Notícias

Jovens iranianas dançam hit de Selena Gomez e são presas

0

Após viralizarem na internet, cinco iranianas dançando acabaram presas pela polícia. A publicação aconteceu no TikTok, e, segundo informações, as autoras do vídeo foram presas por aparecerem sem véu imediatamente após a publicação.

A gravação aconteceu em Ekbatan, um bairro residencial da capital Teerã, onde as jovens dançaram ao som da música “Calm Down”, do cantor nigeriano Rema em colaboração com Selena Gomez.

A coreografia nasceu no TikTok e rapidamente se espalhou por outras redes sociais. A repercussão aumentou ainda mais quando o próprio cantor compartilhou o vídeo.

Iranianas dançando são presas após postagem

Inicialmente, Rema publicou o vídeo em homenagem ao mês do Dia Internacional das Mulheres. Ele escreveu que mandava forças para todas as mulheres que lutam por um mundo melhor. Além disso, confirmou que são inspirações para ele e para a cantora Selena Gomez.

No entanto, as autoridades locais notaram que as protagonistas do vídeo não estavam usando véus, obrigação do regime iraniano.

O bairro onde as adolescentes vivem é popular por ser um local onde ocorrem ações contra o governo. O país se tornou palco de vários protestos desde setembro, quando uma jovem morreu pela polícia, com acusações de uso inadequado do véu.

Consequentemente, de acordo com a publicação, identificaram as iranianas, anunciando a prisão pela polícia. As cinco amigas ficaram presas por dois dias, com obrigação de excluir o perfil na rede social e se desculpar publicamente.

Via POPline

Apoio

Após o incidente, dezenas de mulheres se posicionaram nas redes sociais, postando vídeos reproduzindo a mesma coreografia em apoio às jovens presas.

Várias mulheres iranianas dançando postaram a coreografia em forma de apoio às meninas. Elas publicaram que são a favor de jovens se divertindo, e, mesmo sob ameaças, não se calariam.

Além disso, também repetiram o ato de desobediência que prendeu as meninas anteriormente, para não deixar que o regime as silencie.

A própria Selena Gomez comentou o caso com seu perfil oficial, apoiando as mulheres e respostando em sua conta.

Dançar é contra a lei?

Via Globo

Nesse caso, as alegações que prenderam as iranianas dançando não foram quanto ao movimento, mas sim às vestimentas.

Dançar no Irã não é ilegal, mas a dança pública em espaços abertos é proibida pelo governo iraniano.

Além disso, as mulheres devem usar o hijab, o véu islâmico, em público.

O descumprimento dessas regras pode resultar em prisão e punições severas, especialmente se a dança ou o uso inadequado do véu forem “ofensivos” ou “contra os valores islâmicos”, segundo o governo.

Portanto, é importante se atentar e respeitar as leis e as tradições culturais locais ao visitar ou viver no Irã.

Momento político

Ainda vale reforçar que o país passa por momentos políticos tensos. Desde que uma ativista morreu por estar mostrando seu cabelo sem o véu, diversos grupos sociais se movimentam em protesto.

Entretanto, o governo está sendo implacável. Cerca de 15 mil pessoas passaram pela detenção, além de execuções públicas, como forma de reduzir a força dos protestos.

No entanto, mulheres de todo o mundo, especialmente do País, continuam protestando contra as leis estritas e as formas de punição para as mulheres.

Agora, com a prisão temporária das iranianas dançando, outros movimentos se estenderam, especialmente no TikTok, uma das redes sociais mais populares da atualidade.

Ainda vale reforçar que os artistas estão do lado do grupo social que luta contra a opressão do governo atual.

No momento, as garotas do vídeo não estão mais sob detenção, embora não se saiba o que aconteceu no caso, na questão de multas ou proibições. O vídeo foi excluído, mas a coreografia viralizou, e muitos apoiam as iranianas.

 

Fonte: Catraca Livre

Imagens: O Globo, POPline

O que é a superbactéria que matou 5 bebês em hospital de Cuiabá?

Artigo anterior

O que aconteceu com Chris Kyle, o sniper americano?

Próximo artigo