Curiosidades

O duelo mágico “real” entre William Butler Yeats e Aleister Crowley

0

Em 1990, a rivalidade entre os mágicos William Butler Yeats e Aleister Crowley atingiu o seu ápice. Crowley era um praticante de ocultismo que ficou famoso na Inglaterra vitoriana com suas crenças e comportamentos considerados imorais na época, incluindo drogas.

Quando tinha em torno dos 20 anos, Crowley se juntou a Hermetic Order of the Golden Dawn, uma sociedade secreta sobre o estudo da magia. Entre os seus membros estavam o autor de Drácula, Bram Stoker, e Yeats, que é considerado um dos poetas mais importantes do século 20.

Logo ficou claro que Yeats e outros membros da sociedade estavam desconfortáveis com as interpretações de Aleister Crowley e suas práticas e rituais. Por isso, eles decidiram que Crowley não seria mais bem-vindo, o que deixou o ocultista zangado.

Confronto

Foto: Reprodução/ Open Culture

Antecipando um possível duelo com Yeats, Crowley consultou MacGregor Mathers, um mago e fundador da Golden Dawn. Ele teria sido o responsável por aconselhar  Crowley sobre “feitiços” que poderiam converter os membros da Golden Dawn ao lado de Crowley. Mathers também teria sido quem orientou os trajes que o ocultista deveria usar.

Crowley e Yeats acreditavam que suas habilidades ocultas poderiam ter um efeito no mundo real. Crowley desejava pegar alguns dos papéis ultrasecretos da organização e decidiu usar a magia para isso, mesmo que também estivesse armado com punhais.

Quando o ocultista apareceu na sede da Golden Dawn em Londres na Blythe Road, um confronto físico aconteceu. De acordo com o biógrafo de Yeats, Richard Ellman, em um determinado momento, Crowley tentou subir um lance de escadas enquanto Yeats e outros membros da Golden Dawn o confrontavam, gritando feitiços um para o outro.

Ainda segundo o biógrafo, a batalha acabou quando Yeats usou um simples ataque e lançou seu pé em Crowley. “Quando Crowley chegou ao alcance, as forças do bem atacaram com os pés e o chutaram escada abaixo.”

Yeats teria descrito que o confronto com Crowley terminou com o ocultista sendo escoltado para fora do prédio e com um telefonema para a polícia para que ele não voltasse. 

O confronto ganhou o nome de “A Batalha de Blythe Road”.

Yeats foi membro da Golden Dawn por um total de 32 anos, falecendo em 1939. 

Outras curiosidades sobre Aleister Crowley 

Foto: Wikimedia Commons

Aleister Crowley morreu aos 72 anos, sendo conhecido como o homem mais perverso do mundo. Edward Alexander Crowley, nome de nascimento do mago, é filho de Edward, um homem que ficou rico com a cervejaria da família e morreu de câncer quando o filho tinha 11 anos. A mãe dele, Bertha, tinha uma relação péssima com o filho e o chamava de “A Besta”.

Na juventude ele mudou o nome para Aleister e estudou filosofia na Universidade de Cambridge. Na época, ele pesquisava sobre o esoterismo e por isso surgiram boatos de que ele seria um espião do governo.

Logo após sair da Golden Dawn, Crowley criou a religião Thelema, que defendia que o mundo passou por diversas fases espirituais.

De acordo com a Thelema, o primeiro aeon (ou fase espiritual) foi comandado por uma mulher. O segundo, por um homem. Já o terceiro, e atual, por um deus criança, que seria Hoo-paar-kraat.

Para conseguir entrar em contato com o mundo espiritual, Crowley praticou magia negra, orgias e ficou viciado em cocaína e heroína.

Além disso, em 1920, Aleister fundou a Abadia de Thelema na Sicília (Itália) para praticar magia. No local, três anos após ser inaugurado, um seguidor de Crowley morreu após beber sangue de um gato usado em sacrifício.

No entanto, mesmo com a fama de homem mais perverso do mundo, ele nunca teria feito sacrifícios humanos.

Fonte: Mental Floss, Superinteressante

Issei Sagawa, o canibal que tem uma legião de fãs japoneses

Artigo anterior

Jovem que acreditou que nunca mais andaria sobe a escada do Rocky Balboa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido