirá o tecido danificado da córnea por um tecido saudável de um doador falecido.

Atualmente, o homem trabalha na instituição de caridade Fight for Sight que aumenta a conscientização dos riscos de se tomar banho ou nadar com lentes de contato.

"É crucial que as pessoas saibam que isso é uma realidade e isso pode acontecer por causa de algo tão simples como entrar no chuveiro", concluiu.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+