Ciência e Tecnologia

LG realiza o recall de 52 mil unidades de TV 4K de 86 polegadas

0

Um recall da LG pode recuperar 52 mil TVs 4K de 86 polegadas pelo risco de tombamentos e perigo para crianças. O modelo, que deveria ser um dos mais avançados e seguros, está sendo retirado de circulação e já sofreu reclamações de instabilidade.

O aparelho, que pode ser instalado na parede ou equilibrado em uma superfície plana, gerou preocupação quanto à possibilidade de queda e lesões nos usuários, especialmente crianças. Por conta disso, a marca LG publicou um comunicado que afeta cerca de 52 mil televisores nos Estados Unidos, no México e Canadá.

A fabricante alerta que os televisores podem apresentar instabilidade após a montagem. Por isso, possuem riscos de tombamento na parede ou nas superfícies onde recebem apoio. Além disso, a marca sul-coreana também reforça que existe a possibilidade de “ferimentos ou morte de crianças e outras pessoas” que forem atingidas pelo dispositivo, como indicou em nota.

Esse modelo de TV 4k que está passando pelo recall da LG pesam em torno de 45 kg, o que potencializa o risco se caírem próximo a uma pessoa. Assim, a empresa optou por anunciar o recolhimento dos aparelhos antes que uma situação mais grave venha a acontecer.

Via LG

Recall da LG por queixas

Antes de anunciar o recall da LG, a marca já havia recebido algumas reclamações no momento da montagem e, posteriormente, com acidentes de tombamento.

Ao todo, foram 22 reclamações formais de instabilidade no suporte. Em 12 das queixas, a televisão chegou a cair, mas, felizmente, ninguém se feriu. De acordo com o fabricante, os pedidos eram de reembolso ou suporte técnico com especialização.

Após as ocorrências, a marca sul-coreana realizou uma análise sobre a série que estava sendo afetada por esse suporte de menor sustentação, e determinou os modelos que serão recolhidos.

Eles incluem: 86UQ8000AUB, 86UQ7070ZUD, 86UQ7590PUD e 86NANO75UQA. Além disso, possuem número de série começando com 202RM, 203RM, 204RM, 205RM, 206RM, 207RM ou 208RM.

Essa informação está disponível na parte inferior direita na traseira do televisor. No entanto, nem todas as pessoas que possuem um modelo LG precisam se preocupar com a devolução ou com a instalação.

A informação em nota indica que os aparelhos apresentaram venda entre março e setembro de 2022. Além disso, eles estavam presentes em lojas físicas e online como Amazon, Walmart, Best Buy e Costco, principais vendedores LG nos Estados Unidos e Canadá. Os preços variaram entre US$ 1.100 a US$ 1.900.

Por isso, somente consumidores que se identificarem com essas informações, ou tiverem problemas com seus televisores, precisam acionar o recall da LG ou solicitar reembolso.

O que fazer

Via LG

Caso o comprador identifique um problema de instabilidade nas instalações da sua televisão de 86 polegadas na parede ou na superfície de algum móvel, deve retirar do suporte e colocá-la em local seguro.

As recomendações da marca indicam deixar o objeto longe das crianças, pelo risco de tombamento e machucados com o peso do aparelho. Além disso, também é importante guardar o equipamento em local seguro, inclusive o suporte defeituoso.

Em seguida, o usuário poderá entrar em contato com a fabricante, informando que se enquadra na situação e deseja receber mais orientações sobre seu caso.

Dessa forma, receberá instruções para inspecionar a unidade e identificar se o número de série combina com os recolhimentos do despacho defeituoso que ocorreu em 2022.

Além disso, o consumidor pode solicitar ajuda de um técnico para reparo gratuito caso deseje continuar com a televisão e apoiá-la em um suporte mais fixo, ou tenha problemas por conta do tombamento.

Orientações sobre reembolso e devolução devem ser confirmadas diretamente com a marca, que está administrando todas as remessas para não lesar o comprador.

Não existem informações sobre quais as possíveis causas dessa instabilidade no modelo, mas acredita-se que a marca irá realizar um estudo e propor alterações para voltar a linha ao mercado.

 

Fonte: TecMundo

Imagens: LG, LG

 

Garotinha com asma demora 5 anos para “ter vida”

Artigo anterior

Estados Unidos enfrentam problemas na produção de chips

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido