Curiosidades

Nós suamos enquanto nadamos?

0

Para quem já se perguntou se nós suamos enquanto nadamos, a resposta é sim. Isso porque enquanto praticamos a atividade, o nosso corpo não sabe que estamos em contato com a água e acaba soltando o suor na esperança de abaixar a temperatura corporal, que aumenta por causa do exercício. No entanto, a água também consegue nos refrescar, porque as moléculas de H2O roubam o calor do corpo. 

Por isso, apesar de suarmos enquanto nadamos, é uma quantidade menor que o normal. Em uma piscina a 29 °C, a taxa de suor fica em 0,44 L/h. Em comparação, na prática de esportes terrestres, a taxa média de suor é de 1 litro por hora.

Mas há quem transpira o dobro disso. No futebol americano, em que é preciso utilizar equipamento pesado, os jogadores transpiram 1,9 litro por hora. É preciso destacar que se a água estiver mais quente, a transpiração aumenta. A taxa de suor vai a 1,07 L/h quando os nadadores utilizam piscinas a 33 °C.

Se o suor dos nadadores se misturar à água, como detectar sinais de desidratação? Uma alternativa é usar sensores colados à pele. No ano de 2019, um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos EUA, desenvolveu um adesivo que, graças a um chip, mostra em tempo real a taxa de suor, temperatura corporal e nível de eletrólitos do nadador. Os eletrólitos são minerais essenciais que auxiliam a manter a hidratação e o nível de pH do sangue.

Natação: quais são os benefícios desse esporte

Foto: Henrimar

A natação é a capacidade do homem e de outros seres vivos de se moverem por meio de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. É uma atividade física que pode ser recreativa.

Como competição,  começou na Europa, por volta do ano de 1800, na sua maioria utilizando o estilo bruços. Em seguida, no ano de 1873, John Arthur Trudgen apresentou o estilo Trudgen. Após isso, copiou o estilo crawl usado pelos Índios Nativos Norte-Americanos, criando uma nova versão.

Veja abaixo alguns benefícios da natação.

1. Melhora sua respiração

Foto: Revista Crescer

Um dos principais benefícios da natação é a melhora na respiração. Inclusive, enquanto aprendem a nadar, os bebês fazem rápidas imersões na água que ajudam a aprimorar a aptidão do organismo para trabalhar com níveis baixos de oxigênio.

Já nos adultos, os músculos responsáveis pela entrada e saída de oxigênio nos pulmões ficam mais fortes, por trabalharem mais. Essa contribuição melhora a qualidade de vida de todas as pessoas, até mesmo das que possuem problemas respiratórios.

2. Ajuda na insônia

Foto: 4FIT

Você sabia que nadar pode ajudar você a dormir melhor? Por controlar o ritmo da respiração e até mesmo da ansiedade, praticar o esporte costuma trazer noites mais tranquilas de sono.

3. Nadar faz bem para seu coração

Foto: Treinus

As pessoas que praticam natação fortalecem os músculos cardíacos. Isso é possível por causa dos movimentos das pernas, braços e tronco, que ajudam a reduzir a gordura em volta do coração, prevenindo doenças cardíacas. Além disso, o exercício estimula a circulação do sangue pelo corpo, visto que os nadadores têm um aumento de bombeamento sanguíneo, por causa da pressão da água.

4. Aumenta a sua concentração

Foto: Getty Images

Outro benefício da natação é a contribuição para a atividade cerebral, ajudando na memória e a manter a concentração.

A serotonina e endorfina são as responsáveis por deixar o nadador em um estado de alerta e, com isso, mais concentrado. Isso ajuda na produtividade em outros campos da vida, como trabalho, tarefas da rotina, estudos. Além disso, como nadar é um exercício aeróbico, aumenta a oxigenação do organismo, incluindo o cérebro, melhorando seu raciocínio.

Fonte: Superinteressante, Folha GO

Qual a origem da expressão “primeira-dama”?

Matéria anterior

Pesquisa apresenta a relação entre o consumo de adoçante e o risco de câncer

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos