Notícias

Macaco que “amolava facas” é solto após 101 dias de reabilitação

chico macaco
0

O macaco é um animal conhecido por ser inteligente, parente da nossa espécie e que carrega muitas características iguais. No entanto, ninguém imaginava que iria presenciar a cena de um macaco carregando uma faca em um prédio comercial de Corrente, no Sul do Piauí.

A cidade de Corrente teve essa cena chocante recentemente. Isso porque não só viram um macaco carregando uma faca, mas também aparentemente amolando o item. Assim sendo, o animal foi solto na natureza após passar mais de três meses na reabilitação.

O macaco identificado como Chico ganhou fama nas redes sociais em junho, quando foi filmado em duas situações inusitadas. No primeiro vídeo, ele aparecia portando uma faca, raspando o objeto na janela de um prédio, como se estivesse a amolando.

Essa cena foi registrada por um morador, que conseguiu capturar o animal aparentemente afiando a faca. Assim, de acordo com o morador Alessandro Guerra, o macaco estava no local há uma semana, invadindo as casas e os estabelecimentos. Vale destacar que a cidade não possui Batalhão Ambiental, então os próprios moradores estudaram uma forma de pegar o animal.

“Ele destelha as residências, pega as caixas de sabão e biscoito, além de roupas. Faz uma verdadeira bagunça”, contou Alessandro. Desse modo, o secretário municipal do meio ambiente, Rhiomar, informou que tomou conhecimento do caso logo depois.

Então, poucos dias depois, o macaco foi filmado na janela do mesmo prédio. Porém, na ocasião, estava com um objeto diferente nas mãos. Desta vez, ele estava segurando um pano, que batia contra a parede, como se estivesse lavando.

Com a viralização dos vídeos, o animal foi procurado e capturado por equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio), em Corrente, e depois levado para Teresina. Na capital do estado, o macaco foi inserido em um grupo de animais de sua espécie no Bio Parque Zoobotânico, onde iniciou sua reabilitação.

Macaco solto

Chico ficou 101 dias no local, em preparação para seu retorno à natureza. Assim, o macaco foi introduzido aos poucos ao grupo, até ser aceito e passar a conviver com os outros macacos.

Depois desses meses em reabilitação, os especialistas consideraram que o animal estava pronto para ser solto na natureza. Então, o dia chegou e ele foi solto na quinta-feira (6) em uma zona rural de Aroazes.

Macacos assaltantes na Índia

Reprodução/Redes Sociais

Já na Índia, os macacos estão fora do controle. Como menos humanos estavam ocupando as ruas, eles se proclamaram donos e ficaram livres para agirem como se fossem mafiosos. Recentemente, macacos roubaram três amostras de sangue infectadas com coronavírus.

Dessa forma, o crime aconteceu no Meerut Medical College, em Uttar Pradesh, na manhã do dia 29 de maio. De acordo com o técnico que agora pode se considerar vítima de roubo de macaco, tudo ocorreu muito rápido.

Isso porque ele conta que estava carregando as amostras de sangue contaminadas com coronavírus em um dos pátios do hospital, quando, de repente, elas foram surrupiadas pelo macaco.

O que é realmente estranho é que ele conseguiu capturar filmagens do macaco na árvore, com as amostras. Ele estava fazendo algo chocante: mastigando e derramando o conteúdo das amostras.

Assim sendo, aqueles que vivem próximo do hospital temem que os macacos podem até ser vetores do coronavírus. Porém, macacos podem contrair o vírus?

Acontece que ainda não temos certeza sobre o caso. Porém, até o momento, não existe indícios de que eles podem. Então, os moradores de Uttar Pradesh podem experimentar um pouco de paz, pelo menos por enquanto, e se preocupar apenas com a transmissão via contato humano.

Assim, para evitar o contágio, é necessário manter as mãos limpas, evitar contato com narinas, olhos e bocas sempre que possível e manter uma distância de dois metros das pessoas. Além disso, é importante usar máscara e evitar locais fechados.

Fonte: Yahoo

Ator é acusado de furtar mais de R$ 3 mil em gibis

Artigo anterior

Investigações contra enfermeira acusada de matar bebês com injeções de insulina e ar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido