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Nada de torneira: como é a nova água que promete salvar o radiador do carro

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Criações automobilísticas estão surgindo no mercado, para tornar a performance dos carros mais ágil e positiva, e é o que promete uma nova água milagrosa.

Um perfil nas redes sociais viralizou um produto dizendo que somente a água fosfatada poderia substituir o aditivo convencional.

Para comprovar sua eficácia, ele colocou uma palha de aço em uma garrafa com água mineral, que rapidamente apresentou sinais de corrosão, enquanto a outra garrafa com água fosfatada permaneceu sem sinal de ferrugem.

Via UOL

Recomendações oficiais

No entanto, a recomendação oficial é seguir as instruções do manual do veículo.

Isso porque o mesmo efeito anticorrosivo pode ser obtido com o uso de água desmineralizada comum, como recomendado por alguns fabricantes.

Essa água deve ser diluída com aditivo de etilenoglicol, que eleva o ponto de ebulição da água, evitando a fervura.

Além disso, não existem comprovações sobre a aplicação desse produto nem recomendação dos fabricantes, tanto em veículos quanto nos sistemas de arrefecimento. É a opinião de Everton Lopes, mentor em Energia a Combustão da SAE Brasil.

Segundo Lopes, a recomendação é utilizar aditivos misturados com água livre de minerais, como cálcio e sódio, apenas.

Assim, ao remover esses elementos e adicionar o aditivo corretamente, é possível ter uma maior proteção contra congelamentos e corrosões.

Além disso, ele ressalta que é importante seguir exatamente o que está indicado no manual do veículo, sem fazer alterações com nenhuma água milagrosa, que possam causar problemas, pois os produtos devem ser testados de maneira adequada.

Importância do radiador

O radiador do carro desempenha um papel fundamental no sistema de resfriamento do motor.

Sua principal função é dissipar o calor gerado pelo motor durante o funcionamento, garantindo que a temperatura do motor seja mantida em níveis seguros.

Quando o motor está em operação, ele gera uma quantidade significativa de calor devido à combustão interna.

Se o calor não for removido de forma eficiente, a temperatura do motor pode subir a níveis perigosos, resultando em danos graves, como o superaquecimento do motor e a queima de componentes internos.

O radiador trabalha em conjunto com outros componentes do sistema de arrefecimento, como a bomba d’água, o termostato e as mangueiras, para regular a temperatura do motor.

O líquido de arrefecimento, geralmente uma mistura de água e aditivo anticongelante, circula pelo motor, absorvendo o calor gerado.

Em seguida, o líquido aquecido flui para o radiador, onde o ar que passa através das colmeias do radiador retira o calor do líquido, resfriando-o novamente antes de retornar ao motor.

Manter o radiador em bom estado de funcionamento é essencial para o desempenho e a durabilidade do veículo.

A manutenção adequada, como a verificação regular do nível e da qualidade do líquido de arrefecimento, a limpeza das colmeias e a inspeção de vazamentos, ajudam a garantir o bom funcionamento do sistema de resfriamento.

Portanto, a importância do radiador reside na sua capacidade de controlar a temperatura do motor, evitando danos e garantindo um desempenho eficiente e confiável do veículo.

Via Cobli

Sem água milagrosa na limpeza

A limpeza do radiador é uma parte importante da manutenção do sistema de resfriamento do veículo.

A princípio, certifique-se de que o motor esteja frio antes de iniciar qualquer trabalho no sistema de resfriamento. Isso é importante para evitar queimaduras causadas pelo líquido de arrefecimento quente.

Em seguida, localize o radiador no compartimento do motor. Ele geralmente está localizado na frente do veículo, atrás da grade.

Remova a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento. Isso ajuda a liberar a pressão no sistema.

Além disso, use uma chave ou uma ferramenta apropriada para soltar as braçadeiras ou parafusos que prendem as mangueiras do radiador. Tenha cuidado para não danificar as mangueiras ao soltá-las.

Com as mangueiras desconectadas, você pode usar uma mangueira de água de baixa pressão ou um limpador de radiador específico para enxaguar o radiador.

Certifique-se de direcionar o fluxo de água no sentido oposto ao fluxo normal do líquido de arrefecimento para ajudar a remover detritos acumulados.

Limpeza

Se houver uma grande quantidade de sujeira ou detritos presos nas colmeias do radiador, você pode usar um limpador de radiador específico ou uma escova macia para remover cuidadosamente a sujeira. Tome cuidado para não danificar as colmeias durante esse processo.

Após a limpeza, com produtos normais, sem água milagrosa, reconecte as mangueiras e aperte as braçadeiras ou parafusos para garantir uma vedação adequada.

Preencha o reservatório de expansão do líquido de arrefecimento com a proporção correta de água e aditivo anticongelante conforme recomendado pelo fabricante do veículo.

Por fim, ligue o veículo e deixe-o funcionar por alguns minutos para permitir que o líquido de arrefecimento circule e para eliminar qualquer bolha de ar do sistema. Verifique se há vazamentos ou problemas de temperatura anormal durante esse período.

Dessa forma, seu carro seguirá com boa performance, e sem comprometer o radiador.

 

Fonte: UOL

Imagens: UOL, Cobli

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