O lugar que as espinhas crescem no seu corpo querem dizer alguma coisa

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      14/12/16 às 16h04

A acne é uma doença de pele, que muita gente acredita ser normal apenas na adolescência, na verdade ela é bastante comum em crianças (0-2 anos), adolescentes (14-18 anos) e jovens adultos (19-40 anos). Mas, de fato, os principais responsáveis pelo aparecimento da acne são os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade.

Esses hormônios são os andrógenos e os estrógenos, produzidos tanto pelo ovário quanto pelos testículos, além das glândulas supra-renais em ambos sexos. A produção de andrógenos é maior nos homens, enquanto a de estrógenos é maior nas mulheres. Os andrógenos são responsáveis pelo início do funcionamento das glândulas sebáceas, muito ativas no roto, peito, costas e couro cabeludo.

Essas glândulas estão presentes desde o nascimento, porém só são ativas na puberdade. A acne precisa ser tratada o mais rápido possível, é preciso estar sempre atento e não acreditar que se trata de "algo da idade" ou que "elas vão desaparecer com o tempo", nem dar importância porque "não é uma doença". Na verdade, é sim. E como qualquer outra deve ser tratada, principalmente com recomendação de especialistas. Não apenas pela estética, mas para a saúde da pele e psíquica.

001

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

E essa não é a primeira vez que falamos sobre acne, se você ainda não viu, ou quer rever, confira algumas matérias: 10 coisas que só quem teve ou tem muitas espinhas vai entender; 8 espinhas gigantes sendo espremidas; Qual o jeito de tirar uma espinha o mais rápido possível?; 5 situações dramáticas que só quem teve muita espinhas já viveu.

Todo mundo já teve pelo menos um espinha na vida, e sabe o quanto isso pode ser chato. Além disso, a acne, inevitavelmente está ligada diretamente com o que você come. Mas, exatamente o que? Médicos homeopatas chineses, fizeram uma reflexão diferente sobre o assunto, acreditam que ela pode (e deve) ser tratada de maneira específica. Por isso, criaram um mapa especificando as zonas do corpo, como esse abaixo:

002

E, a partir dele, as causas de espinhas nessas regiões, assim, teriam um melhor resultado, a partir do conhecimento exato da causa. Confira quais são elas:

1 - Queixo e pescoço

01

Conhecida como Zona 1, os maiores culpados pela aparição de acne nessa região são os hormônios. Além disso, também podem causar acne nessa zona, assim como o consumo excessivo de açúcar e estresse (você irá perceber que o estresse causa acne em praticamente todos os lugares do corpo).

2 - Ombros

02

É muito comum aparecer acne nas zonas 2 e 3 do corpo quando a pessoa está estressada. Outra causa é usar durante muito tempo roupas de ginástica suadas. Se começar a aparecer espinhas nessa região do seu corpo, fique atento, talvez esteja na hora de começar a relaxar e se manter mais zen. Uma longa caminhada ou um bom livro e uma taça de vinho tinto podem ajudar nesse processo.

3 - Peito

03

Quando espinhas aparecem na região do peito, zona 4,  isso quer dizer que tem algo errado com seu sistema digestivo. Pense bem, você comeu um monte de fast-food nos últimos tempos? Você tem intolerância alimentar? Ou não sabe? Para eliminar essas acnes, comece a fazer um verdadeiro limpa em sua alimentação.

4 - Braços

04

As zonas 5 e 6 sofrem com o aparecimento de acnes quando o organismo não é capaz de absorver a quantidade necessária de vitaminas e nutrientes. Tente incorporar mais frutas, legumes e cereais integrais na sua dieta.

5 - Barriga

05

Pessoas com espinhas na barriga muitas vezes sofrem com altos níveis de açúcar no sangue. Também conhecida como zona 7.

6 - Região pubiana

06

Ou zona 8, aqui é muito comum aparecer acnes quando se usa  roupas apertadas e suadas. O melhor jeito de evitar isso é trocar sempre as roupas íntima sujas por roupas limpas. Agora, se essas espinhas estiverem acompanhadas de inchaços e feridas, é aconselhável procurar um médico, o mais rápido possível.

7 - Coxas

07

As zonas 9 e 10, quando afetadas pela acne, normalmente indicam que você é alérgico a um determinado produto, como sabão em pó e cremes.

8 - Costas

08

Tanto a parte superior quanto a inferior, zonas 11 e 12, são lugares comuns de se aparecerem acnes. Essas regiões, também, estão relacionadas com o sistema digestivo.

9 - Bumbum

09

Se você tem espinhas nas zonas 13 e 14, saiba que elas estão diretamente relacionadas com sua alimentação. Normalmente, indicam que o que você come está causado alguma inflamação em seu organismo.

Então pessoal, como deu para perceber, as espinhas estão ligadas diretamente a sua alimentação. De qualquer maneira, vale a pena ficar de olho e evitar que elas apareçam, em qualquer lugar. O que acharam da matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Via   guff     sbd     google  
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+