Curiosidades

Mais de 30 mil moedas do Império Romano são encontradas na Itália

0

A maioria das pessoas já fizeram algumas descobertas inesperadas, sejam elas coisas boas, como um dinheiro no bolso, ou então algumas nem tanto, como uma conta esquecida há tempos e perdida no meio das coisas. O fato é que o que as descobertas têm em comum é que elas acontecem de repente. Como essas moedas do antigo Império Romano descobertas na região costeira da cidade de Arzachena, em Sardenha, na Itália.

Quem descobriu essas moedas foi um mergulhador que estava explorando as águas da área. Essas moedas são chamadas de folles e são feitas de bronze. Elas circulavam na época do ado de Constantino, O Grande, entre 306 e 337 d.C.

Por conta de onde essa descoberta foi feita, o que se pensa é que elas estão ligadas a algum naufrágio. Ao todo, é estimado que sejam entre 30 e 50 mil moedas na área. A maior parte delas está bem preservada ainda com inscrições, como data e rosto, bem legíveis.

Descoberta

Olhar digital

Segundo o comunicado do Ministério da Cultura da Itália, o mergulhador viu o brilho metálico das moedas a poucos metros de profundidade e não estava muito longe da costa. Logo depois de notar sua descoberta, o mergulhador entrou em contato com as autoridades que então foram até o local no outro dia.

Todos esses artefatos estavam espalhados em duas macro áreas que vão da praia até o fundo do mar. O mais provável é que essas moedas tenham sido produzidas entre 324 e 340 por conta da cunhagem de Constantino e os membros da sua família.

“O tesouro encontrado nas águas de Arzachena representa uma das mais importantes descobertas numismáticas dos últimos anos e destaca mais uma vez a riqueza e a importância do patrimônio arqueológico [nas] profundezas dos nossos mares”, disse Luigi La Rocca, diretor-geral de Arqueologia, Artes Plásticas e Paisagem de Sardenha.

Moeda

Maiores e melhores

Essa descoberta foi de moedas da antiguidade, mas existem moedas atuais que podem valer uma verdadeira fortuna. Como por exemplo, uma moeda de um real pode valer 20 mil reais. Isso porque algumas delas são bem raras e por isso chegam a valer tanto assim. Será que alguma das suas moedas pode valer tanto assim?

A moeda em questão é a chamada “moeda bifacial” porque ela tem a imagem da República nos dois lados ao invés de ter o valor nominal em um deles. A moeda é dessa forma por conta de uma falha no processo de fabricação entre 1998 e 1999.

Ao todo foram produzidas 40 mil dessas unidades. Por isso que ela se tornou uma raridade e sonho de qualquer colecionador. É isso que faz com que ela valha até 20 mil reais.

E se engana quem pensa que a moeda bifacial é a única preciosidade que existe. Além dela, existem outras especiais também de um real. O melhor de tudo é que as pessoas não precisam sair em expedições para encontrar esses tesouros. A única coisa necessária é ter um olhar mais aguçado e saber o que procurar nelas. Veja o que procurar.

Ano em que foi emitida – algumas moedas se tornam mais especiais com o passar dos anos. Isso porque em determinados anos são feitos lotes menores, o que faz com que elas sejam consideradas raridade e tem seu valor aumentado.

Onde foi emitida – algumas foram feitas na França ou Canadá e por isso tem uma marca distinta que as diferencia das que foram produzidas pela Casa da Moeda brasileira.

Material – nem todas as moedas são feitas do mesmo material, algumas forma feitas em materiais únicos, como por exemplo, aço inoxidável e níquel. Isso também é outro fator que faz com que elas valham mais.

Diferenças e erros – um erro faz com que a moeda seja diferente das demais e isso aumenta o seu valor. Algumas tem erros pequenos no desenho, letra ou número. Tudo faz com que elas sejam mais especiais.

Quem por algum acaso encontrar uma moeda especial e não for um colecionador, o que ela tem que fazer é entrar em contato com um especialista ou colecionador para que eles possam avaliar quanto a moeda vale.

Fonte: Olhar digital,  Mistérios do mundo

Imagens: Olhar digital, Maiores e melhores

O paradoxo do ar-condicionado num planeta que ferve

Artigo anterior

Estudo da Nasa investiga planetas que estão encolhendo e, talvez, sumindo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido