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Netflix amplia liderança entre streamings e supera 260 milhões de assinantes

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Hoje em dia as pessoas já não conseguem se imaginar sem a Netflix, ou outro serviço de streaming. Contudo, a Netflix vem anunciando várias mudanças que não têm agradado tanto seus usuários. Dentre as várias mudanças feitas pela gigante do streaming, as que foram feitas na cobrança das mensalidades têm sido uma das mais recorrentes.

Mesmo assim, a Netflix continua na liderança mundial entre as plataformas de streaming. De acordo com a plataforma, ela teve 13 milhões de novos assinantes no último trimestre do ano passado. Esse foi o maior número em um único trimestre visto desde o auge da pandemia de covid-19.

Claro que esse desempenho bom tem um reflexo nos negócios. Por exemplo, as ações da Netflix subiram 8,3% nas negociações depois do expediente no mercado norte-americano. Tanto é que, no ano passado, as ações da gigante do streaming acumularam uma alta de 65%.

Para se ter uma ideia, a Netflix teve um lucro líquido de 938 milhões de dólares no quarto trimestre. Esse valor é aproximadamente 17 vezes os 55 milhões de dólares que eles tiveram em 2022.

Segundo Jessica Reif Ehrlich, analista de mídia do Bank of America, a plataforma abriu uma vantagem com relação às suas concorrentes. “Está ficando cada vez mais claro que a Netflix venceu a ‘guerra do streaming’”, disse ela.

Esse crescimento é estimado para aumentar ainda mais em 2024. Segundo a própria Netflix, ela espera um crescimento saudável em sua receita na casa dos dois dígitos para 2024.

Crescimento da Netflix

CNN

Claro que sabendo desse crescimento, todos ficam curiosos para saber o que o causou. Ele foi, na realidade, uma soma de fatores indo desde o conteúdo até decisões estratégicas de mercado.

Para entender isso é preciso voltar a maio de 2023, época em que a Netflix começou oficialmente a fazer sua repressão contra as senhas compartilhadas. No começo, vários usuários reclamaram, mas voltaram a assinar a plataforma, ou então pagar a taxa extra para os “pontos” fora da residência principal.

Logo no trimestre depois da mudança, o streaming tinha registrado um crescimento de 5,9 milhões de novos assinantes no mundo todo. As assinaturas eram feitas pelo interesse das pessoas no conteúdo da Netflix. Até porque, ela teve várias produções que fizeram bastante sucesso, como por exemplo, “One Piece”, “Toda Luz que Não Podemos Ver”, “A Queda da Casa de Usher”, e a última temporada de “The Crown”.

Mais razões

Netflix

Além desses fatores, a Netflix também surfou na onda da mudança nas dinâmicas do mercado. Com isso, muitas empresas começaram a reavaliar suas estratégias de reter filmes e séries exclusivos. Então, a gigante do streaming começou a receber títulos de sucesso que eram de outras plataformas, como “Young Sheldon”.

Com relação ao sucesso financeiro da plataforma, ele foi causado pela estabilização do novo pacote básico, que é a assinatura com propagandas. Esse “Plano Padrão com Anúncios” tem um preço menor do que os outros, no nosso país por exemplo, ele custa R$ 18,90 e a pessoa tem acesso a todo conteúdo, mas tem que assistir comerciais.

A Netflix não revelou quantos assinantes têm esse plano, no entanto, ela indica que irá continuar investindo nesse formato. A plataforma também disse que a publicidade ainda não é o impulsionador principal do crescimento da sua receita, mas ela quer que isso mude até 2025.

Mais assistidos

Nesse processo de mudanças, a Netflix prometeu ser mais transparente com relação aos seus dados internos de reprodução. Por conta disso ela irá começar a divulgar um relatório semestral contendo essas informações.

Agora, o primeiro deles foi divulgado, junto com a lista de filmes e séries mais assistidos do primeiros semestre de 2023. Além dos nomes dos títulos mais assistidos, a Netflix também divulgou a quantidade de horas que foram reproduzidas no mundo todo. Esses dados mostram as tendências de comportamentos e gostos preferenciais dos usuários da plataforma. Por isso que eles também servem como uma forma de analisar o que possivelmente será renovado e cancelado.

A série mais assistida no primeiro semestre desse ano foi “O Agente Noturno”. Ao todo foram mais de 800 milhões de horas de reprodução. Depois dela vem “Ginny e Georgia”, que é um drama adolescente que teve aproximadamente 650 milhões de horas. E em terceiro lugar veio “A Lição”

Uma outra produção que teve bastante destaque foi “Wandinha”, de 2022. Mesmo ela não sendo desse ano, a série teve mais de 500 milhões de horas reproduzidas nos primeiros seis meses de 2023.

  1. O Agente Noturno (812.100.000)
  2. Ginny e Georgia – temporada 2 (655.100.000)
  3. A Lição (622.800.000)
  4. Wandinha (507.700.000)
  5. Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton (503.000.000)
  6. Você – temporada 4 (440.600.000)
  7. A Rainha do Tráfico – temporada 3 (429.600.000)
  8. Outer Banks – temporada 3 (402.500.000)
  9. Ginny e Georgia – temporada 1 (302.100.000)
  10. Fubar (266.200.000)
  11. Manifest – temporada 4 (262.600.000)
  12. Caleidoscópio (252.500.000)
  13. Amigas Para Sempre – temporada 2 (251.500.000)
  14. A Mãe (249.900.000)
  15. A Batalha dos 100 (235.000.000)
  16. 1ntensivão de Amor (234.800.000)
  17. Casamento às Cegas – temporada 4 (229.700.000)
  18. Treta (221.100.000)
  19. A Diplomata (214.100.000)
  20. Luther – O Cair da Noite (209.700.000)

Fonte: Olhar digital

Imagens: CNN, Netflix, YouTube

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