História

Madam C.J. Walker: a primeira milionária negra da história

0

Madam C.J. Walker foi a primeira mulher negra milionária da história dos Estados Unidos. Assim, ela criou sua fortuna graças à sua linha caseira de produtos de cabelo para mulheres negras.

Nascida Sarah Breedlove em uma família em que seus pais foram escravos, ela teve a ideia de criar uma linha de cuidados com cabelo depois que a própria experienciou a perda de cabelo. Então, isso levou à criação do “sistema Walker” de cuidados com o cabelo.

A mulher era uma empreendedora talentosa com um jeito especial para se promover. Então, ela construiu um verdadeiro império, primeiramente vendendo produtos para mulheres negras. Depois, ela contratou “culturalistas de beleza” para vender seus produtos.

Com isso, ela usou sua fortuna para pagar bolsas de estudos para mulheres no Instituto Tuskegee e doou uma grande parte para o YMCA Negro, Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (da sigla em inglês, NAACP) e outras instituições de caridade.

O início da vida de Madam C.J. Walker

Nascida em 23 de dezembro de 1867, os pais de Madam C.J. Walker, Owen e Minerva, nasceram escravos. Sarah era a quinta de cinco filhos e era a primeira nascida livre depois da Proclamação da Emancipação.

Dessa forma, o início de sua vida foi turbulento. Ela se tornou órfã aos sete anos e se casou aos 14 com Moses McWilliams, com quem teve uma filha chamada A’Lelia em 1885. Contudo, ficou viúva aos 20 anos.

Logo após, Madam C.J. Walker e sua filha de dois anos, A’Lelia, se mudaram para St. Louis, onde Walker equilibrou o trabalhou como lavadeira com escola à noite. Além disso, ela se tornou ativa na Associação Nacional de Mulheres de Cor e foi em St. Louis que ela conheceu Charles J. Walker, o homem que se tornaria seu segundo marido.

O sistema Walker

Reprodução

Depois que Walker teve um problema no couro cabeludo que causou a perda de cabelo, ela teve a ideia de criar uma linha de cuidados para mulheres negras. Foi com esse tratamento que ela revolucionou a indústria de cuidados com o cabelo.

Dessa forma, o método desenvolvido por ela consistia em preparação do couro cabeludo, loções e pentes de ferro. Acima de tudo, sua pomada caseira era um sucesso incrível.

Apesar de já existir produtos para cabelos no mercado, em sua maior parte feitos por pessoas brancas, Walker enfatizou que seus produtos traziam benefícios às mulheres negras.

Sua estratégia de estabelecer uma conexão pessoal rendeu clientes fiéis. Posteriormente, ela contratou uma equipe de vendedoras que ela chamaria de “culturalistas de beleza”.

A Companhia Madam C.J. Walker

Madam C.J. Walker se mudou para Denver em 1905 com apenas US$ 1,05 em seu bolso. Mas, seus produtos como o Glossine e Xampu Vegetal começaram a ganhar uma rede fiel, mudando sua condição financeira. Assim, Charles J. Walker se mudou para a cidade em 1906 e eles logo se casaram.

Em 1908, a empresária abriu uma escola de estética e uma fábrica em Pittsburg, Pennsylvania. Já em 1910, ela se mudou para Indianapolis, uma cidade com acesso às ferrovias para favorecer a distribuição a uma população maior de americanos afrodescendentes.

Sua filha assumiu a gerência de Pittsburgh e, no auge da empresa, havia mais de 3 mil funcionários, em sua maioria mulheres negras, que vendiam o produto de porta em porta.

A primeira milionária negra dos Estados Unidos

Reprodução

Madam C.J. Walker se tornou uma das pessoas negras mais conhecidas e foi amada pela mídia negra. O seu sucesso possibilitou que morasse em casas completamente diferentes daquelas que ela crescera durante sua infância. Logo, sua casa em Manhattan se tornou um salão para a elite negra de Harlem na década de 1920.

Sua reputação como empreendedora é tão bem vista quanto sua reputação como filantropa, tendo fundado clubes para suas funcionárias. Além disso, havia uma cultura de retribuição para suas comunidades com bônus caso isso fosse feito. Em um período em que empregos para mulheres negras eram limitados, ela promoveu o talento feminino.

Hoje, Madam C.J. Walker é lembrada como uma mulher negra pioneira que inspirou e mudou a indústria com sua independência, inteligência e filantropia.

Fonte: Aventuras na História

BBB: Relembre os paredões com mais votos

Artigo anterior

How I Met Your Mother: onde estão os atores hoje?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido