Curiosidades

8 formas de aumentar os hormônios que fazem você ficar mais feliz

0

Em geral, todo mundo almeja a felicidade não é mesmo? Ser feliz e conseguir a capacidade de alcançar a felicidade por conta própria é o objetivo de quase todas as pessoas. Mas, ultimamente está cada vez mais difícil alcançar esse objetivo em um mundo caótico como o nosso. Mesmo com todos os empecilhos, ainda tem como fugir dessa onda de negatividade. Afinal, a vida é incrível assim, mesmo com todos os desafios e dificuldades, e mesmo que a gente se esqueça disso às vezes.

Para ser feliz, as pessoas têm quatro hormônios principais para que se alcance a felicidade, são eles: serotonina, dopamina, ocitocina e endorfina. Eles são os conhecidos hormônios da felicidade, além de também serem responsáveis por outras emoções, como prazer, união, motivação e até mesmo o amor.

Ademais, os hormônios funcionam como mensageiros químicos do corpo. Eles estão envolvidos com vários outros processos essenciais para nosso corpo. Como por exemplo, temos a frequência cardíaca e a digestão, e também o humor e os sentimentos regulados pelos hormônios.

Por isso que entender como essa química funciona no corpo e no cérebro faz com que se possa ser um agente ativo nesse aumento dos níveis desses hormônios da felicidade. E quem não quer ser mais feliz?

Em específico, os eles são secretados como uma resposta. Seja ao ambiente em que se está, a um relacionamento, alimentação, exercícios ou outros fatores. Como resultado, as pessoas são capazes de influenciar esses hormônios. Mostramos aqui algumas formas de aumentar, de forma natural, esses hormônios que te deixarão mais feliz.

1 – Completar uma tarefa

INC

A dopamina é o hormônio responsável pelo prazer. Ela é uma das responsáveis por manter as pessoas motivadas e concentradas. Além disso, a dopamina também é a chave para o sistema de recompensa do cérebro e faz com que a pessoa se sinta feliz, mantendo-a alerta.

Justamente por isso que quando se marca uma tarefa concluída em uma lista, sente-se certo prazer. Isso é a dopamina funcionando. O dia pode ser melhorado apenas com uma pequena lista de afazeres simples quando completada.

2 – Ouvir música

Ggie

A música tem o poder de deixar a pessoa feliz logo quando começa a tocar. Essa atividade também é uma das que influencia a dopamina. Então, para se ter um dia mais feliz, dê o play em sua música preferida.

3 – Brincar com um bebê

Guia infantil

A ocitocina é o conhecido hormônio do amor. Ela também é essencial para promover a união e a confiança. Além disso, esse hormônio regula as respostas ao estresse e tem sido relacionada com a generosidade.

Uma das formas de ativar esse hormônio é brincar com um bebê. O toque já libera o hormônio, mas o contato visual também é muito importante.

4 – Abraço ou ficar de mãos dadas

Revista planeta

O afeto é uma das principais maneiras de se liberar a ocitocina para ser mais feliz. Independente se esse afeto é romântico ou de amizade, essas formas de toque fazem com que as pessoas se sintam mais próximas umas das outras. Como resultado, o hormônio é liberado e as pessoas sentem seus benefícios.

5 – Alimentação saudável

Sempre bem

Dos hormônios para ficar feliz, a serotonina talvez seja o mais calmo. Ela é totalmente sobre o bem-estar e a felicidade a longo prazo. Como até 90% da serotonina do corpo se produz no intestino, o passo mais importante para a produção desse hormônio é uma alimentação saudável.

6 – Exercícios

Omron Brasil

Outra forma de se produzir serotonina é praticando exercícios. Eles aumentam os níveis tanto de serotonina quanto de triptofano. Além disso, os exercícios também ajudam no aumento do microbioma intestinal. Como resultado, a produção de serotonina é feita em dois níveis.

7 – Rir

Feliz melhor idade

Um dos hormônios para uma vida mais feliz é a endorfina, pois ela traz um sentimento de alívio. Por isso que é esse hormônio quem combate o estresse, dor e desconforto. Claro que para espantar tudo que é ruim e ser mais feliz o remédio é rir. O riso faz maravilhas para o corpo.

8 – Chocolate amargo

Significado de sonhar

O chocolate já é amado pela grande maioria das pessoas, independente se traz ou não algum benefício. Mas nesse caso, o chocolate amargo ajuda na produção de endorfina. E quem não fica mais feliz comendo um chocolate, não é mesmo?

Fonte: MSN

Imagens: INC, Ggie, Guia Infantil, Revista Planeta, Sempre Bem, Omron Brasil, Feliz melhor idade, Significado de sonhar

7 celebridades que morreram no natal

Matéria anterior

10 fatos curiosos e interessantes sobre o futebol

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos