• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas estranhas que você não sabia sobre Napoleão Bonaparte

POR Mateus Graff    EM História      23/07/18 às 16h35

O que você sabe sobre Napoleão Bonaparte? Bom, a gente pode contar um pouco da história desse cara para vocês. Napoleão foi líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa.

Ele foi Imperador dos Franceses de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Com as guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Em julho de 1815, Napoleão foi derrotado na Batalha de Waterloo. Ele passou seus últimos dias de vida confinado pelos britânicos na ilha de Santa Helena. Esse é um breve resumo do que foi a vida de Napoleão, mas existem algumas coisas curiosas e foram elas que nos inspiraram a fazer essa matéria.

Separamos alguns fatos bizarros sobre a vida de Napoleão, confiram:

1 - Enterrado sem o seu pênis

Napoleão morreu em 1821, na Ilha de Santa Helena. Mas ele não foi enterrado com todos os seus órgãos, faltava um detalhe. O fato é que amputaram o pênis dele horas depois de sua morte. Existe a hipótese de que o médico que fez a autópsia, Francesco Antommarchi, tenha arrancado o órgão como uma forma de 'vingança'.

Um século depois, o órgão genital de Napoleão apareceu nos EUA. No ano de 1977, um urologista americano adquiriu o pênis de Napoleão em um leilão.

2 - Anticristo?

A rainha portuguesa Maria I, também conhecida como Maria, a Louca, dizia que Napoleão era "o Anticristo". Portugal, no caso, era um dos alvos do imperador pelo fato do país ser aliado e ter fortes laços comerciais com a Inglaterra.

Napoleão tinha proibido o comércio com os ingleses, um ato que ficou conhecido como Bloqueio Continental. Por causa de Napoleão, a família real portuguesa fugiu para o Brasil em 1808. Se ele era o anticristo ou não, isso permanece um grande mistério.

3 - As hemorroidas de Napoleão

Enquanto os soldados lutavam, o general francês estava em uma batalha, digamos assim, mais íntima. Alguns historiadores, como o escritor americano Arno Karlen, dizem que Napoleão tinha um sério caso de hemorroidas. Esse problema afetou sua vida, pois coisas simples, como andar a cavalo, tornaram a vida de Napoleão um verdadeiro inferno.

Na batalha em que Napoleão é vencido, muitos dizem que foi por causa desse problema. Como ele tinha dormido muito pouco na noite anterior, ele estava exausto e não acertou as ordens na batalha. Não existe nada que comprove essa história, mas muitos especialistas acreditam que é verdade. Quer saber mais sobre esse relato? A nossa matéria mostra como o desfecho da batalha de Waterloo teve relação com as hemorroidas de Napoleão Bonaparte.

4 - A decepção de Beethoven

Por incrível que pareça, Ludwig van Beethoven era completamente fã de Napoleão. Quer uma prova disso? O grande compositor compôs uma música em sua homenagem. O nome era "Buonaparte". Mas isso não durou muito tempo.

Quando Napoleão se autocoroou imperador, tomando a coroa das mãos do papa, Beethoven riscou o nome de Napoleão da capa da partitura. Beethoven achava que o ato tinha sido tirânico e mudou o nome da sinfonia para "Eroica".

5 - Racismo

Vocês já ouviram falar por aí histórias envolvendo Napoleão, racismo e Hitler? Pode parecer loucura, caros leitores, mas muitos dizem que essa é a mais pura verdade. Claude Ribbe, autor do livro "Os Crimes de Napoleão", diz que o imperador é um dos precursores de Hitler. O escritor afirma que o francês proibiu os militares negros de morar em Paris. Ele também proibiu casamentos entre raças e revogou a abolição da escravatura nas colônias.

Pelo visto Napoleão não gostava muito de negros. Claude Ribbe diz também que foi ele que criou os campos de concentração na Córsega e na ilha de Elba.

6 - Napoleão e a relação com casar-se de branco

Em 1804, Napoleão pediu para confeccionar roupas brancas, seguindo o modelo de Josefina, sua esposa. O papa Pio VI oficializou o casamento dos dois. Antes de Napoleão e Josefina se casarem, as pessoas costumavam usar trajes de qualquer cor. Depois desse casamento, a opção de casar-se de branco começou a se popularizar. Mas e você, sabia dessa relação entre casar de branco com Napoleão Bonaparte?

7 - Pinturas com a mão na barriga

Em muitos retratos feitos de Napoleão, ele aprece com a mão dentro de seu casaco. Por que? Existem duas explicações para isso. Uma é que ele sentia muitas dores no estômago por causa de um suposto câncer no estômago, uma úlcera ou uma hérnia. Por isso, ele apertava o abdômen enquanto posava, para aliviar um pouco da dor.

Outro possível motivo é o estilo classicista que era apreciado na época.

Mas e você, já conhecida todos essas curiosidades sobre Napoleão Bonaparte? Comente aqui pra gente!




Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+