Ciência e Tecnologia

Isso é o que diz a mensagem enviada ao espaço em busca de vida alienígena

0

Já imaginou se houver vida inteligente lá fora esperando, como nós, para ser descoberta? Bom, uma equipe de pesquisadores resolveram tentar se comunicar com planetas de um sistema solar que possa ter algum tipo de vida. A Estrela Luyten possui um planeta que é muito parecido com a Terra (porém três vezes maior), e este pode talvez ser uma morada potencial para nossos vizinhos extraterrestres. Como nós nos comunicaríamos com eles? Porque não usar música? Sim, música! Em parceria com um festival chamado Sónar, cientistas mandarem mensagens para outro sistema solar com várias canções originais. Espera-se que dentro de alguns anos uma resposta possa vir, e mesmo que não venha, é um grande passo para futuras descobertas

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria de outro mundo. O que será que foi enviado para os nossos possíveis amigos alienígenas? Descubra um pouco mais do espirito explorador e artístico do ser humano. Se nós não estamos sozinhos, nada melhor que começar uma amizade dividindo de um bom gosto musical. Isso é o que diz a mensagem enviada ao espaço em busca de vida alienígena, confira aí embaixo.

O projeto

A música é uma linguagem universal. Essa expressão foi realmente colocada em uso nesse projeto da METI (Messaging Extraterrestrial Intelligence). Um grupo de cientistas da organização enviaram uma mensagem em outubro para a estrela Luyten, também chamada de Gj 273.

O principal objetivo da iniciativa é aprimorar a ideia de desenvolver bases fora do planeta em um futuro próximo. A mensagem conta com várias músicas, composições dos membros do projeto e também um tutorial matemático. A mensagem foi transmitida através de ondas de rádio e em código binário utilizando a antena de 32 metros da European Incoherent Scatter Scientific Association. Além da questão das bases fora da Terra, cientistas também exploram a possibilidade de procurar vida fora do planeta. O Gj 273 possui planetas com características muito similares com as da Terra, sendo estes possíveis (hipoteticamente) de sustentar vida.

Vida Extraterrestre

Segundo Douglas Vokoch, presidente da METI, os resultados mais reveladores do projeto virão em 25 anos. Esses dados serão importantes para futuras pesquisas e também servirão como uma oportunidade de responder nossa dúvida: Será que existe vida inteligente em outros planetas? Contudo, existem pessoas que se opõe ao projeto, sendo o mais famoso Stephen Hawking. Ele acredita que mandar esse tipo de mensagem poderia revelar nossa posição para formas de vida hostis.

Por exemplo, se Gj 273 possuir vida inteligente avançada em seu sistema, porém que necessite de recursos ou outras coisas, poderiam vir ao nosso planeta para roubar ou conquistar. Parece realmente algo de um filme de ficção cientifica, mas é uma preocupação real. Vokoch no entanto não acredita muito nessa hipótese, já que mesmo que exista vida inteligente, muito provavelmente ela seria incapaz de viajar os 12 anos/luz de distância entre nosso planeta e Gj 237.

Uma canção de outro mundo

O projeto foi feito em parceria com um festival de música chamado Sónar e contou com 33 composições de diversos artistas envolvidos. A ideia era não somente levar uma mensagem para outro mundo, mas também incorporar o espírito humano no mesmo. Como foi dito no começo dessa matéria, a música é uma linguagem universal. O sistema em torno da estrela Lutyen foi escolhido por ser mais próximo do nosso sistema, dessa forma obtendo uma resposta relativamente rápida. Confira no vídeo acima o projeto (vídeo em inglês)

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima.

15 sinais que indicam que alguém é psicopata

Artigo anterior

7 truques de agentes secretos para você descobrir a verdade sobre as pessoas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido