Mundo Animal

Esses são os animais mais feios do mundo

0

Sempre falamos que o reino animal é cheio de surpresas e bastante diverso. E isso realmente é verdade. A diversidade vista entre os animais é de impressionar qualquer pessoa. Animais lindos como os tigres ou fofos como o macaco-titi deixam qualquer um impressionado. Contudo, assim como existem aqueles que chamam atenção por sua beleza, também existem espécies que não são muito atraentes.

Mesmo que não tenham a melhor das aparências, esses animais têm uma função dentro do seu ecossistema e têm um papel fundamental em suas cadeias alimentares. E por mais que eles não pareçam bonitos para uma grande maioria de pessoas, eles são bem importantes para a biodiversidade global.

1 – Peixe-bolha

BBC

Também conhecido como peixe-gota, esse animal é catalogado como o mais feio do mundo. Como se isso não fosse o bastante, ele foi escolhido para ser a imagem da Sociedade para a Conservação de Animais Feios. A organização foi criada em 2012 por Simon Watt com o objetivo de proteger os animais que por causa da sua aparência não são tão bem cuidados ou preservados.

O peixe-bolha tem um aspecto gelatinoso, parecendo que ele não tem nenhum osso em seu corpo. Contudo, mesmo que considerado feio, seu corpo é uma das melhores adaptações da natureza para um animal marinho.

Como ele vive nas profundezas, as pressões altas desses lugares o impedem de ter bexiga natatória, que é o órgão que dá aos peixes a possibilidade de se mover para cima e para baixo. Contudo, o peixe-bolha tem um corpo de carne gelatinosa bem menos densa do que a água. Por conta disso, ele pode flutuar a uma distância boa do solo para se alimentar.

2 – Rato-toupeira-pelado

Saber atualizado

Assim como seu próprio nome dá a entender, esse animal é um rato que vive embaixo da terra como uma toupeira e não tem pelos. Justamente por isso, sua pele é áspera e rosada. Além disso, esse animal não tem lábios, o que faz com que seus quatro dentes incisivos fiquem expostos.

O rato-toupeira-pelado também não tem orelhas, no lugar, ele tem um par de orifícios que é bastante útil para eles que vivem embaixo da terra. Seus olhos são dois pontos pretos que não funcionam muito na escuridão em que vivem.

Mesmo sendo considerados feios, esses animais vivem em uma eussocialidade, assim como as abelhas ou as formigas. E eles também são usados em laboratórios porque não conseguem desenvolver câncer. Então, a genética deles é fundamental para novas terapias.

3 – Macaco-narigudo

Saber atualizado

No caso dessa espécie, quanto maior for o seu nariz, mais atraente o macho se parece para a fêmea. O motivo desse animal ter esse nariz gigante ainda está sendo estudado. Mas o mais provável é que ele o use para atrair as fêmeas e para emitir sons altos para intimidar os outros machos.

O macaco-narigudo é natural da ilha de Bornéu, mas por conta da destruição do seu habitat, o número de indivíduos da espécie decaiu bastante e hoje ele é uma espécie ameaçada de extinção.

4 – Aye-aye

Mdig

Dentre os animais mais feios do mundo está o aye-aye que, para as tribos que vivem em seu habitat, ele se parece com a encarnação de um espírito maligno. Ele é um tipo de lêmure noturno encontrado em Madagascar. Contudo, ele tem o pelo bagunçado, um rosto branco e olhos esbugalhados que assustam as pessoas.

5 – Toupeira-nariz-de-estrela

O Globo

Um nariz estranho pode fazer com que um animal entre na lista dos mais feios do mundo. Esse é o caso da toupeira-nariz-de-estrela. Do rosto desse animal saem tentáculos que dão ao nariz dele uma aparência de estrela rosada.

O nariz desses animais é feito por uma estrutura de 22 apêndices, que têm mais de 25 mil receptores nervosos. Por conta disso, mesmo que seja feio, o nariz deles não perde nada ao seu redor.

Fonte: Poptime

Imagens: BBC, Saber atualizado, Mdig, O Globo

Para demonstrar queda de avião de passageiros, Boeing 727 é derrubado

Artigo anterior

Influencer é acusado de racismo e causa revolta em fãs com vídeo ao lado de torcedor chinês no Catar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido