Curiosidades

O hábito que reduz a função cognitiva, segundo Stanford

0

Você sabe qual o hábito que pode reduzir nossa função cognitiva? Esse foi o alvo de pesquisa da Universidade de Stanford, e trouxe revelações impressionantes.

Ele indicou que lidar com reclamações pode prejudicar permanentemente a forma que nosso cérebro lida e interpreta as coisas.

Basta apenas 30 minutos de negatividade por dia para afetar nossos neurônios no hipocampo.

O que é função cognitiva?

Função cognitiva refere-se às habilidades mentais e processos mentais superiores envolvidos na percepção, compreensão, aprendizado, memória, raciocínio, resolução de problemas, tomada de decisão e outras atividades mentais.

Essas funções são essenciais para o funcionamento do cérebro humano e desempenham um papel crucial em nossas interações com o mundo ao nosso redor.

As funções cognitivas abrangem uma ampla gama de processos, incluindo:

  • Percepção: A capacidade de interpretar e dar sentido às informações sensoriais, como ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar.
  • Atenção: A capacidade de focar e concentrar-se em estímulos específicos e ignorar distrações.
  • Memória: O processo de codificar, armazenar e recuperar informações.
  • Linguagem: A capacidade de compreender e utilizar a linguagem para comunicação, expressão de pensamentos e compreensão de conceitos.
  • Pensamento: O processo de formar ideias, conceitos e representações mentais.
  • Raciocínio: A habilidade de fazer inferências, tirar conclusões lógicas e resolver problemas.
  • Função executiva: O conjunto de habilidades envolvidas no planejamento, organização, tomada de decisões, autocontrole e monitoramento do comportamento.
  • Velocidade de processamento: A capacidade de processar informações rapidamente.

Essas funções cognitivas trabalham em conjunto para nos ajudar a perceber, compreender e interagir com o mundo ao nosso redor.

Qualquer dificuldade ou alteração nas funções cognitivas pode afetar nossa capacidade de realizar tarefas diárias e pode estar presente em condições como demência, lesões cerebrais, transtornos do desenvolvimento ou transtornos neuropsiquiátricos.

Via Freepik

Negatividade e as funções cognitivas

A negatividade, principalmente na forma de reclamação habitual, tem o potencial de causar mudanças reais no cérebro.

O Dr. Travis Bradberry, autor do artigo “Como Reclamar Reconfigura Seu Cérebro Para Negatividade”, ressalta que reclamar condiciona o cérebro a adotar uma postura negativa, mesmo diante de circunstâncias externas favoráveis.

Essa tendência faz com que o cérebro se habitue a pensar negativamente, impactando a maneira como os outros nos percebem e afetando nossa função cognitiva.

Mas como exatamente a negatividade reconfigura nossos cérebros? Esse processo está relacionado à maneira como nosso corpo reage ao estresse e à capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões neurais, conhecida como neuroplasticidade.

O estresse crônico desencadeia desequilíbrios nos circuitos neurais, como explicado pela neurologista Dra. Lucia Zavala.

Esses desequilíbrios afetam negativamente nossa capacidade de tomar decisões, nossos padrões de sono e têm diversos outros efeitos no funcionamento cognitivo do cérebro, reduzindo-o significativamente.

E como mudar?

Existe a possibilidade de reverter os danos causados pela reclamação e negatividade em nossos cérebros?

De acordo com a Dra. Zavala, o cérebro se adapta ao nosso estilo de vida, o que significa que se não adotarmos hábitos saudáveis para o cérebro, sua adaptabilidade, ou seja, sua neuroplasticidade, pode ser comprometida.

No entanto, nem tudo está perdido. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que cultivar uma atitude de gratidão pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, resultando em melhor humor e maior energia.

Simplesmente reconhecer, modificar e substituir pensamentos negativos por positivos pode começar a reconfigurar o cérebro para a positividade, o que, por sua vez, melhora a função cognitiva.

Portanto, embora a negatividade possa ter efeitos prejudiciais na função cognitiva, existe a esperança de que possamos reverter esses efeitos negativos ao adotar práticas e mentalidades mais positivas.

Ao cultivar a gratidão e a substituição de pensamentos negativos por positivos, podemos promover mudanças benéficas em nosso cérebro e melhorar nossa capacidade cognitiva.

Dicas para mudar

Via Freepik

Mudar e deixar de se cercar de negatividade pode ser difícil, mas existem algumas dicas que ajudam.

Comece prestando atenção aos seus padrões de pensamento e identificando os pensamentos negativos que surgem com frequência.

Esteja ciente de quando você está se criticando, se preocupando excessivamente ou tendo pensamentos derrotistas.

Assim que você perceber um pensamento negativo surgindo, interrompa-o conscientemente.

Imagine um sinal de pare em sua mente ou diga “pare” em voz alta. Essa ação ajuda a interromper o ciclo automático de pensamentos negativos.

Além disso, quando identificar um pensamento negativo, procure formas de reestruturá-lo em algo mais positivo e realista.

Por exemplo, se você pensou “Eu nunca vou conseguir fazer isso”, reenquadre-o como “Posso enfrentar desafios e aprender com eles”.

Ainda, dedique um tempo diariamente para focar nas coisas pelas quais você é grato. Isso ajuda a mudar o foco para aspectos positivos da sua vida e a cultivar uma mentalidade mais positiva.

Elogie-se e celebre suas realizações, mesmo as pequenas. Reconheça suas qualidades e conquistas, destacando seus pontos fortes e progressos.

Além disso, é fundamental procurar companhias e ambientes que sejam positivos e encorajadores. Evite pessoas ou situações que tendem a alimentar pensamentos negativos.

Lembre-se de que a mudança de padrões de pensamento negativos para positivos requer prática e paciência. Não espere resultados imediatos, mas persista nessas estratégias para alcançar uma perspectiva mais positiva e construtiva para impactar sua função cognitiva.

 

Fonte: Mistérios do Mundo

Imagens: Freepik, Freepik

Das telonas para os cassinos: cinco filmes de aviação que inspiraram jogos e slots machines

Artigo anterior

O animal mais inteligente do mundo, segundo a inteligência artificial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido