Curiosidades

Instagram irá impedir que jovens vejam conteúdos sobre suicídio e transtorno alimentar

0

O Instagram já tem um lugar especial no coração de muitas pessoas e é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo atualmente, tanto para se conectar com pessoas, quanto para se conectar a empresas. Contudo, a rede social também pode ser um local onde jovens entram em contato com temas perigosos e sensíveis.

Tanto é que a Meta, dona do Instagram e Facebook, aumentou suas restrições nas contas de usuários jovens. O foco disso é na prevenção de publicações que sejam consideradas danosas, como por exemplo, as que são relacionadas com suicídio, automutilação e transtornos alimentares.

Até o momento, não eram vistas grandes diferenças entre as contas de menores de idade e adultos nas plataformas da Meta. O que a empresa obedecia era a legislação dos Estados Unidos, que determina o cadastro para maiores de 13 anos, mas sem nenhuma política que seja efetiva para a verificação da idade.

Instagram

PORVIR

Essas novas restrições irão ser implementadas nas seções “Controle de conteúdo sensível” no Instagram e “Reduzir” no Facebook. Com isso, os usuários jovens irão ter uma experiência online mais protegida e cuidadosa.

Além disso, a Meta também se comprometeu a enviar notificações para as contas que forem identificadas como sendo de menores de idade falando a respeito dessa nova política e dando a opção de ativar essas configurações recomendadas.

As mudanças vieram como uma reposta direta ao debate a respeito do impacto negativo das redes sociais na saúde mental dos jovens, algo que tem crescido bastante nos últimos tempos. Essa atualização é imediata para as novas contas de menores de idade que forem registradas no Instagram e no Facebook a partir da terça-feira dessa semana.

Um ponto ressaltado pela Meta é que, por mais que ela permita que os usuários compartilhem suas experiências e lutas contra essas questões sensíveis, o foco irá ser na não recomendação e dificultar o acesso a esse tipo de conteúdo para os jovens.

Publicações

Canaltech

Como dito, as pessoas ainda poderão compartilhar suas lutas no Instagram. Contudo, não são todas as pessoas que gostam ou querem compartilhar coisas de sua vida com todos seus seguidores. Felizmente, para essas pessoas, a rede social dá a possibilidade de fazer story e postagem no feed para um grupo de amigos previamente selecionado.

As pessoas que irão ver essas publicações serão as mesmas selecionadas no close friends. Então os usuários não precisam configurar nada antes de fazer a publicação, somente selecionar para quem ela estará visível antes de fazer o post.

O impressionante é que essa novidade chegou ao Instagram sem muito anúncio pela própria plataforma. A nova função está disponível na tela de postagem e dá ao usuário a possibilidade de editar a lista, seja para adicionar ou remover pessoas, de acordo com cada nova publicação. Contudo, é importante lembrar que essa lista é fixa. Por conta disso, se o usuário adicionar alguém em determinado momento, essa pessoa irá poder ver todas as outra publicações para amigos próximos já feitas.

Para quem quiser testar, ou publicar somente para seus amigos próximos, é fácil, basta seguir alguns passos.

  • Clicar no botão de “+” na parte inferior da tela.
  • Selecionar as fotos ou vídeos para serem publicados e tocar em “Avançar”.
  • Colocar algum efeito que quiser, ou nenhum, depois tocar em “Avançar”.
  • Quando estiver na tela de “Nova publicação”, tocar em “Público”.
  • Então escolher entre “Seguidores” ou “Amigos Próximos”.
  • Depois da opção selecionada tocar em “Concluir”
  • Finalizar a publicação tocando em “Compartilhar”.

A função estava desde meados de maio sendo testada e, ao que tudo indica, começou a aparecer para os usuários nessa semana. De acordo com a Meta, dona do Instagram, essa nova função é mais um teste para novas formas de conexão e compartilhamento com os close friends.

“Estamos testando novas maneiras de as pessoas se conectarem e compartilharem com seus Amigos Próximos no Instagram”, disse um porta-voz da empresa.

Fonte: Mídia ninja, Canaltech

Imagens: PORVIR, Canaltech

Por que o xixi é amarelo? Cientistas finalmente têm a resposta

Artigo anterior

Meninas Malvadas: quais as diferenças entre o musical e o filme?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido