Curiosidades

Mafioso italiano mais procurado, Matteo Messina Denaro é preso

0

A polícia do mundo inteiro está sempre em busca de alguns criminosos, geralmente responsáveis por crimes de assassinatos ou, em grande parte dos casos, por tráfico de drogas. No entanto, a situação fica ainda mais complicada quando juntam os dois tipos de delitos em uma única pessoa. É uma vitória para todos os países quando um mafioso é apreendido depois de tantos anos de busca. Recentemente, um mafioso italiano, que ocupa o topo da lista de mais procurados, foi preso!

Trata-se de Matteo Messina Denaro, um mafioso extremamente perigoso que estava foragido há 30 anos. Depois de tantas buscas e investigações, o criminoso finalmente foi preso em Palermo (Sicília, Sul). A informação foi dada pela Mídia da Itália na última segunda-feira (16)

“Hoje, 16 de janeiro, os carabineiros (…) prenderam o fugitivo Matteo Messina Denaro dentro de um centro de saúde em Palermo, ao qual ele havia ido para terapia clínica”. Essas foram palavras de Pasquale Angelosanto, general dos carabineiros, ao falar com a agência de notícias AGI.

A prisão do mafioso

Via UOL

Conhecido como “padrinho” da máfia, Matteo estava na lista dos criminosos mais procurados do mundo. Segundo a mídia da Itália, ele era líder da Cosa Nostra, poderosa organização criminosa, que atua com tráfico de drogas, extorsão, lavagem de dinheiro e prostituição.

O rosto do mafioso é quase desconhecido. De acordo com as autoridades, ele é baseado em reconstruções feitas por meio de computadores. Matteo Messina Denaro, atualmente com 60 anos, é conhecido e temido por sua extrema perversidade. Ele vangloriou-se de poder “encher um cemitério inteiro” com as vítimas que fez durante toda a vida. Entre os mortos por ele, está um adolescente, filho de um mafioso arrependido. Na ocasião, ele teria mandado dissolver o jovem em ácido.

O “capo dos capôs”, como fora chamado por anos, substituiu Salvatore “La Bestia” Riina, capturado em 1993 e falecido em 2017. O líder da máfia siciliana ainda é suspeito de comandar os atentados de 1993 em Roma, Florença e Milão. Esses acontecimentos mataram 10 pessoas poucos meses depois que a Cosa Nostra assassinou Paolo Borselino e Giovanni Falcone, ambos juízes antimáfia em ataques semelhantes.

A prisão do mafioso provocou diversas reações da classe política da Itália, incluindo a primeira-ministra do país europeu, Giorgia Meloni. “Uma grande vitória do Estado, que mostra que não devemos nos render à máfia”, disse ela em comunicado.

Quem é Matteo Messina Denaro

Via O Antagonista

Matteo, que nasceu em Castelvetrano, na Itália, no dia 26 de abril de 1962, é conhecido como Diabolik. Ele é temido por ser o mais poderoso chefe da Máfia Siciliana. O seu apelido, no entanto, é uma referência ao personagem de quadrinho italiano de 1960.

Ele assumiu o post de líder da Cosa Nostra depois que Bernardo Provenzano foi preso em 2006, e Salvatore Lo Piccolo, em 2007. Em 2001 ele apareceu na capa da revista L’Espresso, e foi aí que seu rosto ganhou os holofotes do país. Na publicação ele era chamado de chefe da máfia.

Matteo já era fugitivo da justiça desde 1993. A Forbes, em uma publicação, colocou-o como um dos dez maiores e mais procurados criminosos do mundo. Agora, finalmente está preso!

Fonte: UOL

Namorada de Piqué está com medo depois de música da Shakira

Artigo anterior

Jogos que foram um desastre no lançamento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido