Curiosidades

Mafioso italiano é preso no Caribe após postar vídeo no YouTube

0

Marc Feren Claude Biart, um mafioso italiano de 53 anos que estava foragido na República Dominicana, foi preso e extraditado na semana passada, logo após ter postados vídeos no YouTube, ensinando aos seus seguidores alguns tutoriais de culinária. De acordo com o The Guardian, Biart é um dos integrantes da família Cacciola, a qual apoia fortemente a Máfia Ndrangheta, cuja influência destrutiva têm tomado conta de certas regiões da Itália. Segundo uma reportagem publicada pelo portal All That is Interesting, a organização é responsável por facilitar a entrada de boa parte da cocaína que assola o território europeu.

O mafioso passou a ser fortemente procurado pelas autoridades competentes em 2014. À data, promotores italianos, após reunirem provas suficientes para incriminá-lo por tráfico, haviam emitido um mandado de prisão. De acordo com a NBC News, Biart estava vivendo em uma pequena comunidade italiana de expatriados no Caribe há cerca de cinco anos. Sua figura passou a ser monitorada logo após a primeira publicação do vídeo em seu canal do YouTube.

Biart, o mafioso

Até o momento, a imprensa internacional não divulgou quantos vídeos envolvendo a arte da culinária Biart produziu e nem por quanto tempo o mafioso estava sendo monitorado antes de ter recebido voz de prisão. Conforme expôs o portal All That is Interesting, sabe-se apenas que o mafioso, em todos os vídeos, evitava – de uma forma bem discreta – mostrar o rosto. As autoridades só conseguiram identificar Biart por conta de algumas de suas icônicas tatuagens.

O mafioso foi extraditado no dia 22 e, agora, encontra-se em Milão para ser julgado. De acordo com a Organização Internacional da Polícia Criminal (INTERPOL), a prisão de Biart foi a última de uma série de operações bem-sucedidas que visavam interceder no sequenciamento das atividades da Máfia Ndrangheta. As operações, realizadas em conjunto com outras autoridades policiais de outras nações, começaram em 2020.

Além de Biart, a INTERPOL conseguiu prender também o mafioso, Fransesco Pelle, foragido há 14 anos. Pelle foi surpreendido pelas autoridades em uma clínica de Lisboa, Portugal, enquanto recebia tratamento COVID-19. Antes de buscar refúgio em Lisboa, o mafioso em questão havia ordenado o assassinato do chefe de um clã rival em 2007, após uma rixa entre as famílias Pelle-Romeo e Nirta-Strangio se instaurar. Ao todo, seis pessoas morreram em Duisburg, Alemanha. O alvo, milagrosamente, conseguiu sobreviver, embora a esposa não.

Máfia

De acordo com o portal All That is Interesting, a prisão de Biart é fruto da prisão de Marco Di Lauro, da infame Máfia Camorra, que se deu em 2019. O mafioso foi encontrado em Nápoles e estava comendo macarrão, com seus dois gatos de estimação no colo, quando as autoridades invadiram seu um apartamento. Assim como Pelle, Di Lauro estava foragido havia 14 anos.

O julgamento de Biart influencia fortemente a reputação da Máfia Ndrangheta. Segundo o All That is Interesting, a sessão é, de longe, uma das mais abrangentes da Itália em 30 anos. Conforme expôs a mídia internacional, estima-se que, em uma audiência preliminar, só para ler o nome dos 355 réus, serão necessárias, ao todo, três horas.

As autoridades estimam que o julgamento, que será realizado na Calábria, cidade natal da organização Ndrangheta, provavelmente durará dois anos e deve abordar assassinatos, sequestros e comércio internacional de drogas. De acordo com a BBC, espera-se que cerca de 900 pessoas testemunhem até janeiro de 2022.

Para o professor de Criminologia da Universidade de Oxford, Federico Varese, “o julgamento será mais do que uma revelação para o povo da Itália, o qual deve expor quão profundamente os traficantes de drogas, assassinos e agiotas que atuam no ramo Ndrangheta e ainda estão arraigados na sociedade”.

“É chocante que haja um grupo criminoso tão enraizado no território que você precise colocar centenas de pessoas em julgamento”, disse.

7 famosos que pediram desculpas a seus fãs

Matéria anterior

7 celebridades que foram babás de famosos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.