Notícias

Macaco-prego é suspeito de ligar para a polícia nos EUA

0

A polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, foi para um zoológico no dia 13 de agosto após receber uma ligação para o telefone de emergência 911, para descobrir que o autor da ligação era um macaco-prego.

De acordo com as autoridades locais, os agentes do condado de San Luis Obispo rastrearam a ligação até os escritórios do Zoo to You, uma reserva a 320 quilômetros de Los Angeles. No entanto, ao chegarem no local, os oficiais não encontraram nenhuma emergência.

“Então, todos perceberam: deve ter sido Route, o macaco-prego”, disse o escritório do xerife em mensagem nas redes sociais, conforme repercutido pelo G1. “Aparentemente, Route pegou o celular do zoológico que estava em um carrinho de golfe usado para se locomover pelo zoológico.”

Os macacos-prego são animais curiosos que gostam de tocar e pressionar os objetos que pegam. “E foi isso que Route fez e aconteceu que ele discou a combinação certa de números para nos ligar”, informou a polícia.

Macaco-prego é encontrado baleado e com fratura exposta em SC

Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul/ Divulgação

Já no Brasil, um macaco-prego foi resgatado em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, com fratura exposta no braço e três balas de chumbinho no corpo. De acordo com a prefeitura, em comunicado nesta segunda-feira (15/08), o animal também estava com sinais de desnutrição.

O resgate foi realizado pelo Grupo de Operações e Resgates (GOR) na sexta-feira (12). Segundo a prefeitura, o macaco segue em tratamento e passará por cirurgia logo que conseguir recuperar o peso, “mas ainda corre risco de vida”.

O presidente do GOR, Pedro Henrique da Silva, informou que medidas estão sendo tomadas para evitar situações parecidas.

“Resgatamos o animal em sofrimento e não podemos deixar esta situação ocorrer novamente. Estamos atentos e a região está sendo monitorada. O macaco resgatado está internado, recebendo cuidados veterinários, mas é necessário reforçar que maltratar animais é crime e é nossa obrigação proteger a natureza”, disse.

No começo do mês, o porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemiologista Margaret Harris, informou que o atual surto de varíola dos macacos representa um risco de transmissão que vem de humanos e condenou ataques a animais.

“A transmissão que estamos vendo agora com o grande surto de varíola dos macacos é uma transmissão de pessoa para pessoa. O vírus está em alguns animais, e vemos um salto para os humanos, mas não é isso que estamos vendo agora. O risco de transmissão vem de outro ser humano”, disse a especialista.

Macaco-prego faz ‘selfie’ em zoo de João Pessoa

Foto: Reprodução/ G1

Também no Brasil, um macaco-prego do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa, descobriu uma das câmeras de segurança do local e tirou uma “selfie” com ela. As imagens foram captadas no dia 18 de julho e divulgadas no dia 20 do mesmo mês.

De acordo com a administração da Bica, o macaco-prego se chama Mi. O animal mora Ilha dos Macacos do parque, perto do recinto da Vila dos Pequenos Mamíferos, na parte central do parque. O vídeo foi registrado pela manhã, quando o macaco-prego acabou fugindo do recinto.

Nas imagens, é possível notar quando Mi interage com a câmera, olhando para ela e, logo em seguida, mostra os dentes como se estivesse sorrindo. Em um dos pontos ele tenta morder a câmera antes de “sorrir” novamente e, após isso, leva a câmera para cima de uma árvore.

De acordo com os técnicos do Parque, Mi é um animal dócil e condicionado, e que apesar de ser “fujão”, não oferece risco para os visitantes. Apesar disso, a recomendação é de que caso um visitante note que o animal saiu do recinto, não fazer contato com o macaco nem o alimentar, e acionar funcionários da Bica.

Fonte: G1

Oscar pede desculpas a atriz indígena após 50 anos de discurso de Marlon Brando

Artigo anterior

TikTok é a principal rede social usada por crianças e adolescentes no Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido