• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Mulher acaba cega depois de nadar com lentes de contato

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      18/09/18 às 16h39

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão. Oftalmologistas podem dar dicas para manter a saúde da visão, mas se for uma caso genético é quase certeza que você precisará de lentes para corrigir sua visão, sejam elas de óculos ou lentes de contato. O problema é que as lentes de contato são fáceis de esquecer que estamos com elas e às vezes fazemos atividades que não deveríamos fazer como dormir ou nadar com elas, por exemplo.

Um exemplo foi o que aconteceu com Emma Jenkins, em 2013. A mulher, de 39 anos, estava passando férias na Escócia e decidiu entrar em uma piscina sem tirar suas lentes de contato. Uma coisa não muito importante, se não fosse uma bactéria que entrou em contato com suas lentes, causando uma infecção que a faria perder a visão progressiva de um olho.

Sintomas

Depois de uma semana que ela entrou na piscina, a mãe que é de Dorset, na Inglaterra, começou a sentir uma dor muito grande no olho esquerdo e foi ao médico. Apenas três dias depois ela perdeu a visão por causa da bactéria microscópica que lhe causou a priori uma úlcera que a fez perder a córnea.

A mãe de dois filhos falou, em uma entrevista, que não sabia dos riscos que corria ao entrar na piscina com suas lentes. "É realmente assustador a rapidez com que isso aconteceu. Eu só nadei por cerca de 20 minutos, mas isso me custou a visão de um olho", disse ela. "Quando saí da piscina, meu olho esquerdo estava irritado, então voltei para a nossa caravana e tirei minhas lentes porque doía muito", continuou.

Durante os dias que se seguiram, segundo ela, sua cabeça doía e a visão estava embaçada. Depois que foi ao médico, ela foi para o Royal Bournemouth Hospital, onde ela foi diagnosticada com uveíte anterior e inflamação da camada média do olho.

Cegueira

 

Jenkins começou a usar o colírio que a prescreveram mas três dias depois ela já tinha perdido a visão do seu olho esquerdo porque as bactérias tinham se multiplicado muito rápido. "Cada vez eu via mais embaçado e quando me levantei naquele dia e senti tanta dor, eu não conseguia nem abrir os olhos. Ele realmente me machucava, mas eu estava tranquila porque eu realmente pensei que seria bom, apenas pensei que era uma infecção grave", disse.

Várias coisas podem causar cegueira, mas Emma estava certa que sua medicação não era uma delas. Quando a mulher voltou ao médico, ela foi diagnosticada com ceratite microbiana e um edema corneano microcíticos, ou seja, a mulher estava com uma córnea inchada. "(A infecção) causou uma enorme úlcera que cobriu toda a minha íris", disse Jenkis. "Eu estava internada por cinco dias e eu coloquei gotas a cada hora para tentar salvar meu olho, mas não funcionou e fui enviada para casa em 1 de novembro de 2013", reafirmou.

A consequência que Emma ficou foi cicatrizes no olho esquerdo e deixando a mulher vendo apenas movimento e luz. Com o passar do tempo a visão da mulher continuou a piorar. Mas em abril de 2016, ela foi selecionada como candidata a um transplante de córnea.

Recuperação

Dois meses depois, Jenkins foi levada para fazer o transplante no centro da visão East Grinstead, em West Sussex, no dia 1 de junho. O procedimento durou menos de uma hora e a mulher pôde deixar o hospital no mesmo dia. "Quando foi curado (o olho), comecei a ver mais e mais. Infelizmente, eles não conseguiram eliminar a cicatriz completa", comentou.

Ela continua a explicar como está o estado de sua visão. "Agora eu posso ver mais desse olho, mas não está totalmente claro. Antes era como olhar através de uma grande nuvem inchada e agora eu posso ver as coisas, mas elas não são perfeitamente focadas. Eu sofro de olhos secos, mas vale a pena ver novamente".

Emma Jenkins acredita que muitas pessoas também não sabem o perigo de usar lentes de contato em piscinas. "Eu acho que todos deveriam usá-las com muito cuidado. Eu sou muito grata por quem permitiu que suas córneas fossem doadas, porque me ajudaram a recuperar minha visão", concluiu.

Próxima Matéria
Via   Tele mundo  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+