Ciência e Tecnologia

AirCar: carro voador é aprovado na Europa

0

Em mais um avanço da tecnologia, um carro que se transforma em avião foi aprovado em testes na Eslováquia. O “AirCair” recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens. O modelo é equipado com um motor BMW de 160 cv.

Klein Vision

O AirCar pode ser usado tanto como aeronave quanto como carro, pois suas asas e cauda são retráteis. Ele funciona com gasolina comum e precisa de apenas 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Além disso, o carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg, e sobe em altitudes de até 8.200 pés (2.500 metros).

Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e de aterrissagem. Outro ponto característico é que a operação do AirCar em solo é semelhante à de um avião comum, ou seja, ele precisa alcançar a velocidade necessária para alçar voo em diagonal.

Klein Vision

Já a carcaça do AirCar se parece muito com a de um carro convencional, apesar de ter as asas desenhadas como se fossem de uma aeronave padrão. Por sua vez, a parte “automobilística” do veículo passa um ar de esportividade.

Os testes para aprovação do AirCar

Segundo a empresa responsável pelo projeto, cujo nome é Klein Vision, os testes realizados seguem os padrões da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASE). “Os testes desafiadores incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, explicou a Klein Vision.

AirCar

Klein Vision

Em julho de 2021, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o carro voador atingiu a velocidade de 170 km/h, mas é possível que ele chegue aos 190 km/h durante os voos.

Investimentos

A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e que custou quase 2 milhões de euros em investimento (o que equivale a R$ 11 milhões). Apesar do alto custo, o desenvolvimento do projeto valeu a pena, já que essa é a primeira vez que uma certificação de voo foi concedida a um carro voador.

Klein Vision

Para pilotar o AirCar, será necessário ter licença de piloto. A Klein Vision ainda não divulgou quando o veículo será vendido e quantos exemplares serão colocados à venda. Além disso, ainda não há informações a respeito do valor agregado ao AirCar no mercado, mas, considerando a tecnologia envolvida, é de se esperar que o carro voador não seja barato.

Partilha da herança de Marília Mendonça foi iniciada: fortuna pode chega a 500 milhões

Artigo anterior

Conheça Migaloo, a baleia jubarte albina

Próximo artigo