Curiosidades

Lua rosa começa nessa terça-feira. O que isso significa?

0

A beleza do universo e os fenômenos que ele tem é inegável. Todos os anos, acontecem milhares de eventos astronômicos, como as fases da lua, chuvas de meteoro, eclipses, ocultações, oposições, conjunções e outros eventos interessantes. E alguns deles podem ser vistos a olho nu, como essa lua rosa.

Na noite dessa terça-feira, 23/04, começará a lua cheia de abril que é chamada de lua rosa. Isso acontecerá, mais precisamente, às 20h48 no horário de Brasília. E ao contrário do que o nome dá a entender, a lua nesse período não terá uma cor diferente.

De acordo com o Old Farmer’s Almanac, que é uma das publicações mais tradicionais dos EUA relacionada à vida no campo, na fase cheia que acontece em cada mês do ano, nosso satélite natural tem sua designação própria.

Nomenclaturas

  • 25 de janeiro de 2024: Wolf Moon (Lua do Lobo)
  • 24 de fevereiro de 2024: Snow Moon (Lua de Neve)
  • 25 de março de 2024: Worm Moon (Lua de Minhoca)
  • 23 de abril de 2024: Pink Moon (Lua Rosa)
  • 23 de maio de 2024: Flower Moon (Lua das Flores)
  • 21 de junho de 2024: Strawberry Moon (Lua de Morango)
  • 21 de julho de 2024: Buck Moon (Lua dos Cervos)
  • 19 de agosto de 2024: Sturgeon Moon (Lua do Esturjão)
  • 17 de setembro de 2024: Harvest Moon (Lua da Colheita) (super)
  • 17 de outubro de 2024: Hunter’s Moon (Lua do Caçador) (super)
  • 15 de novembro de 2024: Beaver Moon (Lua do Castor)
  • 15 de dezembro de 2024: Cold Moon (Lua Fria)

Motivo

Olhar digital

Ainda de acordo com o Old Farmer’s Almanac, o nome tem relação com o florescimento da planta Phlox subulata, que é conhecida popularmente de flox rastejante ou flox da montanha. Esse florescimento acontece na primavera no hemisfério norte, e a flor tem uma cor rosa.

Anteriormente, ela tinha outros nomes. Por exemplo, a tribo Dakota chamava de “Lua quando os riachos são novamente navegáveis”, já a tribo Tlingit tratava como “Lua florescente de plantas e arbustos” por conta do fim do inverno e as vegetações começando a crescer de novo.

Outro nome para nosso satélite natural nessa época do ano é Pascal, por conta de ela aparecer perto do feriado da Páscoa.

Ela também tem outros significados para diferentes povos. No caso dos hindus, é o marco do Hanuman Jayanti, que celebra o deus-macaco Lord Hanuman. Enquanto os budistas, principalmente no Sri Lanka, ela é chamada de Bak Poya, que é um feriado para celebrar a visita do Buda no país. Nessa visita, ele conseguiu resolver uma rivalidade que existia entre chefes e trouxe a paz para aquela região.

É uma superlua?

Olhar digital

Para ser uma superlua, o nosso satélite natural tem que chegar em sua fase cheia em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com nosso planeta. “Mas, sem saber o quão perto a lua cheia precisa estar da Terra, não dá para cravar se esta ou aquela lua cheia é uma Superlua”, explicou Marcelo Zurita, que é presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

Ainda conforme ele, existiram tentativas para a criação de uma definição científica definitiva para esse termo, mas é difícil que se chegue a um consenso. Um dos motivos para isso, talvez, seja por conta da astrologia. “Na astronomia, sua utilização é recente e tem se mostrado uma boa forma de popularizar a ciência, mas muita gente ainda ‘torce o nariz’ para o termo, por considerá-lo um nome mercadológico para ‘vender’ o satélite natural em seu perigeu, que, na prática, não tem nada de super, nem representa nenhum fenômeno de interesse científico”, pontuou ele.

Isso pode ser um dos motivos pelos quais até hoje a União Astronômica Internacional (IAU) não demonstrou interesse nenhum em normalizar esse termo. “Tudo que temos são as definições informais para a Superlua”, disse Zurita.

Conforme o presidente da APA, os astrônomos preferem a referência “perigeu-sizígia” ou “Lua Cheia no Perigeu”. Então, tendo isso como base, em 2024 acontecerão duas superluas, uma em setembro e outra em outubro.

A de setembro começa sua fase cheia às 23h34 do dia 17, alcançando o perigeu às 10h22 do outro dia. Já em outubro, o oposto irá acontecer. O satélite natural irá atingir seu perigeu no dia 16, às 21h50, e ficar totalmente cheio no outro dia às 8h26.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

Diabetes é causada pelo excesso de consumo de açúcar? Médica esclarece

Artigo anterior

Marília Mendonça é a primeira artista brasileira a atingir 10 bilhões de streams no Spotify

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido