Curiosidades

Hyundai divulga projeto de carro voador para viagens em 2028

0

Embora o aumento da quantidade de carros possa ser um problema, ele ainda é um objeto de desejo. E uma coisa, que sempre ficou no imaginário geral das pessoas, desde várias décadas passadas e até os dias de hoje, é o sonho do carro voador.

Geralmente, a linha do tempo dizia que, nos anos 2000, isso seria uma realidade para todos. Conforme fomos avançando no tempo, vimos que essa realidade era mais difícil de se alcançar, do que como víamos nas obras ficcionais.

Mas isso não quer dizer que tentativas não foram feitas, para tentar chegar a esse tão sonhado carro voador. Tanto que a Hyundai divulgou seu segundo projeto de carro voador para ser usado comercialmente a partir de 2028 tanto dos Estados Unidos como na Europa. O modelo foi apresentado durante o “Farnborough International Airshow”, na Inglaterra, na última segunda-feira.

Esse “carro voador” é, na realidade, uma espécie de helicóptero um pouco mais confortável. Por conta disso, ele tem atraído várias empresas do mundo. Esse veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) é uma aeronave que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.

Carro voador

G1

O primeiro projeto desse veículo tinha sido apresentado em 2020 na CES, que é a maior feira de tecnologia do mundo e acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, esse segundo modelo está sendo desenvolvido pela Supernal, divisão de mobilidade aérea da Hyundai.

O trabalho da empresa está sendo certificar o seu carro voador para o uso comercial nos Estados Unidos a partir de 2028. E depois que isso for conseguido, fazer o mesmo na União Europeia e no Reino Unido. Por mais que o projeto já tenha sido apresentado, ainda não se tem uma estimativa de preço para o veículo.

“Para que a Mobilidade Aérea Avançada se torne um meio de transporte amplamente difundido, todos os detalhes, desde a experiência do passageiro até regulamentos e infraestrutura, precisam ser abordados desde o início e trabalhar em sintonia um com o outro”, afirmou em nota Jaiwon Shin, presidente do Hyundai Motor Group e CEO da Supernal.

Design automotivo

G1

O projeto do carro voador da Hyundai apresentou o conceito de cabine de cinco lugares. Ele dá pistas de como a empresa está aproveitando os processos e materiais de design automotivo para conseguir otimizar a experiência de quem irá andar nesse eVTOL.

Segundo a empresa, os assentos com contornos ergonômicos irão ter como objetivo oferecer um ambiente parecido ao de um casulo para os passageiros. Estamos dedicando um tempo para criar um eVTOL comercial seguro e leve que forneça aos nossos futuros passageiros a segurança e o conforto que eles encontram em seus próprios carros”, pontuou Shin.

Além disso, os consoles de assento irão ser dobráveis e imitarão os consoles centrais de um carro. O projeto também prevê uma estação de carregamento e um compartimento de armazenamento para itens pessoais.

Para ajudar os passageiros a entrarem e saírem desse carro voador, existirão alças embutidas nas portas da cabine e nos encostos dos bancos. Também está previsto no projeto uma combinação de iluminação, incluindo luzes suspensas inspiradas em tetos solares de automóveis.

A Hyundai também ressaltou a importância da sustentabilidade mostrando o conceito de cabine que incorpora materiais como termoplástico reforçado com fibra de carbono reciclável avançado, couro vegetal durável, tecido plástico reciclado e madeiras de origem responsável.

Futuro

Istoé dinheiro

Os carros voadores não são uma ideia somente da Hyundai e apenas para os EUA e União Europeia. Isso porque, a Azul anunciou ano passado os seus planos de parceira estratégica com a startup alemã Lilium GmbH. Essa parceria tem o objetivo de construir uma malha exclusiva feita por aeronaves “eVTOL”, o carro voador elétrico.

A parceria entre as empresas pode chegar a um valor total de até um bilhão de dólares. E nela está inclusa uma frota com 220 aeronaves eVTOL, que começarão a operar a partir de 2025.

O plano da Azul, através dessa potencial malha aérea, é aumentar a conectividade no Brasil. A empresa aérea disse que a parceria com a startup alemã reforça a estratégia da Azul de acelerar os seus compromissos “ESG” através de uma aeronave 100% elétrica e com zero emissão de carbono.

“A Azul tem o mais exclusivo e sustentável modelo de negócios do Brasil. Nossa presença de marca, nossa malha com exclusiva conectividade e nosso robusto programa de fidelidade nos fornecem as ferramentas para criar os mercados e a demanda para a operação com jatos Lilium no Brasil. Assim como fizemos no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, esperamos novamente, agora com os jatos da Lilium, criar um mercado totalmente inovador nos próximos anos”, escreveu John Rodgerson, CEO da Azul, em um comunicado.

Fonte: G1, Istoé dinheiro

Imagens: G1,Istoé dinheiro

Como pessoas morrem de calor? Saiba o que é a hipertermia

Artigo anterior

Granada americana da década de 1950 é encontrada no Paraná

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido