Entretenimento

O dia que John Lennon lançou um álbum com seu pênis na capa e causou um escândalo

0

O famoso álbum Unfinished Music No 1: Two Virgins é um dos mais populares e queridos pelos fãs fervorosos dos Beatles, e não apenas pelas belas canções, mas também pela polêmica que esse disco acompanhou ao trazer o pênis de John Lennon na capa.

Lançado há mais de 50 anos, esse trabalho foi o primeiro de uma trilogia experimental que ele fez com sua esposa na época, Yoko Ono. As gravações eram irregulares, com músicas misturadas aos sons da natureza, loops instrumentais e amplificadores distorcidos.

No entanto, apesar da confusão, foi um álbum gravado em apenas uma sessão na casa de Lennon. Segundo ele, foi uma experiência única, gravando até meia-noite e depois “fazendo amor até amanhecer”. Segundo o cantor, o trabalho “foi muito bonito” de se fazer.

No entanto, não foi apenas a gravação diferente e os sons bagunçados que fizeram o álbum se tornar polêmico, mas sim a capa escolhida para ilustrar o disco. Na época, o casal achou uma boa ideia se colocarem nus diante da capa. Exatamente, o pênis de John Lennon ilustrou o Unfinished Music No 1: Two Virgins.

Via UOL

Críticas desde o início

Vivendo no meio do mainstream na época, a gravação vanguardista e experimental não agradou os críticos. Inclusive, os próprios companheiros de banda foram diplomáticos ao falar sobre a polêmica. George Harrison contornou a situação afirmando que o casal estava tão envolvido em si mesmo que “pensavam que tudo o que diziam ou faziam era de importância mundial”.

As músicas do controverso álbum sequer chegaram aos principais mercados, vendendo apenas 5.000 cópias no Reino Unido. Contudo, o aspecto visual foi o suficiente para causar uma revolução com os críticos.

A provocação do pênis de John Lennon

Via Gazeta do Povo

Segundo informações de entrevistas da época, John Lennon afirmava que desde o início, mesmo antes do disco e das músicas, ele já imaginava gravar Yoko Ono despida, pois “seu trabalho era puro”.

Por isso, não conseguiu pensar em outra forma de expressar aquela gravação se não com a capa polêmica. A mulher se sentiu um pouco envergonhada de se despir na sessão de fotos, por isso o Beatle a acompanhou na nudez, e fotografaram juntos.

Apesar de muitos terem encarado o pênis de John Lennon como uma provocação para os críticos ou para a mídia, ele insistia que não era nenhuma ideia revolucionária.

O único movimento que pareceu ter sido pensado pelo cantor foi um jornal The Times dobrado pela cama. Conhecidos como conservadores, a inclusão na capa certamente pode ser entendida como uma provocação de Lennon.

A mensagem tinha vários significados, mas principalmente pelo que os jornais fazem com o nu artístico, tornando-os um escândalo, mesmo que tenha intenções inocentes, como o pênis de John Lennon, segundo o cantor.

E não foi apenas a mídia que se sentiu ofendida. A própria gestora dos Beatles teve reações ruins. O assessor de imprensa, Derek Taylor, resumiu as reações em apenas uma frase: “pessoas imundas”.

No entanto, ele ajudou Lennon, e teve a ideia de realçar a hipocrisia da reação conservadora acrescentando uma frase bíblica na capa. A linha é do capítulo dois do Génesis: “E ambos estavam nus, o homem e sua esposa, e não tinham vergonha”.

Via El País

Mal-recebido

A justificação bíblica não ajudou na recepção do pênis de John Lennon na capa do álbum.

A gravadora EMI não quis distribuir o disco mundialmente, e outras opções procuradas só emitiu o disco após ele ser embalado em envelopes de papel pardo. Mesmo assim, várias lojas de Nova York recusaram as remessas, e cerca de 30 mil cópias foram confiscadas pela polícia.

Posteriormente, Sissy Spacek lançou uma canção sobre a capa: “John, You Went Too Far This Time”.

Por conta disso, o álbum sequer chegou a ser vendido no exterior, e a polêmica teve que ser abafada com trabalhos posteriores.

Atualmente, é possível encontrar algumas edições de colecionador no disco com o pênis de John Lennon, mas que ainda é vendido com um envelope censurando o casal.

 

Fonte: UOL

Imagens: Getty, Gazeta do Povo, UOL, El País

O que é Moharebeh e por que as pessoas morrem por isso no Irã?

Artigo anterior

Whatsapp lança recurso que era TUDO o que os usuários sonhavam

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido