Entretenimento

O que aconteceria se um asteroide caísse no Brasil? Veja neste simulador

0

Você já imaginou se um asteroide cair na Terra? Outra pessoa fez essa mesma pergunta, e assim surgiu um simulador que pode responder isso com precisão.

A ferramenta Asteroid Launcher permite verificar os resultados de uma colisão em qualquer lugar do mundo, além de definir o tamanho e a velocidade do impacto, bem como sua inclinação e outros fatores pertinentes para verificar o desastre.

As verificações utilizam cálculos científicos e matemáticos de verdade, o que confere ainda mais veracidade para o simulador, que está disponível gratuitamente na internet.

A mente por trás desse site é Neal Agarwal, um desenvolvedor que ficou curioso pensando no que aconteceria se um asteroide caísse na Terra. Por isso, ele criou uma ferramenta de simulação real, ou o mais real possível, nas condições informadas.

A novidade foi publicada em seu Twitter, e não demorou até que viralizasse, não apenas pela criatividade, mas pelo número incrível de dados que é possível obter com essa ferramenta.

A princípio, ela oferece uma ampla variedade de informações, como número de mortos e as principais cidades afetadas em cada categoria. Além disso, também aponta o tamanho e a profundidade da cratera, com a intensidade do terremoto, quantas árvores seriam destruídas e até mesmo quantas pessoas perderiam a audição.

Brincadeira interessante

Pensar no que aconteceria se um asteroide caísse na Terra pode parecer bobo, mas a ideia que originou essa ferramenta é interessante para estimar o impacto de possíveis tragédias fora do nosso alcance. Afinal, meteoros são imprevisíveis, e não é possível saber qual o estrago na superfície da Terra.

Além disso, o programador construiu essa ferramenta em seu tempo livre, e, por isso, ela ainda está sendo atualizada. Por enquanto, não existem alguns detalhes importantes, como ondas de tsunamis, possível colisão com oceanos e mortes em decorrência secundária.

No futuro, podem ser modificações adicionadas a fim de tornar a experiência mais completa.

E se um asteroide cair na Terra? No Brasil?

Via Wikimedia

Para testar a brincadeira, a Fatos Desconhecidos fez uma simulação de um asteroide com comprimento de 1 km, viajando a 50 km/s na órbita terrestre e atingindo diretamente a cidade de São Paulo, em um ângulo de 45°.

Pode parecer bobo, mas os impactos seriam devastadores. A cidade basicamente sumiria do mapa apenas com a chegada do meteoro, e as regiões vizinhas também não teriam sorte.

A cratera desse asteroide teria 32 km de diâmetro, 834 metros de profundidade, e causaria 7 milhões de mortes instantaneamente. Isso porque o impacto teria mais energia que a erupção do vulcão Yellowstone.

No entanto, o perigo estaria na bola de fogo gerada pela explosão. São mais de 17 milhões de pessoas mortas, 3 milhões delas com queimaduras de terceiro grau, e 5 milhões com segundo grau. As roupas seriam incineradas a uma distância de 350 km.

Por fim, a onda de choque e os ventos gerados pelo meteoro matariam mais 15 milhões de pessoas no raio de 247 km, tornando quase impossível para qualquer cidade interiorana escapar dos efeitos secundários.

Se alguém sobrevivesse, provavelmente teria sequelas, além de lidar com terremotos e árvores caindo pelo choque.

Simulador completo

Via Neal Fun

Apesar de ser apenas um simulador, a ferramenta considera dados de densidade populacional completa, para estipular os resultados mais fiéis possíveis. Mesmo um pequeno asteroide seria capaz de dizimar mais de 40 milhões de pessoas apenas nos primeiros segundos.

É uma situação para se pensar, e refletir sobre a fragilidade humana se um asteroide cair na Terra. No entanto, não se preocupe, pois não existem corpos celestes dessa magnitude próximos de nós, ao menos por enquanto.

E se ficar curioso, teste a ferramenta Asteroid Launcher e crie sua própria tragédia espacial com as características que preferir, em qualquer lugar do mundo.

 

Fonte: Mundo Conectado

Imagens: Neal Fun, Wikimedia

Mostre esta selfie clicada no Everest a quem defende o terraplanismo

Artigo anterior

Mod coloca Bill Clinton em Elden Ring

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido