Curiosidades

Isso é o que realmente acontece se você carregar seu telefone a noite toda

0

Hoje em dia, é quase impossível não andarmos sempre com nosso celular. A sensação de sair de casa sem ele é a mesma que estar sem roupa. A gente sente que tem alguma coisa faltando. É bastante difícil passar um tempo longe de um dispositivo que tem praticamente toda a nossa vida dentro.

Além disso, por mais que estejamos com o nosso celular, não estamos livres de enfrentar um problema que pode acontecer com todo mundo: a falta de bateria. E quando o assunto é carregamento desses dispositivos sempre surge a pergunta: carregar durante a noite ou de forma prolongada causa estragos na bateria?

A vida útil da bateria do celular é determinada por vários fatores, como por exemplo, idade de fabricação e idade química. A idade química faz referência à degradação gradual da bateria por conta de coisas como mudanças de temperatura, padrões de carga e descarga e uso geral.

Por conta disso, com o passar do tempo o envelhecimento químico das baterias de íons de lítio diminui a capacidade de carga, vida útil e desempenho. No caso da Apple, “uma bateria normal [do iPhone] foi projetada para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos completos de carga ao operar em condições normais”, informa a empresa.

Um estudo descobriu que a bateria de um celular de 2019 poderia passar, em média, por 850 ciclos completos de carga/descarga antes de seu desempenho cair para menos de 80%. Isso quer dizer que somente 80% da capacidade inicial da bateria continua depois de aproximadamente dois a três anos de uso. Depois desse tempo, a bateria começa a se esgotar mais rápido.

Carregar o celular durante a noite

Cybertech net

A maior parte dos celulares de nova geração demora entre 30 minutos a duas horas para carregar totalmente. Esse tempo de carregamento varia conforme a capacidade da bateria do dispositivo e da quantidade de energia que o carregador fornece.

Por conta disso que deixar o celular carregando a noite toda não é apenas desnecessário como também acelera o envelhecimento da bateria. Além disso, ciclos completos, que vão de zero a 100%, devem ser evitados para que a vida útil da bateria seja maximizada.

Segundo a Samsung, “carregar a bateria até 100% com muita frequência pode afetar negativamente a vida útil geral da bateria”.

Isso também pode ser visto nos iPhones. Então, ao invés de carregar o celular até 100%, o recomendável é que a carga seja até 80% e não deixar ela ficar menor do que 20%.

Vai explodir carregando?

Agência Para

É bastante improvável que o celular exploda por conta do carregamento. Principalmente porque a maioria deles tem proteções automática contra sobrecarga.

Mesmo assim, existem relatos de celulares explodindo de forma inesperada. Geralmente isso acontece por conta de falhas de fabricação, hardware de baixa qualidade ou danos físicos.

No caso das baterias de íon de lítio, elas superaquecem quando o calor não consegue se dissipar durante o carregamento. Como resultado, isso pode causar queimaduras, ou em casos mais extremos, incêndios.

Além disso, usar um carregador ou um cabo incorreto, com defeito ou de baixa qualidade também pode causar superaquecimento, risco de incêndio e danos ao próprio celular.

Carregando de forma certa

Olhar digital

Segundo a Battery University, quando as baterias de lítio chegam perto de acabar, elas começam a puxar uma corrente constante e operam em uma voltagem baixa. Essas coisas são benéficas para a saúde da bateria.

Conforme uma carga maior é adquirida a tensão começa a crescer. Por conta disso, o recomendado é mantê-la em uma faixa abaixo de 100%, mais especificamente entre 80 e 30%. Isso é recomendável para que o processo exija uma tensão menor e prolongue a vida útil da bateria. Então, mostramos aqui algumas coisas para não fazer quando estiver carregando o celular.

Assim como deixar a bateria do celular chegar ao 100% não é recomendável, deixá-la chegar ao zero também não é interessante. O ideal é manter a bateria do celular entre 20 e 80% para que a vida útil seja maior.

Muitas pessoas têm medo de fazer recargas pequenas no aparelho com a impressão de que a bateria pode viciar, mas recarregar ao longo do dia, 10% de cada vez, é uma prática aconselhável. Contudo, se essa forma não for prática no dia a dia, o indicado é ficar de olho para quando o aparelho chegar aos 50% de carga para então completá-la.

A Samsung recomenda que se o usuário for ficar bastante tempo sem usar o celular, o bom é manter pelo menos metade da bateria carregada.

Dentre as recomendações na hora de recarregar o celular, essa pode ser a mais difícil, dependendo da profissão da pessoa ou onde ela mora. A exposição ao calor vale tanto para deixar o aparelho pegando sol o dia todo quanto por usar excessivamente o celular.

Não é recomendável que a pessoa passe horas jogando com o celular já com 100% de bateria e ainda ligado na tomada. O que deve ser feito é usar o celular normalmente e, quando precisar, fazer uma nova recarga. Com essa prática, o usuário poupará dinheiro no futuro.

Fonte: Science alert,  Tecnoblog

Imagens: Cybertech net, Agência Para, Olhar digital

Pessoas inteligentes costumam ter estas 3 manias

Artigo anterior

Sangue de pessoas com vida excepcionalmente longa mostra diferenças importantes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido