Curiosidades

TikTok é a principal rede social usada por crianças e adolescentes no Brasil

0

O TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos. Ele foi lançado em 2016, mas foi em 2020 que se tornou o aplicativo mais baixado no mundo todo. Agora, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o TikTok é a principal rede social usada por crianças e adolescentes de nove a 17 anos no nosso país.

Esse levantamento foi feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que faz pesquisas a respeito do uso de internet no Brasil.

Além de mostrar que o TikTok é a rede social mais usada, esse relatório também informou outros dados, como por exemplo, 93% das crianças e dos adolescentes no Brasil usam a internet. Desses, 78% acessam as redes sociais, mas somente 38% postam alguma coisa. Até porque, teoricamente, as plataformas não aceitam pessoas com menos de 13 anos.

TikTok

G1

O relatório também informou que as redes sociais em que mais usuários têm perfis é o WhatsApp e o Instagram. No entanto, o TikTok é o mais usado. Tanto que, 34% dos usuários de internet, entre nove e 17 anos, apontam o aplicativo como a principal rede social.

Outro dado interessante visto pelo relatório é que 32% dos usuários entre 11 e 17 anos buscaram apoio emocional na internet.

Para que esses dados fossem captados, a pesquisa foi feita com 2.651 crianças e adolescentes junto com seus pais ou responsáveis, entre outubro de 2021 e março de 2022.

Essa foi a primeira vez que o Cetic.br perguntou a respeito do uso do TikTok entre as crianças e adolescentes. Com isso, a rede social apareceu em terceiro lugar quando o critério usado é em qual serviço os usuários de nove a 17 anos têm perfil. Contudo, ele é apontado como a plataforma mais usada por esse público.

Usuários

G1

Fazendo um recorte de renda, o TikTok é a principal rede social entre as crianças e adolescentes nas classes AB, com 41%, e empata com o Instagram na classe C, com 34%. Já entre as crianças e adolescentes das classes DE, o Facebook tem um número maior, com 20%, contra  30% do Instagram e 29% do TikTok.

“As classes A e B aparecem em maiores proporções em plataformas novas do que as classes C e DE. A gente observa as diferenças por classes para todas as plataformas, mas essas mais novas têm uma diferença mais acentuada do que aquelas que já são populares há mais tempo”, disse Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil, sobre a popularidade do TikTok.

De acordo com o Cetic.br, 2,1 milhões de crianças e adolescentes brasileiros moram em casas sem computador ou internet. E mesmo que 78% das crianças e adolescentes com internet no país usem redes sociais, somente 38% postam texto, imagem ou vídeo de autoria própria. Vale ressaltar ainda que 49% compartilharam texto, imagem ou vídeo de outros perfis.

Internet e saúde

G1

Outro ponto mostrado pela pesquisa é que 81% dos usuários de internet, entre 11 e 17 anos, viram divulgações de produtos ou marcas na internet. Esse contato com a publicidade aconteceu, principalmente, em sites de vídeos.

O contato principal com essa divulgação de produtos aconteceu através de influencers que ensinam como usar algum produto (62%), abrem embalagens de produtos (61%) e mostram produtos que alguma marca deu para eles (54%).

A pesquisa também revelou que 32% dos usuários entre 11 e 17 anos também buscaram apoio emocional na internet. Segundo essa faixa etária, eles usaram a rede para conseguir lidar com alguma situação ruim que passaram ou então para falar a respeito de suas emoções quando estavam tristes.

Essa porcentagem sobe para 46% entre jovens de 15 a 17 anos. A porcentagem é de 28% entre pessoas de 13 a 14 anos, e de 15% entre 11 e 12 anos.

Os assuntos principais são alimentação saudável, prevenção e tratamento de doenças e atividades físicas.

Fonte: G1

Imagens: G1 

Macaco-prego é suspeito de ligar para a polícia nos EUA

Artigo anterior

Leilão vende mala com restos humanos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido