Notícias

Granada americana da década de 1950 é encontrada no Paraná

0

Uma granada foi apreendida pela Polícia Civil em uma empresa de recicláveis de Sarandi, na região norte do Paraná, na segunda-feira (18/07). O explosivo é da década de 1950 e foi encontrado entre sucatas.

De acordo com a polícia, a granada tem fabricação norte-americana. Conforme o G1, o modelo foi muito utilizado na Guerra da Coreia.

A granada foi achada por um trabalhador da empresa, que ficou com medo do artefato explodir. A polícia disse que a granada estava sem o dispositivo de detonação.

O objeto foi encaminhado para a delegacia da cidade e será enviado para destruição no Exército.

Conforme matéria do G1, a Polícia Civil orienta que a população acione os serviços de segurança pública em caso de encontrar granadas e outros artefatos explosivos.

Idoso encontra granada usada em guerra em rio de Medianeira, diz PM

Foto: Reprodução RPC

Em fevereiro de 2022, o aposentado Oswaldo de Ávila, morador de Medianeira, no oeste do Paraná, acionou a Polícia Militar (PM) porque encontrou em um rio uma granada de morteiro, um artefato utilizado em guerra.

No dia 14 de fevereiro, o Esquadrão Antibomba da PM de Curitiba, a 580 quilômetros de distância, foi chamado para detonar a granada.

O objeto foi encontrado no dia 13 de fevereiro através de um detector de metais comprado há um ano.

Medo de que outra pessoa tentasse abrir o objeto

Foto: Reprodução RPC

O aposentado disse que não pensou duas vezes e levou o objeto para casa, temendo que outras pessoas pudessem encontrar e tentar abrir o artefato.

“Para mim ela não tem serventia, só que se eu deixo ela lá, vai que algum curioso queira desmontá-la. Porque a espoleta é bem fácil de tirar, ela tem até as garrinhas dos lados, para desenroscar”, disse o homem.

De acordo com a polícia, o artefato está bastante oxidado e é antigo.

“Ela estava com a espoleta para cima, ela estava cravada na terra. Só que quando eu tirei ela, não entendendo muito, mas eu já vi que ela tinha perigo. Mesmo assim eu trouxe (ela) embora. E não bati, (nós) cuidamos. Coloquei num forro, numa caixa”, relata o aposentado.

Oswaldo também explica que antes de guardar na caixa pesou o artefato, e que o material pesa em torno de 8 quilos. O aposentado brinca que se fosse quilos de ouro, ele ficaria feliz. Em seguida, ele acrescenta que espera não encontrar mais artefatos de guerra.

“Se eu tivesse achado ouro, a metade do peso dela, eu já tinha voado daqui. Porque ela pesa oito quilos, se eu acho um pouco menos da metade já estava bom. Mas não foi dessa vez. [Sic] Quem procura, acha. Espero que eu não encontre essa peça ai mais”, comenta Oswaldo.

Gate detona granada encontrada por trabalhadores em terreno de Araraquara

Foto: Milton Filho/ A Cidade On

Já em maio de 2022, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) detonou uma granada que foi encontrada por trabalhadores em Araraquara (SP).

A Polícia Militar (PM) foi acionada e isolou a área até a chegada do Gate, que detonou o artefato, depois de cavar um buraco fundo. De acordo com a PM foi constatado que a granada estava sem carga explosiva.

A granada foi encontrada por trabalhadores do programa “Prefeitura nos Bairros”, que faziam a limpeza da vegetação em um terrenos que fica entre os bairros Santa Júlia e Yolanda Ópice.

Com a ajuda de uma pá, um dos trabalhadores teria retirado o explosivo e o colocado no gramado de uma praça.

“Eles estavam limpando e localizaram o artefato e, com cuidado, trouxeram para o outro lado da via para dar continuidade ao trabalho”, explicou o tenente da PM, Leandro Mantovani.

Fonte: G1, R7

Hyundai divulga projeto de carro voador para viagens em 2028

Artigo anterior

Quem é Mia Mamede, a nova Miss Universo Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido