Curiosidades

Homem rasga a traqueia ao segurar espirro. Entenda como

0

Todos nós temos diversas manias, se é que podemos chamar assim, que vão desde vícios de linguagem até alguns trejeitos corporais. Todas essas manias costumam nos acompanhar por toda a vida, ou seja, viram hábitos. Alguns deles são tidos como normais e bem frequentes entre várias pessoas, como por exemplo, segurar o espirro.

Contudo, um ato que pode parecer bem simples, na realidade, pode trazer problemas inimagináveis. Um exemplo disso foi esse caso relatado por pesquisadores do Reino Unido na revista científica BMJ Case Reports.

No caso, um paciente sofreu uma perfuração na traqueia, que é o órgão por onde o ar passa em direção aos pulmões, porque segurou um espirro. De acordo com os especialistas, esse rompimento foi causado pelo aumento da pressão no local.

Caso

Olhar digital

Esse caso aconteceu com um homem de 30 anos que tinha rinite alérgica e começou a sentir dores fortes no pescoço logo depois de ter segurado um espirro. No momento, ele estava dirigindo e como começou a sentir o incômodo foi logo procurar um atendimento médico.

Depois de ter fazer um exame de tomografia computadorizada de pescoço e tórax foi visto que ele tinha uma ruptura na traqueia de 2mm x 2mm x 5mm com pneumomediastino, que é quando existe a presença de ar no espaço que existe entre os dois pulmões.

O tratamento dele foi feito com analgésicos para a dor e antialérgicos para sua rinite. Felizmente, a possibilidade e necessidade de cirurgia foi descartada pelos médicos.

Mesmo assim, o homem ficou internado por 48 horas em observação. Nesse tempo, ele não precisou passar por nenhuma intervenção adicional. Depois que ele recebeu alta, ele foi indicado a continuar o tratamento com analgésico e o tratamento prolongado para sua rinite, além de evitar atividades físicas e não segurar o espirro por duas semanas.

Passadas cinco semanas do ocorrido, uma nova tomografia computadorizada foi feita e mostrou que o problema não tinha sido resolvido. Segundo os médicos, não aconteceu nenhuma sequela ou dano permanente na traqueia do homem.

Nunca segurar espirro apertando o nariz e de boca fechada

Olhar digital

De acordo com os pesquisadores que acompanharam o caso, esse é o primeiro relato oficial de algo desse tipo. Conforme eles, normalmente a pressão nas vias aéreas superiores no momento do espirro é de 1 a 2 kPa, que é quilopascal, unidade padrão de pressão.

Entretanto, se a pessoa estiver com o nariz e a boca fechados essa pressão pode aumentar até 20 vezes.

Sabendo disso, o que os pesquisadores acreditam que aconteceu nesse caso foi que a traqueia do homem tenha sido perfurada por conta de um aumento rápido de pressão quando ele espirrou com o nariz apertado e a boca fechada.

Justamente por isso que especialistas dizem que nunca se deve abafar um espirro apertando o nariz e ficando com a boca fechada. Até porque, uma das consequências pode ser a perfuração traqueal.

Soltando espirro

No caso desse homem, perder o espirro o trouxe uma consequência bem grave. Contudo, a humanidade também passou por um período em que soltar um simples espirro podia ter várias consequências, como no caso desse motociclista em Kolhapur, uma cidade na Índia.

O caso aconteceu em março de 2020, no auge da pandemia do covid-19, quando ninguém sabia ao certo muitas informações sobre o vírus e as vacinas ainda estavam longe de ser uma realidade.

O vídeo desse caso mostra até que ponto o medo toma conta das pessoas e como ele pode fazer com que as pessoas tomem atitudes impensadas e totalmente sem sentido.

A câmera gravou o momento em que uma motociclista apanhou, pelo simples fato de ter espirrado em público. No vídeo, é possível ver o momento em que dois motoqueiros estão pilotando devagar, um ao lado do outro, em uma rua movimentada da cidade. Um deles para e questiona por que o outro, ao espirrar, não cobriu seu rosto, e diz que isso podia propagar o coronavírus.

Em muito pouco tempo, a discussão virou uma briga e ainda fez com que a região ficasse engarrafada. Por mais que o medo esteja presente em todos nós, não devemos nos desesperar. Esses motociclistas por exemplo, o que não espirrou poderia nem ter sido infectado. E o que deu o espirro poderia nem estar com o coronavírus.

Mas se caso o motociclista que espirrou tivesse contaminado, com a briga, ou seja, o toque e troca de fluidos, contaminaria o outro homem. E isso sem nem precisar do espirro para isso.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, YouTube

Humanidade quase foi extinta há 900 mil anos

Artigo anterior

Descobrindo a beleza oculta: rotas inusitadas no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido