Curiosidades

O que acontece nos seus olhos se você não tirar as lentes de contato

0

Muitas pessoas sofrem com problemas de visão. Oftalmologistas podem dar dicas para manter a saúde da visão, mas se for um caso genético, é quase certeza que você precisará de lentes para corrigir sua visão, sejam elas de óculos ou lentes de contato. E mesmo com a praticidade das lentes, elas não são para todos.

Isso é uma opinião dos próprios oftalmologistas, que dizem que, para conseguir aproveitar ao máximo os benefícios que a lente tem é preciso “ter maturidade” e, claro, uma indicação médica

Toda essa ressalva é necessária porque os olhos precisam ter condições favoráveis para se manterem saudáveis. E com um pequeno descuido com as lentes de contato é possível que complicações surjam e que, se forem ignoradas, colocam a visão em risco.

Não tirar as lentes de contato

Lenscope

De acordo com os oftalmologistas, o tempo máximo para usar lentes de contato por um dia é variável e depende do tipo, indicações do fabricante e do objetivo que está sendo buscado. Mesmo assim, o recomendável, para garantir, é que elas sejam usadas por no máximo 12 horas. Isso porque os olhos precisam de um tempo para descansar.

Se isso não acontece, seja porque a pessoa esqueceu ou por alguma outra razão que impede a pessoa de tirá-las, existem algumas consequências. São elas: irritação, hipóxia corneana e infecções.

Sentir que tem areia no olho

O filme lacrimal, conhecido como lágrima, é quem mantém a integridade do olho. Sua função é lubrificar, nutrir e proteger a região de infecções por ele ser rico em anticorpos. Quando não existe umidade, o olho pode secar, se danificar e abrir espaço para que partículas e impurezas sejam depositadas.

Não tirar as lentes muda a interação entre a lágrima e a córnea. Além disso, as lentes perdem sua eficácia e começam a incomodar, e também facilitam que micro-organismos se proliferem.

A primeira coisa sentida é um desconforto ou dor. Eles podem vir com a sensação de que tem areia nos olhos, deixando os olhos vermelhos ou diminuindo a visão. Se isso acontecer, a pessoa deve tirar as lentes imediatamente e procurar um médico para que ele faça uma avaliação.

Os olhos não conseguem “respirar”

Os olhos precisam de oxigenação para funcionar como devem. Por isso que não tirar as lentes de contato pode atrapalhar o processo e causar a chamada hipóxia corneana, que é a falta de oxigênio na córnea.

Caso isso aconteça, um dos primeiros sintomas é o inchaço. Além disso, essa condição também faz com que pequenas veias na córnea apareçam. E no caso de hipóxia crônica, existe um risco de mudanças no formato da córnea e no aparecimento de astigmatismo.

Infecções são facilitadas

A maior preocupação dos oftalmologistas com as pessoas que usam lentes são as infecções por microrganismos como fungos, bactérias e até protozoários. Elas podem aparecer pelo descuido na higiene e no manuseio das lentes, ou então por esquecer de tirá-las.

Quando a pessoa esquece de tirar a lente, as condições de saúde da córnea são alteradas e elas ficam mais propensas a lesões, o que por sua vez é uma porta de entrada para as inflamações e infecções.

Dentre as mais frequentes estão as chamadas ceratites bacterianas. Delas, as mais raras são as infecções por fungos (ceratites micóticas) e as por protozoários (ceratites por Acanthamoeba).

Uso seguro

All about vision

Para que as lentes não sejam um problema para a saúde dos olhos, é importante que a pessoa siga todas as instruções do médico e do fabricante. Algumas coisas a serem feitas são:

  • ir regularmente ao oftalmologista;
  • ter sempre uma necesaire com os materiais de limpeza para as lentes;
  • evitar dormir com as lentes;
  • lavar bem as mãos antes de manejar as lentes;
  • manter as lentes longe de todo tipo de água, porque existe um risco de contaminação;
  • evitar usar água para limpar ou conservar as lentes;
  • limpá-las de forma certa com a solução recomendada pelo médico;
  • trocar a caixinha a cada três meses.

Fonte: VivaBem

Imagens: Lenscope, All about vision

Copos Stanley: ”convertidos” gastam mais de R$ 4 mil com ele

Artigo anterior

Netflix amplia liderança entre streamings e supera 260 milhões de assinantes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido