Curiosidades

Como os golpes em redes sociais se tornaram um negócio multimilionário no Brasil

0

Mesmo que sempre saiam notícias sobre golpes na mídia, as pessoas ainda caem e são extremamente prejudicadas por eles. Ainda mais quando a promessa é de ganhar dinheiro fácil e de forma rápida. Ainda que a maior parte das pessoas saiba que o ditado “quando a esmola é muita, o santo desconfia” faz todo sentido, em alguns casos elas esquecem disso na esperança de que determinada oferta seja real.

E com as redes sociais, as formas de golpe se expandiram bastante. Tanto é que elas são muito usadas pelos criminosos que querem cometer crimes de engenharia social. De acordo com o relatório divulgado pelo Federal Trade Commission (FTC), dos EUA, os golpes feitos nas redes sociais são os mais lucrativos. Para se ter uma noção, somente em 2021, foram 770 milhões de dólares roubados de norte-americanos. Esse valor foi três vezes maior do que em 2020.

Golpes

NET Jacareí

Por conta disso é importante sempre saber como e por onde esses golpes tendem a ser mais comuns. Os vídeos curtos são os favoritos dos golpistas. Até porque, o consumo desse tipo de conteúdo tem crescido bastante. Prova disso é que em 2021, o TikTok ultrapassou o Google como sendo o site mais visitado do mundo.

O crescimento do consumo dessas mídias chamou atenção dos criminosos, fazendo com que os vídeos curtos se tornassem a forma preferida deles para aplicarem seus golpes. Os mais comuns são feitos com o roubo e a edição de vídeos de personalidades e influencers nas redes sociais.

Além disso, um estudo feito pela Tenable mostrou como os golpistas criam suas transmissões próprias no formato de live do TikTok, roubando vídeos para fazer a promoção de gifs com vírus que redirecionam os usuários para sites de relacionamento adulto.

O estudo também fez a análise de 50 canais do YouTube, dos quais a maior parte das publicações era no formato short, com vídeos roubados do TikTok, e tendo mais de 3,2 bilhões de visualizações.

E conforme os tempos foram mudando, as formas dos golpes também sofreram mudanças. Por exemplo, no começo da internet era comum se ouvir falar do e-mail phishing, em que um príncipe nigeriano dizia estar em perigo e queria usar as contas das pessoas para movimentar milhões de dólares.

Mas é claro que hoje em dia os golpes virtuais estão bem mais sofisticados, podendo começar em uma rede social e terminar em outra, além de também usarem outros usuários para legitimar o golpe, ou até usar serviços reais.

No entanto, mesmo que as formas como os golpes funcionam variam e se adaptam a cada nova rede social, seus tipos normalmente são bastante parecidos.

Prevenção

UOL

Atualmente é possível que qualquer pessoa compre o selo de verificado nas redes sociais, o que deixa ainda mais fácil o trabalho desses criminosos querendo aplicar golpes. E exemplos não faltam. Por isso que o mais prudente é saber algumas coisas a serem feitas para tentar evitar cair em algum deles.

Ser cético: é importante duvidar de tudo logo de primeira antes de tomar alguma ação.

Veja a qualidade dos vídeos e fontes: é notório que a maior parte dos vídeos de golpe tem uma qualidade baixa justamente por eles serem ilícito ou roubados de outras plataformas. Por isso é sempre recomendável fazer uma análise do perfil.

Atenção em dobro em tweets com marcação de vários perfis: mesmo que o tweet seja feito por uma conta verificada, se a pessoa é marcada com frequência ou se a publicação tem várias contas marcadas é importante ficar atento.

Verificar a veracidade: para evitar cair em golpes, jamais compartilhe informações sensíveis nos sites, se inscreva ou compre alguma coisa sem buscar o site original para comparar o link que foi divulgado nas redes sociais.

Denunciar contas de golpistas: quando vir uma conta de um criminoso é essencial que se faça a denúncia na rede social para que futuros golpes sejam evitados e aquele perfil seja desativado.

Fonte: Tecmundo

Imagens: NET Jacareí, UOL

IA pode prever desastres naturais a partir de fotos

Previous article

Adolescente ofende garçonete e família é expulsa de restaurante conhecido por tratar clientes com grosseria

Next article

Comments

Comments are closed.