Ciência e Tecnologia

O que acontece com nosso corpo se segurarmos a vontade de espirrar?

0

O que acontece com nosso corpo se segurarmos a vontade de espirrar? Já te ocorreu esse pensamento? Pior ainda é quando você está gripado/a e o nariz congestiona apenas de um lado só.

De repente, um mero grão de poeira, alguma bactéria presente no ar, ou mesmo alguma coisa que entrou nas suas narinas podem provocar um espirro.

O espirro é uma espécie de expulsão repentina e sonora do ar pelos nossos narizes e bocas que, geralmente, acontece por conta de uma irritação na mucosa nasal. Funciona como uma forma de defesa do organismo a reações inesperadas dentro do corpo.

Mas o que acontece com o nosso corpo se segurarmos a vontade de espirrar? O que pode acontecer?

Allergy

Segundo publicação do ScienceDaily, “Como um computador temperamental, nossos narizes precisam de um ‘reboot’ quando estão saturados, e esse reinício biológico é desencadeado pela pressão de um espirro. Quando um espirro funciona adequadamente, ele renova o ambiente das passagens nasais para que as partículas ‘ruins’ inspiradas pelo nariz possam ficar presas. O espirro é realizado por sinais bioquímicos que regulam o movimento de cílios (pelos microscópicos) nas células que revestem nossas cavidades nasais.”

Quando a sensação de espirrar surge, as pessoas fecham os olhos involuntariamente, mas não chega a ser algo violento a ponto de saltar o seu olho para fora.

De acordo com o professor de otorrinolaringologia da Universidade Saint Louis, Alan Wild, fechar o nariz para não espirrar não é recomendável e o mais indicado é que você permita que ele saia sem nenhum tipo de bloqueio.

Man sneezing in car

Segundo ele, um espirro bloqueado pode machucar o diafragma, romper um vaso de sangue na córnea, o tímpano, perder a audição, sentir tontura ou até mesmo enfraquecer um vaso sanguíneo do cérebro.

Alan reforça que as chances de isso acontecer são baixas, mas nada impede que esses fenômenos aconteçam. O indicado é tampar a boca e o nariz de forma educada e não deixar que o espirro atinja alguém.

O espirro que quebrou duas vértebras

vertebra

Uma mulher de 28 anos chamada Monique Jeffrey prendeu a respiração, segurando um espirro, e teve duas vértebras deslocadas. Ela acabou tendo que passar por uma cirurgia no pescoço.

Segundo ela, “Eu senti um espirro vindo e prendi a respiração, como se faz na hora de espirrar, e doeu”, contou Monique Jeffrey. “Quando eu espirrei, senti algo se mover e foi uma dor torturante. Espirrei duas vezes e, no segundo, pensei ‘ai, meu Deus!’”.

Assim que prendeu o espirro, ela começou a sentir um formigamento no braço, passou por uma tomografia e o exame mostrou que duas vértebras dela estavam deslocadas.

Você segura um espirro? Mande seu comentário para gente!

Descobrimos outro joguinho secreto dentro do chat do Facebook

Artigo anterior

10 tipos de prazeres que você só pode ter com o seu corpo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido