Curiosidades

Mulher descobriu câncer terminal por conta de olhos amarelados

0

A maioria das pessoas já ouviu que os olhos são a janela da alma. Essa máxima tem realmente o seu fundo de verdade. Até porque, eles podem revelar muita coisa sobre a saúde de alguém, inclusive se a pessoa tem risco de morrer ou até mesmo uma doença terminal.

Esse foi o caso de uma mulher de 52 anos que depois de notar uma cor amarelada em seu olhos recebeu o diagnóstico de câncer de estômago. Esse caso foi registrado no “Cureus Journal of Medical Science” no dia 13 de dezembro.

Segundo os médicos, além de notar a cor dos seus olhos, a mulher também sentiu dores em seu estômago durante três semanas, tinha perdido peso, não sentia fome e estava se sentindo mais cansada do que o normal.

Olhos amarelados

Tua saúde

Por conta de todos esses sintomas a paciente fez vários exames que acabaram revelando que ela tinha um tipo de câncer de estômago chamado adenocarcinoma gástrico. O câncer da paciente já tinha crescido tanto que o tubo que transporta os sucos digestivos do estômago para o intestino delgado já estava comprimido.

Como resultado desse bloqueio, um substância amarelada conhecida como bilirrubina era o que estava deixando os olhos da mulher amarelados. Outra coisa que pode deixá-los com essa coloração são os cálculos biliares e um pâncreas inflamado.

Ainda de acordo com os médicos, os olhos mudarem sua coloração são um primeiro sintoma raro desse tipo de câncer do estômago. Conforme informou o National Cancer Institute, o amarelamento, seja dos olhos ou da pele, pode ser um sinal de que a pessoa já está com um câncer de estômago avançado. Outros sinais que também podem indicar isso são sangue nas fezes, perda de peso sem explicação, vômitos e dificuldades para engolir.

Saúde

IOB

No caso da paciente de 52 anos, ela descobriu seu câncer terminal por conta da coloração dos olhos. E eles podem revelar outras coisas sobre uma pessoa. Como por exemplo, se ela tem ou não um risco maior de morrer de forma precoce. Isso é visto através de um exame rápido e indolor do globo ocular.

Isso é possível ser verificado porque à medida que as pessoas vão envelhecendo o corpo é impactado das mais variadas formas. Mas isso não quer dizer que as pessoas da mesma idade têm um declínio físico na mesma proporção.

Uma das maneiras de saber qual é a verdadeira idade biológica de alguém é olhando nos olhos dela. Com isso, os médicos podem ter uma ideia da saúde futura dos seus pacientes.

Sabendo disso, foi ensinado a um modelo de aprendizado de máquina como prever os anos de vida de alguém apenas olhando na sua retina, que é a parte de trás do olho. Como resultado, o algoritmo criado previu a idade de cerca de 47 mil adultos meia-idade e idosos do Reino Unido pelo período de três anos e meio.

Passado um pouco mais de 10 anos desse escaneamento, 1.871 pessoas morreram. As pessoas que morreram foram as que tinham suas retinas com aparência mais velha.

Para se ter uma ideia, se o algoritmo previsse que a retina de alguém era um ano mais velha do que sua idade de verdade, essa pessoa tinha seu risco de morte nos próximos 11 anos aumentado em 2%, independentemente da razão da morte. Já com relação ao risco de morte por alguma outra razão que não uma doença cardiovascular ou câncer aumentou 3%.

Observações

Médicos de olhos

O visto pelos pesquisadores foi de encontro com evidências mais recentes que mostraram que a retina é bastante sensível aos danos do envelhecimento. De acordo com estudos prévios, as células da retina podem sim ajudar na previsão de doenças cardiovasculares, doenças renais e outros sinais de envelhecimento. No entanto, essa foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar a diferença de idade da retina como uma maneira de prever o risco de morte.

“A associação significativa entre a diferença de idade da retina e mortalidade não cardiovascular/não-câncer, juntamente com a crescente evidência da ligação entre olho e cérebro, pode apoiar a noção de que a retina é a ‘janela’ de doenças neurológicas”, escreveram os pesquisadores.

Todas evidências apontam a relação da saúde da retina com a saúde cardiovascular, embora ela não esteja ligada à mortalidade cardiovascular. Além disso, outros estudos também revelaram que imagens da retina podem ajudar a prever fatores de risco cardiovascular.

“Este corpo de trabalho apoia a hipótese de que a retina desempenha um papel importante no processo de envelhecimento e é sensível aos danos cumulativos do envelhecimento, que aumentam o risco de mortalidade. Outros preditores existentes da idade biológica, como neuroimagem, o relógio de metilação do DNA e o relógio de envelhecimento do transcriptoma, não são tão precisos quanto a diferença de idade da retina parece ser. A retina, por sua vez, pode ser facilmente escaneada em menos de 5 minutos. Se pudermos aprender mais sobre como essa camada de tecido está conectada ao resto do corpo, podemos ter uma excelente nova ferramenta em nossas mãos”, concluíram os autores.

Fonte: Catraca livre, Science Alert

Imagens: Tua saúde, IOB, Médicos de olhos

Confira detalhes do Mausoléu de Pelé, com 200m², grama artificial e decoração especial

Artigo anterior

Ken Block, esportista radical, sofre acidente na neve e morre aos 55 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido