O streamer e influencier IShowSpeed entrou nos assuntos mais comentados do mundo nos últimos dias, mas infelizmente não por um motivo positivo. Segundo fãs e pessoas que acompanham seu canal, ele teria sido xenofóbico e racista com torcedores em um de seus vídeos.
O YouTuber se tornou um fenômeno entre o público mais jovem, especialmente por suas reações exageradas. Nos conteúdos, quase sempre ele acaba gritando ou sendo surpreendido pelos vídeos que assiste, como quando reagiu ao clipe de Lil Nas X ou assistiu a um pokemón pirotécnico.
Mais recentemente, sua live alcançou números históricos ao conseguir entrar no banco de reservas da seleção de Portugal na Copa do Mundo e ter ficado próximo de Cristiano Ronaldo. São quase 14 milhões de inscritos e 6 milhões de seguidores no Instagram.
No entanto, apesar do sucesso, uma publicação recente feita pelo influencer foi mal vista nas redes sociais, e gerou centenas de críticas online.
IShowSpeed é acusado de racismo
No vídeo que publicou nas suas contas, IShowSpeed aparece em uma arquibancada no Catar, país que sedia a Copa do Mundo. Ele interage com um torcedor que está usando a camisa da Argentina. No entanto, seus traços indicam descendência asiática. No vídeo, ele relata, depois, ser um torcedor chinês.
O YouTuber começa a interagir com o homem, perguntando por que ele está usando o uniforme da Argentina, dando a entender que ele não se parece argentino e, por isso, a confusão.
Por conta das línguas diferentes, o diálogo segue um desencontro, e não é possível estabelecer uma comunicação muito clara.
É então que o influencer grita “Konnichiwa!”, uma expressão japonesa que significa “olá”. Entretanto, o rapaz com a camisa da Argentina tenta explicar que não é japonês, e sim chinês. Por isso, não estava entendendo.
Contudo, IShowSpeed continua interagindo com gritos e piadas, imitando um sotaque com palavras sem sentido.
Fãs criticam o vídeo
Após a publicação do vídeo, os fãs e seguidores de IShowSpeed não pareceram muito satisfeitos com o conteúdo, e se revoltaram nas redes sociais.
Eles encheram as páginas do YouTuber com mensagens de revolta e denunciando seu comportamento racista com o torcedor. Muitas pessoas deixaram, inclusive, comentários irritados, acusando o streamer de racismo e xenofobia.
Um dos comentários diz para Speed “parar de vomitar macro agressões e racismo contra os asiáticos”. Também é indicado que ele use suas plataformas para alguma coisa positiva. Outra pessoa diz que o youtuber apenas erra e ofende com asiáticos americanos e asiáticos de todos os lugares do mundo.
Algumas contas, mais brandas, indicam que ele melhore e seja uma boa influência para os jovens, já que é visto por milhares de pessoas todos os dias. Todos cometem erros, e ele poderia consertá-los a tempo.
Enquanto isso, alguns seguidores apenas falaram que deixaram de seguir a conta e o chamaram de racista.
IShowSpeed se desculpou
O jovem de 17 anos veio a público para tentar se explicar sobre o ocorrido, mas suas explicações não ajudaram muito a situação.
Na retratação, ele diz que acreditou ser um homem japonês, mas sem explicar o porquê dessa impressão, e o estádio não ajudou na comunicação entre eles. Ainda disse que estava com muita adrenalina bombando, e isso dificultou seu entendimento.
Muitas pessoas não acreditam nas suas desculpas, mas ele garantiu não ser racista e que não voltaria a se repetir.
O vídeo não está mais presente nas suas redes sociais oficiais, e ele procurou compartilhar pedidos sinceros de desculpas em suas contas mais movimentadas.
O influencer segue na cobertura da Copa do Mundo, e não teve uma queda significativa de seguidores até o momento. Entretanto, muitos seguidores alertam para uma mudança de atitudes, e vários fãs ainda estão revoltados com o incidente.
Fonte: Revista Monet