Curiosidades

Colocar água na pasta de dente é ruim?

0

Escovar os dentes é um hábito que temos desde bem pequenos. Assim, manter a higiene bucal é realmente uma das melhores coisas que podemos fazer para manter nossa saúde em dia. Nesse hábito, é quase um ritual ir ao banheiro, colocar um pouco de pasta de dente na escova e despejar um pouco de água em cima. Mas será que é certo fazer isso?

Recentemente, a marca Colgate usou seu perfil no Twitter e tweetou uma coisa que deixou várias pessoas intrigadas. “Com quantos anos você descobriu que não é recomendável molhar o creme dental antes de escovar os dentes?”, escreveu a marca.

A marca continuou sua postagem dizendo que a água prejudica a escovação porque “diluiu o creme dental” e suas “propriedades benéficas”. Além disso, a Colgate também falou que a espuma “diminuiu o atrito da escova com a superfície do dente“.

Pasta de dente

Sorrisologia

Mas será que tudo isso realmente faz sentido? Especialistas foram procurados para dizer se realmente não se deve colocar água em cima da pasta de dente. De acordo com Ricardo Belchior, coordenador e professor do Departamento de Engenharia Química da FEI, o uso da água realmente diminui a abrasividade da pasta de dente.

Por conta disso, tendo menos atrito entre a pasta e o esmalte do dente, a tendência é que a eficiência da escovação seja diminuída. Entretanto, por outro lado, a água ajuda a diluir os abrasivos da pasta de dente. Isso, por sua vez, “permite uma maior penetração do creme dental entre os dentes, melhorando a eficiência da escovação”, pontuou Ricardo.

Outro ponto ressaltado por Ricardo é que, geralmente, as pessoas não gostam de escovar os dentes sem a adição da água. Por isso, retirá-la pode atrapalhar a experiência e consequentemente o resultado final.

Pode ou não

Sorrisologia

Já na visão de Jaime Aparecido Cury, professor da área de bioquímica, da Faculdade de Odontologia da Unicamp, a água em cima da pasta de dente não afeta o resultado da escovação de uma forma significativa.

“A pasta de dente tem propriedades reológicas. Isso quer dizer que as suas substâncias só serão liberadas quando houver algum tipo de fricção, como quando você escova os dentes. Por isso, mesmo se você colocar um pouco de água, não vai perder a eficácia”, explicou ele.

De acordo com Jaime, mesmo nos experimentos em laboratórios, a diluição da pasta de dente é um processo bem trabalhoso. “Você precisa colocar o creme e a água num tubo de ensaio e deixar chacoalhando numa máquina por pelo menos cinco minutos para que a solução desperte totalmente”, pontuou.

Na visão do cirurgião-dentista Ricardo Jahn, professor da Unisa e especialista em periodontia, colocar água na pasta de dente “não prejudica a higiene bucal”. Contudo, ele diz que o ideal é umedecer um pouco as cerdas da escova antes da limpeza e, depois, colocar a pasta de dente.

“O bom de a escova estar úmida é que ela dá uma sensação de maior maciez durante o ato”, disse ele.

O dentista ressalta que o recomendado para os adultos é que eles coloquem uma quantidade de pasta de dente do tamanho de uma ervilha. Não é necessário que se encha a escova com o creme.

“Não é a espuma que faz a limpeza, mas a ação mecânica das cerdas juntamente com a pasta”, frisou.

Conclusão

Prima vida

Todas essas observações e visões dos especialistas nos dão uma ideia geral de que colocar um pouco de água em cima da pasta de dente não irá prejudicar a qualidade da limpeza. Além disso, a água também pode ser colocada nas cerdas da escova de dente antes da pasta. O mais importante é que a quantidade de pasta de dente colocada não precisa ser grande para o resultado da escovação ser boa.

Fonte: UOL

Imagens: Sorrisologia, Prima vida

Saiba porque alguns animais hibernam

Artigo anterior

A história de Laika: o primeiro ser a orbitar a Terra

Próximo artigo