Entretenimento

Lutador de UFC faz alerta sobre saúde mental masculina

0

Felizmente, estamos vivendo um momento em que falar sobre saúde mental não é mais um tabu como já foi no passado. As pessoas estão se sentindo mais confortáveis em debater sobre o assunto e procurar ajuda.

saúde mental está diretamente ligada à maneira como a pessoa se sente e sua capacidade de lidar com os altos e baixos da vida. E estar em sintonia com você mesmo proporciona que você encontre o equilíbrio e desfrute de uma sensação de bem-estar, na qual você se sente capaz e confiante para enfrentar os seus desafios.

Por ter uma importância gigantesca e poder ser, literalmente, uma questão de vida ou morte, quebrar esse tabu é de extrema importância. Foi exatamente isso que o lutador britânico de UFC Patrick “Paddy” Pimblett fez.

Discurso

BBC

Depois que o lutador de 27 anos venceu uma luta no último fim de semana, ele fez um discurso direcionado a todos os homens dedicando a vitória a um amigo próximo que tirou a própria vida.

“Recebi uma mensagem na sexta-feira às 4 da manhã. Um amigo meu, Ricky, se suicidou na minha cidade natal, Liverpool. O estigma de que nós homens não podemos falar”, disse ele em seu discurso.

O lutador pediu para que os homens não sofram em silêncio e se preocupem com sua saúde mental. Todo o discurso feito por Pimblett foi direto e inspirador.

“Escute, se você é homem e tem muita coisa acontecendo. E se você acha que a única maneira de consertar isso é se matar, por favor: fale com alguém. Fale com qualquer um. As pessoas vão te ajudar”, continuou ele.

Pela reação dos espectadores foi possível ver que o impacto que o discurso de Pimblett teve naquele momento.

“Prefiro ver meu amigo chorando no meu ombro a ter que ir ao funeral dele na próxima semana. Vamos nos livrar do estigma. Os homens precisam começar a falar”, ressaltou.

Saúde mental

BBC

Depois de finalizar seu discurso, Pimblett deixou o octógono em lágrimas. O lutador explicou que, depois de ter ouvido a notícia sobre seu amigo, ele teve que se manter forte e literalmente ir à luta “não só por ele, mas por seus amigos e pela família de Ricky, que está sofrendo mais em casa do que eu”.

“Eu tive que me concentrar na luta. Tive que bloquear minhas emoções. Quando recebi a notícia na sexta-feira, eu estava chorando. Eu me perguntei por que estava me preparando para uma luta e a razão é que fiz isso para poder chegar aqui e passar essa mensagem”, disse ele.

“As mulheres podem falar e os homens não, porque acham que vão parecer fracos. Mas não, você é mais forte do que qualquer um se puder ir até seu amigo e dizer a ele como se sente”, ressaltou Pimblett.

Em sua própria vida, o lutador disse que teve um momento em sua carreira no qual as coisas deram errado. Ele tinha quebrado sua mão e pensou em fazer “algo drástico”.

Impacto

BBC

O discurso de Pimblett sobre saúde mental masculina foi bastante emocionante e claramente impactou aqueles que assistiam à luta de casa. Até porque, quando celebridades falam a respeito disso, traz uma luz para o assunto e uma quebra de estigma sobre doenças mentais.

“A entrevista com Paddy Pimblett após a luta no fim de semana pode ter ajudado a aumentar a conscientização sobre o quão importante é para as pessoas se abrirem e conversarem se estiverem tendo problemas com alguma coisa. E foi um lembrete, mais uma vez, de que não há problema em falar”, disse o especialista em saúde mental, Pete White, ao Yorkshire Evening Post.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Noiva impressiona convidados ao se casar de vermelho

Artigo anterior

A espetacular ponte que finalmente uniu todo território da Croácia

Próximo artigo