A espetacular ponte que finalmente uniu todo território da Croácia

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesagosto 2, 20221K Visualizações

Pontes podem se tornar verdadeiros pontos turísticos, ou no caso de algumas, já serem feitas para esse propósito. Mas claro que independente do seu propósito, elas têm o mesmo objetivo: ligar um lugar ao outro. A construção de uma ponte pode demorar bastante. Por isso que quando ela finalmente fica pronta, é uma verdadeira celebração.

Esse foi o caso dessa ponte na Croácia que liga a região costeira do sul com o resto do país no Mar Adriático. Depois de uma espera muito longa, a ponte finalmente ficou pronta e foi aberta para o tráfego de veículos.

Até essa semana, antes de a construção ser aberta, os croatas tinham que passar pelo território da Bósnia-Herzegovina para fazer essa viagem. A chamada Ponte Peljesac tem 2,4 quilômetros de extensão e foi construída por uma empresa chinesa. Mas quem financiou a maior parte da sua construção foi a União Europeia.

Ponte

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A ponte foi inaugurada com uma festa que aconteceu na terça-feira dessa semana. Antes que os veículos fossem permitidos na ponte, 250 pessoas fizeram uma corrida a pé pela estrutura branca.

Na ocasião, várias pessoas também aproveitaram para passear pelo trecho inicial, enquanto barcos com a bandeira da Croácia navegavam entre as colunas que sustentam a estrutura.

Para a cerimônia de inauguração, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, enviou uma mensagem de vídeo. E o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, estava bem entusiasmado com a inauguração. “Esta noite estamos unindo a Croácia!”, disse ele.

De acordo com Plenkovic, a ponte é uma necessidade e não um luxo. Depois da cerimônia de inauguração, que contou com fogos de artifício e buzinaço, o primeiro carro a cruzar a estrutura foi um Rimac Nevera, um carro esportivo elétrico fabricado na Croácia.

Ao todo, a União Europeia financiou 85% do valor, o que deu aproximadamente 361 milhões de dólares, cerca de 1,9 bilhão de reais. O valor foi retirado do fundo que é destinado a melhorias a vida cotidiana da população. Esse mesmo fundo também financiou estradas de acesso, túneis e outras obras de infraestrutura.

País dividido

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Em 1991, a Croácia se tornou independente depois que a antiga Iugoslávia foi dividida. Com as novas fronteiras, as duas partes da costa croata foram divididas.

Com a Bósnia, existe uma linha de 9 quilômetros de costa conhecida como Corredor de Neum. E o direito de acesso à Bósnia data de 1699, época em que a cidade de Dubrovnik cedeu Neum, na atual Croácia, ao então Império Otomano.

No entanto, como a Bósnia não faz parte da União Europeia, mas a Croácia sim, as pessoas que queriam viajar para o norte da cidade medieval na costa sul do Adriático, ou então atravessar da península de Peljesac para o continente, tinham que passar pelos dois pontos da fronteira.

Contudo, agora é possível que as pessoas viagem de um forma direta pela costa croata do Adriático através da nova ponte. E de acordo com as autoridades de Neum, Dragan e Jurkovic, a construção irá diminuir o tráfego na costa durante os meses de verão.

Problemas

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Mas não são todos que acreditam que a ponte trará apenas benefícios. Alguns empresários e comerciantes estão preocupados com um possível efeito negativo na economia da região.

Até porque, vários turistas, principalmente tchecos, poloneses e alemães, são visitantes regulares de Neum, onde os preços são mais baratos do que em Dubrovnik. Então, o que preocupa os empresários e comerciantes é que essa realidade mude e haja uma inflação na região.

Além disso, a ponte também gerou uma controvérsia internacional. A princípio, a Bósnia reclamou que a construção iria afetar seu acesso ao mar. Por conta disso, a Croácia concordou em aumentar a altura da ponte para 55 metros.

Outro ponto foi que a empresa estatal chinesa que ganhou o contrato para construir a ponte, a China Road and Bridge Corporation (CRBC), fez uma oferta bem menor que a dos concorrentes europeus. Isso fez com que uma empresa austríaca apresentasse queixa e alegasse que a CRBC estava recebendo algum tipo de subsídio do governo chinês.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

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