Curiosidades

Napoleão era ruim de cama como mostra novo filme de Ridley Scott?

0

Napoleão Bonaparte foi um líder militar, político e também se autocoroou imperador da França. Foi nesse posto que conquistou um vasto território nos campos de batalha. Ele é uma figura histórica bastante importante e conhecida, mas não são apenas os feitos com relação ao seu governo que chamam atenção.

Nessa semana, estreou nos cinemas do país o filme “Napoleão”, uma das cinebiografias mais esperadas do ano. O longa foi dirigido por Ridley Scott e tem como protagonistas Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby dando vida à Napoleão e Josefina.

“Napoleão (Joaquin Phoenix) poderia ter sido um soldado desconhecido, mas provou sua capacidade e rapidamente subiu de posto nas fileiras militares, chegando a general aos 24 anos. Impetuoso e implacável, na liderança do exército francês, ganhou fama como grande conquistador de batalhas e de corações, como o de Josefina (Vanessa Kirby), com quem casou e viveu um conturbado relacionamento”, diz a sinopse.

Napoleão

Essa cinebiografia não mostra somente a carreira militar de Napoleão, mas também sua luta por reconhecimento e ascensão com imperador. Além disso, a trama também foca no relacionamento conturbado que ele tinha com sua primeira esposa.

Embora seja uma cinebiografia, o enredo é uma adaptação e por isso tem algumas imprecisões históricas para que a narrativa corra de uma forma mais fluida. Justamente por isso que quem viu o filme pode ter ficado com dúvida a respeito de alguns pontos, como por exemplo, os disparos dele nas pirâmides do Egito ou a retirada de uma bala de canhão do peito do seu cavalo já morto.

Dentre todas as dúvidas, uma que é mais procurada é se Napoleão realmente era ruim de cama como é mostrado no filme.

Ruim de cama ou não?

Aventuras na história

De acordo com Michael Broers, da Universidade de Oxford, que é um dos principais especialistas em Napoleão, em entrevista para o site Time Out, o imperador realmente tinha uma falta de habilidade sexual, pelo menos no que diz respeito às relações com Josefina.

“Sabemos que ele era bastante inexperiente sexualmente quando conheceu Josefina porque ele contou às pessoas e isso está em suas memórias. Ele estava inseguro com Josefina, mas não com qualquer outra coisa que eu possa imaginar”, contou Broers.

Um ponto que vale mencionar é que Josefina era seis anos mais velha do que Napoleão e já tinha dois filhos quando os dois se conheceram.

Também é importante ressaltar que o filme é impreciso no ponto da descrição de Josefina. “Seus dentes eram quase inexistentes, devido ao mascar cana-de-açúcar quando ela estava no Caribe”, finalizou o especialista.

Estranheza

Quora

No filme, a vida sexual de Napoleão pode ter chamado atenção, mas na vida real outra parte do imperador é bem conhecida: seu pênis. O pênis foi guardado em uma caixinha de couro. Claro que ele já está deteriorado e ressecado pelo tempo, mesmo assim o pênis é guardado a sete chaves pela filha de um urologista americano.

O órgão de Napoleão mete 3,8 centímetros e é considerado uma relíquia. E com relação a essa curiosa peça, existem mais mistérios do que confirmações. Segundo Vítor Soares, autor de um artigo a respeito do tema e que tem o podcast História em Meia Hora, se tratando disso, “as coisas não são tão consensuais assim”.

“Embora por muito tempo as pessoas tivessem a certeza de que o pênis era dele, há a possibilidade de que não seja. Nunca foi comprovado que realmente seja”, ressaltou ele.

Esse é o mesmo pensamento de Victor Missiato, historiador e pesquisador integrante de grupo da Universidade Estadual Paulista e professor no Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.

“É difícil comprovar que, de fato, esse pênis pertença a Napoleão Bonaparte, porque não há nenhum estudo relacionando o material genético desse pênis com o dos restos mortais de Napoleão, sepultado na França. Hoje em dia, com as tecnologias disponíveis, seria possível, valeria a pena”, argumentou.

“O que há é uma trajetória do órgão sexual atribuído ao estadista. É factível que seja dele porque já na época havia uma importância histórica, um significado acerca de Napoleão”, explicou Missiato.

A trajetória do pênis de Napoleão foi amplamente recuperada pelo historiador e jornalista Tony Perrottet em seu livro “Napoleon’s Privates: 2500 Years of History Unzipped”.

E se a retirada do pênis realmente aconteceu, ela deve ter sido feita na frente de testemunhas. Segundo relatos, tinham 29 pessoas perto do corpo de Napoleão desde a morte até a preparação do sepultamento. Dentre elas, oito médicos, duas criadas, um padre e um serviçal.

Quem teria feito a amputação peniana teria sido o médico François Carlo Antommarchi. Algumas pessoas acreditam que ela tenha ocorrido por vingança porque o médico teria sido encarregado meio a contragosto de passar uma temporada na ilha para cuidar da saúde já debilitada de Napoleão. Além disso, também é contado que o imperador francês costumava xingar e destratar o médico que, em várias ocasiões, chegou a receber cusparadas e xingamentos.

Fonte: Aventuras na história, BBC

Imagens: Aventuras na história, YouTube, Quora

Fragmentos de vidro vulcânico na Antártica revelam a data de uma das erupções mais violentas da Terra

Artigo anterior

Metano e vírus descongelado: como fica a Terra se gelo dos polos derreter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido