Ciência e Tecnologia

Nova tecnologia com inteligência artificial consegue prever câncer de mama até cinco anos antes

0

O exame de câncer de mama acaba de ganhar um aliado inteligente para acelerar a detecção e salvar mais mulheres com diagnósticos precoces.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Massachusetts General Hospital desenvolveram um modelo usando inteligência artificial (IA) para prever o câncer de mama até cinco anos antes de sua manifestação.

Eles utilizaram dados de 90 mil mamografias de mais de 6 mil pacientes do Massachusetts General Hospital entre 2009 e 2012.

Via Pexels

O sistema de IA identificou padrões sutis nos tecidos mamários que não poderiam ser percebidos por humanos, permitindo a previsão das chances de desenvolvimento da doença.

A IA previu 31% dos casos de alto risco, uma melhoria significativa em relação às técnicas tradicionais que podiam prever apenas 18% desses casos, tornando a prevenção da doença mais eficiente.

Testes

Estudos anteriores sobre prevenção de câncer de mama tiveram base em dados de mulheres brancas. Isso resultou em testes de prevenção menos eficazes para a população negra e hispânica.

Esse resultado apareceu em um estudo publicado no Journal of Women’s Health. No entanto, o novo modelo com a IA foi testado em mulheres negras, aumentando sua acessibilidade.

Ainda há a necessidade de testes em mulheres indianas e de outras etnias. A tecnologia também possibilitou o conhecimento dos riscos individuais de cada paciente, o que pode ser importante para personalizar programas de prevenção.

Via Pexels

Outra vantagem do novo modelo é a possibilidade de mudar a forma como as mamografias se aplicam.

Atualmente, elas possuem base em faixa etária e com recomendação apenas para mulheres acima dos 45 anos nos Estados Unidos.

Com o novo método, a mamografia poderia ter aplicação para identificar outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.

Assim, os resultados do estudo indicam que a IA tem um grande potencial para revolucionar a prevenção de câncer de mama e de outras doenças.

Dessa forma, a personalização dos programas de prevenção pode aumentar a eficácia dos testes, além de torná-los mais acessíveis a diferentes grupos étnicos.

Isso pode levar a uma melhora significativa na detecção precoce do câncer de mama e salvar vidas.

Como é o exame de câncer de mama tradicional?

O exame de câncer de mama tradicional para prevenção é a mamografia, que consiste em uma radiografia das mamas.

Durante o exame, a mama passa por compressão entre duas placas para espalhar o tecido da mama e obter uma imagem clara. Recomenda-se a mamografia geralmente para mulheres com mais de 40 anos de idade. Este é  um dos melhores testes para detectar precocemente o câncer de mama.

Além da mamografia, também existem outros testes de prevenção de câncer de mama, como o exame clínico da mama, a ressonância magnética e a ultrassonografia da mama.

Via Pexels

O exame clínico da mama é feito por um médico, que examina manualmente a mama para detectar possíveis caroços ou outras anormalidades.

A ressonância magnética e a ultrassonografia da mama também são alternativas para detectar possíveis problemas nas mamas e podem ser fundamentais em casos específicos, como por exemplo, em mulheres com alto risco de câncer de mama ou em mulheres com mamas densas que podem dificultar a detecção por meio de uma mamografia.

No entanto, com o exame de câncer de mama com inteligência artificial, não será necessário passar por várias alternativas. Além disso, uma vez que a mamografia acontece, os resultados passam por avaliação direta no computador.

Dessa forma, não significa que irá substituir os exames tradicionais, mas sim otimizar a análise para prever a possibilidade de desenvolver do câncer.

Ainda, esse sistema, se bem-desenvolvido, poderá trazer novas possibilidades de prevenção antecipada, ajudando no tratamento prévio nas primeiras fases, o que aumenta consideravelmente as chances de tratamento e remissão completa.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Pexels, Pexels, Pexels

Curiosidades surpreendentes sobre irmãos gêmeos!

Artigo anterior

Segunda-feira é o dia da preguiça, mas por quê?

Próximo artigo