• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 maiores e mais famosos mafiosos da vida real

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      10/09/18 às 16h50

A máfia sempre deixou muita gente deslumbrada. Não é a toa que "O Poderoso Chefão", do Francis Ford Coppola, é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Perto dele, outros longas que envolvem mafiosos ocupam os principais lugares do ranking. "Os Bons Companheiros", do Martin Scorsese, e "Scarface", do Brian de Palma, estão aí para ilustrar esse fato. Isso acontece porque é na ficção que somos capazes de nos envolver com os homens que mandavam no crime. Em uma narrativa estruturada, os mafiosos são humanizados e ganham nuances que os aproximam do público.

Mas não é só no mundo artístico que esses criminosos ganham um público atento. Na vida real, eles também chamam a atenção e hipnotizam a "platéia". E isso porque eles são chefões da máfia organizada. Se você não está lembrado, irei lhe recordar. Máfia, em uma pesquisa rápida no Google, é uma organização que usa métodos anti-éticos e criminosos para fazer prevalecer seus interesses e comandar uma atividade ou instituição. Ou seja, a máfia e os mafiosos são, basicamente, pessoas do mundo do crime que foram glamourizadas no mainstream. Por isso existem tantos deles que são famosos. Listamos 7 mafiosos famosos da vida real.

1 - Al Capone

É impossível fazer uma lista com os maiores e mais famosos mafiosos de todos os tempos sem termos em destaque o ilustre Al Capone. Ele foi, e ainda é, considerado o maior mafioso da história americana, assim como também ganhou o título de "inimigo público número 1 dos Estados Unidos". O mafioso, que nasceu em 1899, ganhou popularidade após inúmeras retratações na TV e no cinema.

Al Capone se tornou um dos chefões da máfia em Chicago, e com apenas 23 anos já era o número 2 na hierarquia da máfia local. Ele comandou o grupo criminoso intitulado Chicago Outfit com apenas 26 anos. Durante seu comando, comprou políticos, policiais e juízes, além disso comandou jogos de azar, bordéis, bares clandestinos e corridas de cães. Porém, seu maior trunfo foi o monopólio do tráfico de bebidas alcoólicas na época da Lei Seca nos EUA, onde era proibido a venda e consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica.

O mafioso foi preso em 1931 por sonegação de impostos, uma vez que sempre saia ileso dos assassinatos que cometia. Ele saiu da prisão apenas em 1939, quando se afastou de vez da vida do crime e se isolou até a morte, em 1947. Veja o nosso vídeo sobre os crimes de Al Capone:

2 - Shinobu Tsukas

No Japão, máfia tem outro nome: Yakusa. Ela é a denominação para as de 21 organizações criminosas, com seus mais de 60 mil membros que controlam o país. Dentro da Yakusa, a Yamaguchi-gumi é a maior máfia e a mais respeitada (ou temida, se você preferir). Para você ter uma noção, ela movimenta sozinha 50% dos negócios ilegais do país, que variam entre tráfico de drogas, prostituição, extorsão, chantagem, lavagem de dinheiro e fraude em grande escala.

O maior nome por trás da Yamaguchi-gumi é o de Shinobu Tsukas. Ele é o maior chefão da máfia japonesa e com certeza o seu nome está entre o dos homens mais poderosos e influentes do mundo. Isso, ao mesmo tempo em que é o um dos maiores criminosos do mundo. Veja o vídeo da fatos que fala sobre o processo de iniciação na Yakusa:

3 - Semion Mogilevich

A Rússia toma bastante espaço na imprensa mundial. Na maioria das vezes com polêmicas e escândalos. Não seria diferente quando se trata de crime. A máfia russa é uma das mais expressivas e reconhecidas do mundo. Hoje, existem investigações que procuram ligações dela com instituições russas, onde há forte ocorrência de lavagem de dinheiro.

Semiom Mogilevich, que hoje tem 72 anos de idade, é conhecido como um dos maiores - se não o maior - mafioso russo em atividade. Seu grupo é chamado de O Bando de Semiom Mogilevich, que opera na Hungria. O homem comanda a maior rede criminosa do país e além disso está na lista dos 10 criminosos mais procurados do FBI.

4 - Lucky Luciano

Lucky Luciano é conhecido como o "Pai da Máfia Moderna". Salvatore Lucania, nascido em 1897, entrou no mundo da máfia e chegou a receber o pedido de ajuda da polícia. Dúvida? Durante a 2° Guerra Mundial, um chefe da polícia de Nova York que temia o nazismo, assim como maior parte da população, pediu ajuda da máfia siciliana, comandada por Lucky, para ter sua para proteção. Isso depois da suspeita de um navio ser bombardeado. O que o oficial de justiça não sabia é que o bombardeio aconteceu a mando do próprio Lucky, de dentro da cadeia onde estava na época.

Ele foi o mafioso mais poderoso dos Estados Unidos durante um tempo e expandiu sua organização até Cuba. Ele comandou a máfia tanto fora como de dentro da prisão. Além disso, recebeu pedido de ajuda oficial novamente em 1942, quando a marinha americana pediu que ele usasse suas conexões com mafiosos italianos para auxiliar no desembarque de tropas na Sicília e para proteger os portos americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

5 - El Chapo

O Cartel de Sinaloa é sem dúvida alguma o mais poderoso do México. Também conhecido como cartel do pacífico, ele também é bastante popular por conseguir corromper muitas instituições competentes do país emergente. Fundada em 1989, ela tem como principal forma de movimentação de renda o tráfico de drogas e a prostituição. Joaquín Archivaldo Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, foi o maior traficante à frente dessa organização criminosa e hoje é um dos mafiosos mais conhecidos no mundo inteiro na atualidade.

Ele foi preso há cerca de um ano, quando foi extraditado do México para os EUA nos últimos minutos do mandato do presidente Obama.

6 - Salvatore Riina

Salvatore Riina, ou Toto Riina como é conhecido, morreu em 2017 com o título de um dos maiores chefões que a máfia siciliana já teve e de criminoso mais temido da Itália. O "Chefe dos Chefes" tinha mais de 26 penas de prisão perpétuas nas costas. Ele foi acusado de cometer mais de 100 homicídios enquanto liderava uma das organizações mafiosas mais famosas do mundo. Ele esteve envolvido com o assassinato do juiz  Giovanni Falcone, um dos casos mais emblemáticos e famosos de crime da máfia italiana.

7 - Pablo Escobar

Depois que a Netflix lançou a série Narcos, todo mundo conhece o maior mafioso da América Latina: Pablo Escobar. Pablo Emilio Escobar Gaviria, nascido em 1949, foi o maior narcotraficante que a Colômbia já conheceu. O homem foi conhecido como "El Magico", por ser o pioneiro no negócio da cocaína no país e por, durante 17 anos, ser um dos mafiosos mais ricos de todos os tempos.

O Cartel de Medellín foi fundado e dirigido por Pablo, juntamente com seus irmãos Ochoa Vázquez, Jorge Luis, Juan David e Fabio. A organização liderada por Pablo, que não existe mais, operou durantes os anos 1970 e 1980. Apesar da base na cidade colombiana de Medellín, ela também tinha ações na Bolívia, no Peru, na América Central, nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa. Veja um vídeo sobre o o mafioso no nosso canal do Youtube:

E aí, curtiu descobrir os maiores e mais famosos mafiosos do mundo? Quer outras listas iguais a essa? Comenta aqui com a gente e compartilha essa matéria nas suas redes sociais. E para você que não vê a hora de estrear a 4° temporada de Narcos na Netflix, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   O     V     EG     MHM     I  
Imagens OG YH Y EN MI
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+