Curiosidades

IA pode prever desastres naturais a partir de fotos

0

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. A princípio, isso é uma ótima ideia. Mas preocupações com relação e ela têm aumentado nos últimos tempos.

Mesmo assim, é inegável que a IA pode ajudar muito o ser humano nos mais variados âmbitos. Um deles é com relação às mudanças climáticas e possíveis desastres naturais. Até porque, ela pode aprimorar as previsões e dar à sociedade um tempo maior para se preparar.

E esse uso já é uma realidade em várias empresas do Brasil. Elas usam análise de dados e IA para conseguir diminuir os riscos causados pelas enchentes, deslizamentos e outros eventos extremos. Mostramos aqui quais empresas são essas.

Uso de IA

Sipremo

LinkedIn

Essa startup tem escritórios em São Paulo e na Flórida e usa a IA para conseguir prever quando, onde e quais tipos de eventos climáticos extremos irão acontecer. O sistema deles age de uma forma personalizada e leva em consideração variáveis diferentes que ajudam nessa previsão de riscos.

Esse recurso pode ser aplicado em setores diferentes. Por exemplo, no transporte, essa IA pode fazer o monitoramento de metrôs, trens, ônibus e balsas 24 horas por dia.

De acordo com a empresa, o sistema dela dá um status em tempo real, mostra a área que pode ser afetada e o tempo de previsão para determinado evento extremo.

MeteoIA

LinkedIn

Essa startup de ciência de dados foi fundada em 2018 e se especializou em desenvolver modelos de inteligência artificial que aprimoram a previsão das condições meteorológicas. Então, a empresa criou sua própria ferramenta chamada MIA. E de acordo com seus fundadores, a partir da terceira semana de uso, as chances de acerto tanto para secas como para chuvas são de 63%.

Fractal Engenharia

LinkedIn

A especialidade dela são soluções de engenharia para gestão de recursos hídricos. Ela também oferece serviços de prevenção de desastres naturais focados nos setores hidrelétricos e de mineração.

Eles têm o chamado Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos, SPEHC, que usa dados de hidrometria e informações de modelos de previsão de chuva e de radares meteorológicos para conseguir fazer suas previsões. Com isso, a empresa consegue prever a vazão da chuva em tempo real e dá  dados até 15 dias antes.

Civi

Civiapp

Esse é um aplicativo que tem foco na segurança pessoal e familiar. Por conta disso, ele faz o rastreamento em volta da cidade e dos lugares próximos onde o usuário circula. Com isso, o Civi tenta manter as pessoas informadas para que elas possam se prevenir de situações de risco, como por exemplo, alagamentos, enchentes e incêndios.

Wiiglo

UERJ

Essa é mais uma startup que junta um monte de informações e através de algoritmos de IA consegue gerar análises sobre o comportamento da cidade. Esses resultados são mostrados em softwares de visualização que dão aos operadores das cidades o entendimento de como ela está se comportando naquele momento.

A Wiiglo nasceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e ajudou a cidade a chegar no primeiro lugar no Ranking de Cidades Inteligentes em Tecnologia e Inovação.

Fonte: Época negócios

Imagens: LinkedIn, Civiapp, UERJ

iPhone 15 Pro deve ser o celular mais vendido de sua geração, diz relatório

Artigo anterior

Como os golpes em redes sociais se tornaram um negócio multimilionário no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido