Entretenimento

iPhone completa 16 anos: veja as principais características do primeiro celular da Apple

0

A cada nova geração do iPhone, novos recursos são apresentados e outros são melhorados. O novo modelo do dispositivo, o iPhone 15, está previsto para ser lançado em setembro, e na última quarta-feira, o iPhone completou 16 anos de existência. Ele foi o primeiro smartphone com o sistema iOS, exclusivo da Apple.

Com o lançamento desse modelo, características que são comuns hoje em dia foram popularizadas e, na época do lançamento, foram uma grande inovação. Um dos destaques principais era o tamanho da tela, que era bem maior do que os padrões vistos na época e depois se tornou uma tendência.

Além da tela, uma outra grande inovação foi o teclado inteiro digital e sem nenhum botão físico. O desenvolvimento do iPhone teve a colaboração de Steve Jobs, que foi responsável pela expansão da Apple para o setor de telefonia, já que antes o foco da Maçã era totalmente em informática.

Primeiro iPhone

Rompeu com teclados físicos

Techtudo

Dentre as principais novidades do primeiro iPhone estava o seu teclado totalmente digital e acionável através do toque. Isso deu ao dispositivo uma característica futurística quando comparado aos outros celulares com seus teclados de botão. Desde então, isso virou uma tendência no setor.

Trouxe a tendência de telas grandes

Techtudo

Um outro ponto que o primeiro dispositivo da Apple trouxe de inovação para a época foi o tamanho da sua tela. O visor do iPhone 1 tinha 3,5 polegadas. Atualmente isso é um tamanho pequeno, mas na época era um dos maiores. Essa tela tinha uma resolução de 320 x 480 pixels.

Câmera traseira de 2MP e não fazia vídeos

Techtudo

Uma das coisas que a maioria das pessoas aponta como uma grande vantagem do iPhone é a sua qualidade das câmeras. Por isso que pode ser difícil pensar que o primeiro modelo dessa linha tinha somente uma câmera traseira e que ela tinha 2 MP. E além de ter uma baixa resolução, não era possível gravar vídeos com ela.

Sem App Store

Techtudo

Logo que o iPhone foi lançado, ele não tinha sua loja virtual de aplicativos. Ela veio somente em 2008, um ano depois. No começo, o celular não oferecia aos seus usuários uma grande variedade de recursos. Então, o que destacava o dispositivo era o iTunes, aplicativo musical que permitia reproduzir, organizar e comprar arquivos de áudio.

Sem GPS

Techtudo

Hoje em dia, o GPS é uma coisa comum em todos celulares, mas quando o iPhone 1 foi lançado essa tecnologia não tinha se popularizado nos dispositivos ainda. E também existia um mercado exclusivo de dispositivos que eram GPS. Por conta disso, o primeiro dispositivo da Maçã não tinha esse recurso nativamente.

Sem Siri

Techtudo

Dentre as funções exclusivas do iPhone, a Siri é uma que tem grande destaque. Contudo, ela não existe desde a primeira versão do dispositivo. Ela surgiu somente em 2011.

Modelo futuro

Mac rumors

Depois de 16 anos no mercado, o iPhone é um smartphone bastante consagrado e o sonho de consumo de muitas pessoas. E elas sempre especulam quais serão as novidades do próximo modelo da marca.

Com relação ao iPhone 16, até agora foi dito que, na versão Pro, a tela seria de 6,9 polegadas e que supostos botões hápticos seriam colocados, eles são aqueles que respondem ao toque com uma leve vibração. Além disso, nessa terça-feira, Ming-Chi Kuo, analista especialista em Apple, revelou o que ele descobriu a respeito dos iPhone 16 Pro e 16 Pro Plus. O foco do analista foi nas telas e nas câmeras desses novos modelos.

Segundo ele, o iPhone 16 Pro irá ter uma tela de 6,3 polegadas e o Pro Max, de 6,9 polegadas. O que mostra que a Apple pretende aumentar 0,2 polegadas, o equivalente a pouco mais de meio centímetro, com relação às medidas do iPhone 14 Pro.

Com esse aumento nas telas, os engenheiros da empresa terão a possibilidade de colocar novos modelos de câmera. Nesse ponto, Ming confirmou que essa mudança realmente irá acontecer e que o iPhone 16 irá ter uma lente periscópio, ou seja, colocada perpendicularmente com relação ao sensor. Com essa posição, o zoom óptico pode ser aumentado em cinco ou seis vezes.

O analista usou seu Twitter para explicar que quem fabricaria essas lentes seria a holding Cowell, de Hong-Kong. Segundo Ming, ela iria ser “a principal beneficiária da possível saída da Sharp da cadeia de suprimentos do iPhone CCM [Compact Camera Module]”.

O último ponto que o analista disse a respeito do iPhone 16 foi sobre o face ID. De acordo com ele, a solução de identificação facial iria ficar embutida debaixo da tela do smartphone. Com isso seria possível que o dispositivo capturasse o rosto do usuário através do display.

As possíveis mudanças no modelo 16 desse dispositivo podem chamar bastante atenção dos usuários de iPhone, até porque o modelo atual, o 14, pareceu não agradar muito os consumidores. E ao que tudo indica, o 15 também terá mais mudanças somente nas versões Pro e mais equipadas.

Fonte: Techtudo,  Tecmundo

Imagens: Techtudo, Mac rumors

Cientistas detectaram um planeta que conseguiu sobreviver ao ‘apocalipse’

Artigo anterior

Ex-vereador Gabriel Monteiro é condenado por abuso de poder

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido