Curiosidades

Homem mais sujo do mundo faleceu após 1° banho em mais de meio século

0

Você pode não saber, mas passa muito tempo da sua vida no banheiro e a maior parte dele se deve ao banho. De acordo com pesquisas, do total de um ano e meio que as pessoas passam dentro do banheiro, seis meses são dedicados ao banho. Imagine esse tempo sendo dedicado a outra coisa.

Claro que a maioria das pessoas não sacrificaria o tempo de um banho. Talvez uma vez ou outra, mas não para sempre. Contudo, essa não era a realidade de Amou Haji. Esse eremita ficou conhecido na imprensa como o “homem mais sujo do mundo”. Infelizmente, ele morreu aos 94 anos, alguns meses depois de tomar o seu primeiro banho em décadas.

O eremita se recusou a usar água e sabão por mais de meio século porque achava que isso o deixaria doente. Haji morava na província de Fars, no sul do Irã, e tinha se esquivado de várias tentativas de moradores da cidade de dar um banho nele.

Banho e morte

BBC

Contudo, de acordo com a imprensa local, ele finalmente cedeu à pressão e se lavou com água e sabão há uns meses. Segundo a agência de notícias iraniana Irna, Amou Haji ficou doente pouco depois e acabou falecendo no último domingo.

Em 2014, o homem deu uma entrevista para o Tehran Times e contou que sua refeição favorita era porco-espinho e que ele vivia no vilarejo de Dejgah, entre um buraco no chão e um refúgio de alvenaria que tinha sido construído por vizinhos que estavam preocupados com ele.

Na época, Haji disse que suas escolhas fora do comum eram por conta de “contratempos emocionais” que aconteceram quando ele era jovem.

Homem mais sujo do mundo

BBC

Como o homem ficou anos sem tomar banho, sua pele era coberta de fuligem e pus, conforme informou a agência de notícias Irna. Além disso, a alimentação de Haji era carne podre e água insalubre que ele bebia em uma lata de óleo velha. O eremita também gostava de fumar e já foi retratado, pelo menos uma vez, fumando mais de um cigarro ao mesmo tempo.

Outro ponto curioso é que Haji cortava o cabelo de uma forma peculiar. No lugar de usar uma tesoura ou uma navalha, ele apenas o queimava com uma chama. Ainda falando sobre a cabeça, o idoso usava um velho capacete de guerra para manter essa região aquecida durante o inverno.

De acordo com as agências de notícias, as tentativas das pessoas em dar banho nele ou então lhe oferecer água limpa para beber o deixavam triste. Por mais que ele seja conhecido como o “homem mais sujo do mundo”, a detenção do recorde de mais tempo sem tomar banho ainda é debatida.

Isso porque, em 2009 houve relatos de um homem indiano que, naquela época, não tomava banho ou escovava os dentes há 35 anos. Mas o que aconteceu com esse homem depois disso não ficou claro.

Banho

Só notícia boa

Ao contrário de Haji, a maioria das pessoas gosta de tomar banho. No entanto, não são todas elas que têm esse privilégio, que muitas vezes é desconsiderado como tal por nós.

Pensando nisso, o pai da engenheira Mariana Cerne, de Belo Horizonte, Minas Gerais, construiu um banheiro móvel para que as pessoas em situação de rua tivessem a possibilidade de tomar um banho quente no tempo frio. O banheiro móvel foi feito na caçamba da caminhonete do homem. Claro que o gesto foi visto com os melhores olhos possíveis e gerou muita admiração pela iniciativa que ele teve.

Segundo Mariana, seu pai ficou meses construindo o banheiro móvel com todo o carinho do mundo. “Ele me ensina todos os dias que o que importa é a intenção do coração. É uma ‘engenhoca’ tão simples que vem trazendo tantos sorrisos nas noites frias de BH”, disse ela.

De acordo com a engenheira, um dos ensinamentos que o pai sempre passou para ela é: “Filha, banho é dignidade”.

O banheiro móvel com a possibilidade de um banho quente chegou na hora certa nas ruas de Belo Horizonte. Isso porque, em maio desse ano, as noites frias da cidade registraram temperaturas mínimas de até 13°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse inclusive é um dos dados que Mariana colocou no seu post para valorizar o gesto feito por seu pai.

“Um sabonete, água quente, uma roupa limpa e cheirosa, ah, e um chocolate no final (ele faz questão), coisas que simplesmente temos, sem perceber o valor”, escreveu ela.

Fonte: BBC,  Só notícia boa

Imagens: BBC, Só notícia boa

Como era a mulher mais bonita da Idade Média?

Artigo anterior

Um manuscrito de Darwin será leiloado por mais de R$ 4 milhões

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido